segunda-feira, 17 de abril de 2017

Esquadrão HU-2 realiza EVAM no Navio Mercante AMAPOLA


Por: Redação OD
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, realizou no dia 14 de março a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante “Amapola”, de bandeira de Malta. Atendendo a um pedido de socorro do navio, o SALVAMAR SUDESTE, coordenado pelo Comando do 1°Distrito Naval, decidiu empregar a Aeronave de Serviço da Esquadra, a fim de evacuar um tripulante do NM “Amapola” com suspeita de trombose.


O Pégasus N-7104 decolou antes do nascer do sol, tendo encontrado o navio a 50 MN da cidade de Cabo Frio - RJ. Para o resgate do enfermo, foram empregados dois mergulhadores do G-SAR, Grupo de Busca e Salvamento do Comando da Força Aeronaval. Estes militares foram arriados pelo guincho da aeronave até o navio, para preparação do enfermo em maca apropriada, e posterior resgate com içamento de todos até a aeronave. 

O tripulante do “Amapola”, de nacionalidade ucraniana, recebeu os primeiros atendimentos por um médico e um enfermeiro da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, ainda a bordo da aeronave, durante translado até o Aeroporto Santos Dumont, onde já havia uma ambulância para realizar o seu transporte para a Clínica Pinheiro Machado em Laranjeiras. A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil (MB), permitindo a salvaguarda da vida humana no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por meio das Organizações Militares da MB, de colaborar com o lema do SAR mundial, "Para que outros possam viver".IN ALIS VIS ET VIRTUS!

FONTE: Comando da Força Aeronaval

Nenhum comentário: