sábado, 11 de junho de 2016

Conheça um pouco do trabalho realizado pelo Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAADEX)


Por: Redação OD

O Centro de Avaliação de Adestramento do Exército foi criado em Portaria Ministerial nº 525, de 21 de agosto de 1996 na cidade do Rio de Janeiro- RJ, vinculado ao Comando de Operações Terrestres para efeito de orientações e supervisão de avaliação de adestramento e administrativamente subordinado à 1ª DE. Quando ativado, funcionou inicialmente como Núcleo do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (NuCAAEx) ocupando provisoriamente as antigas instalações da 9ª Companhia de Comunicações-Escola. O Centro recebeu orgulhosamente a denominação histórica de “Centro de Avaliação de Adestramento General Álvaro Braga” em 23 de junho de 1997. 


Numa homenagem ao General Álvaro Alves da Silva Braga, militar dedicado e empenhado nas atividades de instrução da tropa, vindo ainda como capitão a escrever o livro “Problemas de Instrução” que, pela primeira vez, organizava um programa pormenorizado de instrução para unidades de infantaria sendo, na opinião de companheiros à época, um verdadeiro “guia para capitães”.  Destacou-se, ainda: durante a revolução de 1930, quando atuou em duas oportunidades, nos combates de Turuvas e de Capela da Ribeira como Chefe de Destacamento; na Revolução Comunista de 1935, comandando uma Companhia de Metralhadoras; na 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial; no comando da Força Interamericana de Paz em São Domingos, entre outras demonstrações de bravura. O primeiro Comandante do CAAdEX foi o Coronel da Arma de Cavalaria Rui Monarca da Silveira, que assumiu o comando em 06 de agosto de 1997. 


Projeto Visão de Futuro


O CAAdEx tem como missão avaliar o adestramento das Unidades integrantes da FAR Estrt, por meio de exercícios de dupla ação no terreno - pelotão e subunidade -, com as seguintes finalidades:

- Avaliar o desempho individual de combatentes e coletivo de frações e subunidades;


- Apontar, às subunidades e frações avaliadas, táticas, técnicas e procedimentos (TTP) que deverão ser ratificados ou retificados para o aperfeiçoamento de seus adestramentos;


- Proporcionar, ao COTER e às Grandes Unidades (GU) enquadrantes, um diagnóstico mais preciso dos nível de preparação orgânica atingido pelas unidades avaliadas

- Avaliar o Sistema de Instrução Militar do Exército Brasileiro (SIMEB);


- Cooperar, no nível tático, para a evolução da Doutrina Militar Terrestre.


Jogos Olímpicos



Com a proximidade dos Jogos, as Forças Armadas, mas em especial o Exército Brasileiro que tem se preparado para este grandioso evento, onde o mesmo será um dos maiores responsáveis pela segurança de locais de jogos e de grandes concentrações populares, e com isso terão de atuar durante alguns meses com grande foco concentrado e sem margem para erros. Para as Forças, que terão um papel preponderante, incluindo a capacitação e um constante para fazerem frente aos piores cenários pensados e possíveis, se necessário. 



Portanto, isso tudo Trata­-se de uma enorme empreitada com uma grande responsabilidade, que seja em seu planejamento ou na execução das medidas de segurança necessárias para um evento de alcance global e simbolismo político/diplomático poderoso. Afastar as prováveis ameaças como o terrorismo internacional é a meta a ser alcançada. Nada disso seria possível sem as orientações e treinamentos de unidades que estarão envolvidas que foram feitas pelo Centro de Avaliação de Adestramento do Exército.



FONTE: CCOMSEX

Nenhum comentário: