sábado, 14 de outubro de 2017

Resumo dos últimos 7 dias das Operações da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na Rocinha


Por: Redação OD

A Polícia Militar vem atuando na Rocinha e em seus desdobramentos desde o último dia 18/09. O objetivo da ação é restabelecer a rotina dos moradores e prender os criminosos envolvidos na disputa do tráfico de drogas local. Nesta fase da operação, 550 policiais atuam na região. A UPP Rocinha e o 23ºBPM (Leblon) continuam realizando o cerco com o apoio de policiais de outras UPPs e dos batalhões. São 15 pontos de cerco e 14 pontos de contenção no interior da comunidade.

Policiais das tropas especiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e GAM (Grupamento Aeromóvel) – e da UPP realizam o patrulhamento no interior da comunidade. A Autoestrada Lagoa-Barra está sendo patrulhada pelo BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária) e pelo GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios).

CONFRONTOS E APREENSÃO DE MENOR
No início da tarde desse sábado, 07/10, policiais da UPP Rocinha, quando em patrulhamento na localidade conhecida como Vila Verde, se depararam com criminosos armados e houve confronto. Durante o vasculhamento da área, um menor foi reconhecido pelos policiais como participante do confronto e aprendido. A ocorrência foi apresentada na 11ªDP e seguirá para DPCA. 
Após essa ação, a UPP teve conhecimento que um morador foi ferido e socorrido por populares à UPA da Rocinha e em seguida encaminhado para o Hospital Miguel Couto. Ele deve receber alta em breve. No final da tarde desse sábado, 07/10, houve confronto entre criminosos e policias do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) na Rua 2. Não houve feridos, nem prisões e apreensões de materiais.
APREENSÃO DE SUBMETRALHADORA, GRANADAS E DROGAS


Na noite desse sábado, 07/10, policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam uma submetralhadora, duas granadas e uma mochila com drogas na localidade do Valão. A ocorrência seguiu para registro na 11ªDP.
PRESO COM MUNIÇÕES
Na madrugada desse domingo, 08/10, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) prenderam um homem após encontrarem munições no interior do seu veículo. Ele foi abordado na Rua Sergio Porto, próximo à localidade conhecida como Umuarama. A ocorrência foi registrada na 11ªDP e após seguiu para 14ºDP.
CONFRONTO E APREENSÃO DE ARMA
Por volta das 11h20 desse domingo, 08/10, policiais do Batalhão de Policia de Choque (BPChq) entraram em confronto com criminosos na Rua 1. Logo após, a UPP Rocinha foi informada que um homem deu entrada no Hospital Miguel Couto ferido por disparo de arma de fogo. Na sequência das ações de vasculhamento, os policiais do BPChq apreenderam na localidade do Terreirão uma pistola 9mm, 02 carregadores de fuzil AK47 e munições de 9mm. A ocorrência seguiu para registro na 11ªDP.
CONFRONTO E PRISÃO COM MANDADO DE PRISÃO

Policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) entraram em confronto com criminosos na Rua 2, por volta das 15h30 desse domingo, 08/10. Não houve feridos, nem prisão e apreensões de materiais. Ainda nessa tarde, policiais do BPChq prenderam um homem com mandado de prisão em aberto na localidade do Terreirão. A ocorrência foi encaminhada para 11ªDP e após seguiu para registro na 14ªDP.
APREENSÃO DE DROGAS
No início da noite desse domingo, 08/10, policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) em patrulhamento pela Rua 2, localizaram com a ajuda dos cães uma mochila com drogas, rádios transmissores e munição. A ocorrência segue para 11ªDP.
CORPOS ENCONTRADOS
No fim da manhã dessa segunda, 09/10, policiais militares da UPP Rocinha foram acionados por moradores até a Rua 1, onde dois corpos foram encontrados. A Delegacia de Homicídios foi acionada para realização da perícia.
CONFRONTO COM POLICIAIS
Por volta das 14h houve confronto entre policiais do BOPE e criminosos na localidade do 199. Não houve feridos, nem prisões ou apreensões.
PRISÃO DO SEGURANÇA DO ROGÉRIO 157
Policiais do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho prenderam, na tarde dessa segunda-feira, 09/10, Adaílton da Conceição Soares, conhecido como “Mão”, de 32 anos. Segundo a investigação, ele é apontado como um dos integrantes da quadrilha e segurança pessoal de Rogério 157, que está foragido. Contra ele havia um mandado de prisão por tráfico de drogas. O acusado foi preso em uma casa no bairro Rodilândia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele foi encaminhado para a 11ª DP.

APREENSÃO DE FUZIL
No início da noite dessa segunda-feira, 09/10, após trabalho de inteligência dos policiais militares das UPP Rocinha e São Carlos foi apreendido um fuzil AK 47, duas granadas de fabricação caseira e um rádio transmissor na localidade conhecida como Vila Verde na Rocinha. A ocorrência foi encaminhada à 11ªDP para registro.
APREENSÃO DE CALIBRES 12
Ainda nessa segunda 09/10, policiais do Batalhão de Operações Policias Especiais (BOPE), em ação de vasculhamento na Rua 2, apreenderam 05 escopetas calibre 12, 16 munições cal 12, 01 granada M4, 02 tabletes de maconha e 04 sacos de maconha. A ocorrência foi apresentada na 11ªDP.
MULHER É PRESA E ADOLESCENTES SÃO APREENDIDAS COM DROGAS
Policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) apreenderam drogas e material para enrolação, na madrugada dessa terça-feira, 10/10, com uma mulher e duas adolescentes, em um dos acessos à Rocinha. As três estavam no interior de um ônibus na Estrada da Gávea. Os policiais suspeitaram da atitude e realizaram revista aos pertences, encontrando 78 trouxinhas de cocaína, 150 tabletes e 468 trouxinhas de maconha, uma balança de precisão, farto material para embalar drogas, além de papéis com contabilidade da venda de entorpecentes. Elas foram encaminhadas à 14ºDP, onde as menores foram apreendidas e a mulher presa.
APOIO TÉCNICO DAS FORÇAS ARMADAS
A Polícia Militar recebeu o apoio técnico das Forças Armadas, nesta terça-feira (10/10), para uma ação de varredura em alguns pontos na área de mata no entorno da comunidade da Rocinha.
CONFRONTO COM POLICIAIS
Por volta das 11h, houve breve confronto entre policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e criminosos na localidade do Laboriaux. Não houve feridos, presos ou apreensões.
PM PRENDE HOMEM NO VIDIGAL
Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora do Vidigal, em patrulhamento por volta das 12h30, na localidade conhecida como Pedra do Seu Vítor, abordaram um homem. Após buscas ao sistema foi constatado que ele possuía diversas passagens por tráfico, por porte ilegal de armas de uso restrito e que estava foragido do Sistema Prisional. A ocorrência seguiu para 15° DP.


PRESO MAIS UM SEGURANÇA DO ROGÉRIO 157
Policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) prenderam, nesta tarde, Tales Juan Costa dos Santos, vulgo “Talibã”, de 25 anos. Ele é apontado como um dos integrantes da quadrilha e segurança pessoal de Rogério 157, que está foragido. Tales possui três condenações e três mandados de prisão por tráfico de drogas. Ele já havia cumprido pena nas Penitenciárias Alfredo Trajan, Jonas Lopes de Carvalho e na Cadeia Pública José Frederico Marques. A prisão foi realizada na Rua Paula Brito e desencadeada por ações de inteligência do BPChq. A ocorrência está sendo conduzida para a 11° DP.
MANIFESTAÇÃO DE MOTOTAXISTAS E PRESO POR MANDADO DE PRISÃO
No início da tarde, policiais que atuam no cerco da Rocinha realizaram abordagens a mototaxistas de diversas partes da cidade que vieram a comunidade tentar impedir a circulação de veículos na Estrada da Gávea. Destas abordagens, 110 foram autuados no Art.262 do Código Penal (impedir ou dificultar transporte público) e 35 motos foram apreendidas. As ocorrências foram registradas na 11ªDP e 14ªDP. Ainda em decorrência destas abordagens, policiais da UPP Rocinha e da UPP São João, em serviço de apoio, prenderam um mototaxista que estava com mandado de prisão em aberto. Wagner Oliveira Pereira, 35 anos, foi encaminhado à 14ªDP.
APREENSÃO DE FUZIL E PISTOLAS
No início da noite, policias do Batalhão de Polícia de Choque apreenderam, durante ação de vasculhamento na Rua 4, um fuzil AK47, duas pistolas (uma .40 e uma 9mm), uma granada defensiva, 05 carregadores, 147 munições, maconha e cocaína a serem contabilizados. A ocorrência seguirá para registro na 11ªDP.
APOIO TÉCNICO DAS FORÇAS ARMADAS
A Polícia Militar recebeu novamente o apoio técnico das Forças Armadas, nesta quarta-feira (11/10), para uma ação de varredura em alguns pontos na área de mata no entorno da comunidade da Rocinha.

PRISÃO POR MANDADO
Na manhã desta quarta-feira (11/10), na localidade conhecida como Beco, na Rua 3, policiais militares do BPChq prenderam Matheus Vasconcellos de Lima, que tinha contra ele um mandado de prisão. Ocorrência seguiu para registro na 11ªDP.
APREENSÃO DE DROGAS
Na tarde desta quarta-feira (11/10), na localidade conhecida como Beco 99, na comunidade da Rocinha, policiais militares do BOPE apreenderam aproximadamente 50 quilos de maconha. A droga foi encaminhada à 11ª DP.
APREENSÃO DE MUNIÇÕES E CARREGADORES
No início da noite desse sábado, 12/10, policiais militares da UPP Rocinha, em patrulhamento na localidade conhecida como Roupa Suja, aprenderam 01 (um) trilho para acessórios de fuzil, 01 (um) carregador de fuzil AK47, 01 (um) carregador de pistola Glock 9mm e 30 (trinta) munições de diversos calibres. A ocorrência foi registrada na 11ºDP.


CLIMA DE TRANQUILIDADE
Não houve, até o momento, confrontos ou ocorrências policiais na Rocinha nesta sexta-feira, 13/10.
SALDO TOTAL
Saldo operacional da atuação da Polícia Militar desde o dia 18/09 até as 18h30 de sexta-feira, 13/10:

• 27 presos
• 07 menores apreendidos
• 10 criminosos mortos
• 19 fuzis
• 03 submetralhadoras
• 05 espingardas calibre 12
• 21 pistolas
• 04 simulacros de fuzis
• 03 simulacros de pistola
• 36 granadas/ artefatos explosivos
• Mais de duas toneladas de drogas
Com Informações e dados da Seção de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: