sexta-feira, 21 de abril de 2017

Força Aérea Brasileira celebra o Dia da Aviação de Caça reverenciando o passado de glórias, mas atenta ao futuro promissor


Por: Anderson Gabino

A Força Aérea Brasileira (FAB) homenageia todos os integrantes da Aviação de Caça, cujo dia é celebrado neste sábado (22/04). Foi nessa data que, em 1945, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) realizou o maior número de surtidas durante a segunda guerra mundial na Itália: 44 missões que resultaram na destruição de mais de 100 alvos. Com isso, celebrou-se no dia de hoje 21/04, nas dependências da agora ALA 12 (antiga Base Aérea de Santa Cruz) formatura em alusão ao Dia da Aviação de Caça. 


Em termos de história, este dia sintetizou o esforço de pilotos brasileiros, liderados pelo Tenente Coronel Nero Moura, para a expulsão definitiva das forças inimigas do Vale do Rio Pó, localizado no norte da Itália.  Assim, desde então, os caçadores de todas as gerações se encontram na Base Aérea de Santa Cruz para cultuar os feitos dos integrantes do Senta a Pua nos céus da Europa.


A cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato, contou com a presença de Oficias das três forças armadas, de convidados civis e ilustres como a do Dep. Federal Jair Bolsonaro. A formatura se divide em duas partes: A primeira parte ocorre no Monumento Senta a Pua, aonde são lembrados os feitos do 1º GavCa na Campanha da Itália.


Ali o Oficial mais moderno do grupo de caça, repassou ao Veterano João Rodrigues o estandarte da unidade, e após este rito o atual Comandante do grupo de Caça o Ten Cel Av Soares, solicitou ao Ten Brig Rossato permissão para se dar início a formatura. O veterano Rodrigues, junto com o Ten Brig Rossato, depositaram flores no tumulo de Nero Moura e em seguida foi hasteada a flamula do grupo de caça, a mesma que tremulou em solo italiano durante a segunda guerra mundial, enquanto os militares formados e demais convidados cantavam a música “Carnaval em Veneza”.


Na segunda parte da formatura, é realizada no pátio oeste da BASC, o Ten Brig Rossato leu a Ordem do Dia, onde podemos destacar o legado deixado pelos remanescentes da 2ª Guerra. “A inspiração pelo exemplo e os ensinamentos transmitidos pelos nossos veteranos, traçaram ­­o caminho sólido que nos traz até os dias atuais. Gerações de pilotos e de pessoal de manutenção foram forjadas dentro de um mesmo espírito, uma mesma doutrina e o futuro que criamos para nossa Força com a Reestruturação é muito importante, mas temos que reverenciar o passado, como nessa cerimônia em que lembramos dos oficiais mortos durante a campanha na Itália ”


Mas, ainda que a data remeta ao passado, os pilotos de hoje também estão focados no futuro. Na véspera das cerimônias, foram realizadas palestras sobre a reestruturação da Força e sobre o Gripen NG, nova aeronave de caça da FAB. "Novas ideias jamais colocam em xeque tradições consagradas. Estamos aqui para dar continuidade ao legado da caça no Brasil", disse o presidente do Grupo Fox, Tenente-Coronel Aviador Renato Leal Leite, que fez a apresentação sobre o Gripen. 


O Grupo Fox é responsável por gerenciar a implantação operacional da aeronave na FAB. Foram também concedidas para comandantes de unidades de caça, a medalha Mérito Operacional Nero Moura. A solenidade foi encerrada com o desfile militar, com destaque aos Veteranos da Campanha da Itália, que fecharam o desfile sobre veículos militares antigos do CVMARJ, e com as passagens de duas aeronaves F-5EM, SENTA A PUA! BRASIL!

Galeria de Fotos:









Nenhum comentário: