segunda-feira, 26 de junho de 2017

Marinha do Brasil forma novos Sargentos Fuzileiros Navais e apresenta seus novos CLAnfs recém-adquiridos


Por: Redação OD

No dia 23 de junho, foi realizada nas dependências do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC, formatura alusiva aos novos 421 Sargentos Fuzileiros Navais e da apresentação de dois novos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), os quais foram recém adquiridos pela Marinha do Brasil. A Cerimônia Militar, fora presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que marcou a formatura de 385 alunos do Curso Especial de Habilitação a Sargento e de 36 alunos do Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). 



O evento foi precedido pela apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Estiveram presentes o Alte Esq SERGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS, Comandante de Operações Navais, o Alte Esq PAULO CEZAR DE QUADROS KUSTER, Diretor-Geral de Navegação, o Alte Esq (FN) ALEXANDRE JOSE BARRETO DE MATTOS, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o Alte Esq (Refº-FN) VALDIR BASTOS PONTE, Antigo Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navaiso Alte Esq (Refº-FN) MARCELO GAYA CARDOSO TOSTA, Antigo Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, dentre outras Autoridades. Também prestigiaram o evento mais de duas mil pessoas, entre a tripulação e convidados.


Por ocasião da formatura, os dois novos CLAnf, que chegaram ao Brasil no início deste mês, sendo um na versão transporte de pessoal e outro na versão Comando e Controle, foram apresentados ao público que se fez presente a solenidade. O mais novo meio operativo adquirido pelo corpo de fuzileiros navais, irão ser no padrão Reliability, Availability, Maintainability / Rebuild to Standard (RAM/RS), Os CLAnf que desembarcaram no porto de santos em 31 de maio e seguiram para o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, onde receberam o padrão CFN. Superam, em todos os aspectos, as gerações anteriores, pois possuem motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado, oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada. 

Devido a essas características, trarão mais confiabilidade, disponibilidade e melhor logística de manutenção, proporcionando ao Corpo de Fuzileiros Navais e à Marinha do Brasil um considerável incremento na sua Anfibiosidade. Essa aquisição foi fruto de um contrato assinado entre a Marinha do Brasil e a Marinha dos Estados Unidos da América sendo que o êxito alcançado em todo o processo, foi obtido, em primeiro lugar, por meio do apoio irrestrito do Almirantado. Também vale destacar o Profissionalismo e a Coordenação entre o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a Adidância Naval nos Estados Unidos e no Canadá, o Comando do Material de Fuzileiros Navais, a Comissão Naval Brasileira em Washington e a Diretoria de Abastecimento da Marinha, que foram fundamentais para a concretização deste projeto. Após a chegada do lote final, prevista para 2018, a Força de Fuzileiros da Esquadra terá em seu Acervo Operacional 49 Unidades desses Veículos. 

Os CLAnf representam o mais importante equipamento do Corpo de Fuzileiros Navais, uma vez que são fundamentais para a execução de Operações Anfíbias e Expedicionárias, permitindo as melhores condições para a defesa da soberania nacional, especialmente na Amazônia Azul. Recentemente, tiveram também papel de grande destaque nas operações de ocupação do Complexo do Alemão, em 2010, quando ficaram amplamente conhecidos pela população.  O Corpo de Fuzileiros Navais é a força estratégica de pronto emprego e de caráter expedicionário do Brasil, sendo a única tropa composta exclusivamente por militares profissionais. Todos os Fuzileiros Navais, sem exceção, são aprovados em concurso público e submetidos a intenso processo de preparação ao longo de suas carreiras. O CIASC, inaugurado em 1955, representa o coração do processo de ensino no CFN, uma vez que, todos os Fuzileiros Navais, Oficiais e Praças, ao longo de suas carreiras passam por este Centro, no mínimo duas vezes, para a realização de cursos profissionais.


Galeria de Fotos, Clique para expandir














FONTE: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) / FOTOS: Veterano Alves

Nenhum comentário: