domingo, 5 de junho de 2016

Planejamento e Execução de Operações Conjuntas e Interagências do Estágio de Caçador de Operações Especiais



Por: Redação OD

Planejamento para Operações de Eliminação de Ameaças... Elementos inseridos em Área de Operações hostil e politicamente sensível com a missão de realizar ações altamente cirúrgicas com mínimo de danos colaterais...Somente para os Caçadores de Operações Especiais. Como parte da carga horária do Estágio de Caçador de Operações Especiais, do Centro de Instrução de Operações Especiais, alunos aprendem a planejar, conduzir e executar operações de Reconhecimento Especial e Ação Direta através do tiro de precisão.

Um dos pontos altos do Estágio, bem como grande  diferencial em relação às demais atividades de ensino correlatas ao caçador no Brasil, é o aprendizado acerca das operações que una Equipe de Caçadores de Operações Especiais é capaz de cumprir de maneira autônoma,  ou em apoio às outras frações,  sendo de Operações Especiais ou não. Somente apertar o gatilho já não mais basta para um Caçador de Operações Especiais. Transmitir informações com clareza e rapidez, ampliando a consciência situacional do processo decisório, ser capaz de influenciar no combate através do apoio cerrado de equipes que progridem em solo, fazem parte do escopo operacional do Caçador de Operações Especiais.


Levar em consideração todos os fatores da decisão (Missão, Inimigo, Terreno, Meios, Condições Meteorológicas e Considerações Civis) é um processo fundamental para o planejamento, e obriga a figura do controlador, elemento imprescindível para coordenar e controlar Equipes de Caçadores, a adequar materiais,  calibres, sistemas, questões jurídicas e outras variáveis, para melhor cumprir a missão do caçador. 

A infiltração, entrada em posição, monitoramento, neutralização da ameaça com tiro de precisão e exfiltração da posição,  fazem parte da sequência de ações que não permitem um erro sequer,  sob pena de levar a equipe para um elevado risco de morte. Uma das características marcantes do Estágio é o fato dele ser conduzido no ambiente conjunto e interagências em virtude de possuir alunos e equipe de instrução da comunidade de Operações Especiais das Forças Armadas e Auxiliares. 

As capacidades operativas e as doutrinas peculiares engrandecem o planejamento das operações. Essa prática se faz mais do que necessária haja visto o cenário próximo atual de emprego das Forças de Operações Especiais do Brasil. Por esse motivo,  os alunos do Estágio de Caçador de Operações Especiais possuem uma carga intensa sobre o planejamento, condução e execução de Operações de Reconhecimento Especial e Ação Direta em ambiente urbano e rural, coroando o Estágio.

Ações que não permitem o erro... 
Não há sorte! Apenas habilidade!

Nenhum comentário: