domingo, 9 de outubro de 2016

Ações do Contingente Brasileiro na passagem do Furacão Matthew pelo Haiti


Por: Redação OD

A passagem do Furacão Matthew pela costa haitiana provocou danos à infraestrutura e à população do país, especialmente na região sul, onde ventos de mais de 220 km/h e ondas de até três metros atingiram algumas cidades. Antecedendo à chegada desse fenômeno climático, desde o dia 28 de setembro, uma série de ações de caráter preventivo e operativo foi implementada por parte do Contingente Brasileiro (CONTBRAS), fruto de um criterioso planejamento, tanto no que diz respeito à segurança das Bases, quanto no desdobramento e emprego das tropas em apoio à assistência humanitária de resposta à catástrofe.


No dia 2 de outubro, um efetivo de 78 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, tropa integrante do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês), apoiado por um efetivo de 22 militares da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY – sigla em inglês), deslocou-se de forma preventiva para a localidade de Miragoâne, na região sudoeste do Haiti, com a finalidade de realizar ações de apoio à população local.


O furacão atingiu Porto Príncipe na manhã de 4 de outubro e, durante sua passagem, os militares do CONTBRAS ocuparam os contêineres-alojamentos, permanecendo em total segurança, com suprimentos e água suficientes para quatro dias. A tropa recebeu as orientações necessárias quanto aos procedimentos a serem adotados nos momentos críticos. Além disso, foi emitido um comunicado às famílias dos militares brasileiros, com a finalidade de esclarecer a situação que ocorria.


As operações de segurança na área de responsabilidade do BRABAT foram retomadas na manhã de 5 de outubro. Nesse sentido, além das tropas já empregadas no Departamento Oeste e em Miragoâne, o CONTBRAS desdobrará militares nas cidades de Les Cayes, Petit Goave, Jacmel, Marigot, Belle-Anse, Anse-à-Pitres, Bainet, Côtes-de-Fer e Aquin, no sul do País, com o objetivo de realizar reconhecimentos e prestar apoio à população na região mais afetada pelo furacão.


Militares especializados também estão realizando reconhecimentos aéreos com helicópteros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH – sigla em francês) com o objetivo de avaliar os danos causados, permitindo uma melhor consciência situacional ao Comando do Contingente.

Contingente Brasileiro presta apoio às vítimas do Furação Matthew 


Dando prosseguimento às operações de apoio às vítimas do Furacão Matthew, que atingiu o Haiti no dia 3 de outubro, o Contingente Brasileiro (CONTBRAS) desdobrou, no período de 4 a 7 de outubro, as suas tropas nas regiões mais atingidas pela catástrofe, no sul do País. Atualmente, mais de 450 militares estão atuando nas cidades de Les Cayes, Jeremie, Port Salut e Camp Perrin, localidades onde os efeitos do furacão foram mais devastadores. Além das atividades de reconhecimento e segurança, as tropas estão atuando no apoio às ações de ajuda humanitária, desobstrução de estradas e escoltas de comboios.


Algumas cidades do País permanecem isoladas. A comunidade internacional vem se mobilizando para prestar apoio por meio de doações diversas, especialmente de gêneros alimentícios e de água. Visando a contribuir com este apoio, integrantes do CONTBRAS vêm trabalhando de forma integrada com militares de outros países no recebimento de material no Aeroporto de Porto Príncipe, capital do Haiti.

Tropas Brasileiras deslocam-se para a região sudoeste do Haiti



No dia 6 de outubro, o Posto de Comando Tático do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês), foi deslocado para a localidade de Miragôane, na região sudoeste do Haiti. Tal medida teve por finalidade acompanhar as tropas do Contingente Brasileiro que se encontram desdobradas na área para dar suporte às atividades de assistência humanitária, após a passagem do furacão Matthew pela costa haitiana, nos dias 3 e 4 de outubro.



O Contingente Brasileiro está sendo empregado nas localidades de Léogane, Les Cayes, Jéremie, Camp Perrin e Jacmel, dentre outras. Militares do BRABAT e da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY – sigla em inglês) já haviam sido posicionados, de forma preventiva, no Sul do País, antes da chegada do furacão, com a finalidade de prover o apoio inicial na região.

FONTE: CCOMSEX, via BRABAT 

Nenhum comentário: