quinta-feira, 29 de junho de 2017

16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou instrução de navegação fluvial com uma VBTP-MR Guarani


Por: Redação OD
No dia 27 de junho, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) realizou, na Fazenda Zanchet, área rural da cidade, a instrução de navegação fluvial diurna e a primeira navegação fluvial noturna da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) 6x6 Guarani. A atividade foi coordenada pela Seção de Instrução de Blindados (SIB) do Esquadrão e contou com o apoio do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente, que auxiliou na segurança do exercício.


Participaram da navegação militares do 16º Esqd C Mec, do 15º Batalhão Logístico e da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado formados, este ano, pela SIB do Esquadrão no Estágio de Qualificação Operacional de Comandante de Carro e Treinamento Específico de Motorista da VBTP Guarani, além dos instrutores e monitores. A navegação diurna e a navegação noturna têm por finalidade deslocar as tropas, tanto em missões de patrulhamento como em situações de combate armado, de um lado da margem de um rio ao outro. A complexidade tecnológica que a VBTP Guarani possui pode ser constatada nos diferentes sistemas que compõem essa viatura blindada, os quais são dotados de sofisticada tecnologia e de novos conceitos que lhe conferem modernidade, segurança e eficiência, indispensáveis no campo de batalha moderno, assimétrico e imprevisível.

O sistema de comando e controle do Guarani permite a aplicação do conceito de “consciência situacional” e emprega um software de gerenciamento do campo de batalha com comunicação externa sem fio, estrutura para tráfego de voz, dados e imagens, além de ser totalmente integrado à estrutura eletrônica da viatura e do sistema de armas. A atividade em tela, destarte, maximiza explicitamente o processo de Transformação da nossa Força Terrestre, no qual se materializa uma Nova Doutrina, em vista da modernização do ensino, com a instrução capitaneada pelas SIB das organizações militares mecanizadas e blindadas, alinhavada com o emprego de modernos materiais de emprego militar, no caso, a VBTP-MR Guarani.





FONTE: 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Via CCOMSEx

Um comentário:

Unknown disse...

Já fiz parte dessa família do 16 aqui de Passo Fundo saudades dessa família que conquistei aí dentro