sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Museu Aeroespacial realiza evento alusivo ao Dia do Aviador e atrai 50.000 pessoas em dois dias de festa


Por: Anderson Gabino

Foi realizado nos dia 21 e 22 de outubro, o tradicional evento do Museu Aeroespacial agora nomeado MUSAL AIRSHOW, em alusão ao Dia do aviador, evento este realizado pelo MUSAL desde 1987 quando o evento era conhecido como “Encontro da Águias”, e contava com dois dias no calendário de festas da Força Aérea Brasileira e este ano teve a presença de pelo menos 50.000 pessoas. E quem deu uma esticada ate o MUSAL para ver de como estava os preparativos para o domingo, foi premiado com aeronaves em exposição estática do lado externo do Musal (C-130, Xavante, H-34 Super Puma, SH-3 Sea King, C-115 Bufallo, CBA-123, P-47 Thunderbolt, Mirage III….) além de poder ver “In Loco” o salto de paraquedistas ( da Brigada de Infantaria Pára-quedista) do Exército Brasileiro que realizavam exercício de lançamento a partir de um C-130 M Hércules na ZL (zona de lançamento) dos Afonsos.


Além das atrações já citadas, o sábado também outras que vale aqui o registro: A chegada de aeronaves para o evento, como o T-6 Texan da Helisul, o Boeing Stearman, um RV-8 e um RV-7, de Ultraleves do Clube Ninho das Águias além da apresentação de aeromodelismo da Associação Carioca de Aeromodelismo, fora o show de uma banda que tocava MPB, para entreter aos que lá estavam. Enfim o sábado foi cheio de emoções e atrações variadas. Mas não tem jeito, o dia mais aguardado era o domingo, com uma previsão meteorológica que insinuava a possibilidade de chuva, o evento começou com nuvens escuras que davam um ar nostálgico. A festa começou com a apresentação do Boeing Stearman, com o Cmte Berg (Berguinho) em seu comando fazia evoluções e passagens baixas na linha da pista dos Afonsos. Na sequencia tivemos o T-6 da Helisul, que sobre o comando do renomado Cmte Carlos EDO, fez os telespectadores respirarem fundo com suas acrobacias à la “Cel Braga”.


O primeiro salto da Equipe Falcões da FAB, teve de ser adiado, por conta do vento forte que abateu sobre a localidade (lembrar que a previsão era de chuva), mas isso não foi problema aos idealizadores e organizadores do MUSAL AIRSHOW, pois com muito trabalho e profissionalismo a grade de apresentação era remanejada conforme a natureza ditava suas ordens. Neste intervalo o Esquadrão Puma, agora fazendo uso do H-36 CARACAL começou a apresentação de infiltração e extração de uma equipe de resgate presa por cabos onde as quais vão dependurada na aeronave. Quando de repente um ronco diferente de motor surge e as atenções se volta para o céu nublado, e eis que surge uma silhueta já conhecida e bem aguardada pelo público, um A-29 da Esquadrilha da Fumaça. Sim era o precursor do EDA, aquele que chega para dar as condições do local ao restante da equipe, e de modo indireto dizer ao público presente: “Ei, calma...já estamos chegando!!”. Na esteira desta chegada tivemos o doce prazer de vermos a Esquadrilha CÉU chegar e fazer um brilhante apresentação. Sobre a batuta do Cmte Albrecht, os fumaceiros começaram a evoluir sobre os Afonsos.


Eis que ao longe surge um C-97 Brasília, era a dica que todos esperavam (pois o EDA usa um C-97 nas viagens curtas como aeronave de apoio de material e pessoal) e os espectadores estavam certo, logo na sequencia surgiram as sete aeronaves do EDA, que antes de aterrizarem fizeram questão de cumprimentar o publico presente, com algumas passagens baixas em formação. Já em solo, os pilotos foram saudados pelo publico, e deu-se a continuidade do evento. Depois de não conseguirem realizar seu salto na parte da manhã, a equipe de salto FALCÕES partiu para sua apresentação, a bordo de um C-95 Bandeirante do 3º ETA, a equipe alcançou os céus e ao chegarem em seu teto previsto para o lançamento de 2.500 pés (+/- 760 mts) a equipe saltou para delírio do publico. Uma nova rodada de apresentações do Esquadrão Puma, do T-6 e do Stearman, ajudaram a aquecer o publico para os dois pontos altos o evento.


E lá foi a Esquadrilha CÉU para mais uma apresentação, com seus RV-7/RV-7A e RV-8, os Cmtes Albrecht, Salvatore, Gonzaga, Faleiros e Lebeis (este último aos mais desavisados é o Brig do Ar Lebeis, atual Diretor do Musal) fizeram as pessoas em solo prender a respiração a cada looping e a cada passagem. Na sequencia deles, ainda com a adrenalina implantada por eles no publico ainda fazendo efeito, começam os preparativos para a presentação da Esquadrilha da Fumaça. Com seu rito tradicional, em que os pilotos e seus anjos da guarda desfilam juntos em direção as suas aeronaves, foi dado o start que todos ali aguardavam. Como falei no inicio, a meteorologia previa chuva, e na hora que os motores foram acionados, eis que pingos isolados de chuva começam a cair sobre os Afonsos. Mas não passou de um susto grande, São Pedro fora camarada e soprou as nuvens carregadas que ameaçavam vir para o outro lado, permitindo assim que a apresentação fosse realizada a conforme o esperado, com todo garbo e brilhantismo possível, o qual a Esquadrilha da Fumaça consegue realizar.




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