domingo, 20 de setembro de 2020

Exército Chinês enfrentaria deserção em massa e até revolta de tropas tibetanas em caso de guerra com a Índia

 

O Tibet ocupado pela China desde 1950 ainda é relutante a administração e politicia chinesa mesmo com a mão de ferro do Partido Comunista Chinês em todos os nìveis da vida social. Imagem ilustrativa via NewsCom World.

Por: redação OD Europe.

De acordo com fontes de agências de inteligência privadas, a China mobilizou soldados tibetano-chineses ao longo da Linha de Controle Real (LAC) no Setor Ladakh. Com tibetanos no exílio em grande número trabalhando na Força de Fronteira Especial do Exército Indiano (SFF), criou tensões para o PLA comunista chinês. Soldados tibetanos no PLA hesitam em lutar contra a Índia e existem fortes rumores de deserções em massa em caso de conflito.

A Índia estabeleceu pela primeira vez a unidade militar de refugiados tibetanos, conhecida como Força Especial de Fronteira, logo após a guerra Índia-China de 1962 para realizar operações secretas atrás das linhas chinesas, de acordo com Jayadeva Ranade, membro do Conselho Consultivo do Conselho de Segurança Nacional. Semelhante às forças especiais dos EUA, cada membro é treinado como um para-comando e opera disfarçado em conjunto com os militares indianos.

Com o destacamento de soldados na ALC de ambos os exércitos está tão perto que antes eles podiam até falar um com o outro. No entanto, agora, pelo menos, eles podem se ver à distância.

Os soldados tibetanos chineses sabem quanto respeito os tibetanos no exílio recebem na Índia e como seu martírio é celebrado na Índia. Já na China, se formos por boatos, até os órgãos dos soldados mortos são colhidos e apenas as cinzas são devolvidas aos familiares.

Além disso, nenhum tibetano chinês que luta pelo PLA comunista chinês está de bom grado ao lado do exército chinês. Seus familiares no Tibete são mantidos como reféns e se eles não lutarem ou abandonarem suas fileiras, seus familiares terão problemas e terão que enfrentar todos os tipos de dificuldades, incluindo a negação de quaisquer benefícios governamentais a qualquer um de seus familiares, a negação de empregos públicos ou privados, ou quaisquer subsídios ou quaisquer tratamentos médicos. As famílias ficariam destituídas e vivendo à margem da sociedade.

A partir de várias declarações de autoridades chinesas em Pequim e redes associadas do Partido Comunista, como o Global Times após a ousada operação SFF no setor crítico de Chushul, parece que a irritação e frustração de Pequim decorre apenas em parte de ter sido militarmente superada em um confronto direto entre os exércitos rivais desde o início de maio.

Analistas sêniors de segurança e militares indianos acreditam que uma grande parte da ira e frustração chinesas emana mais do fato de ser flanqueado por uma força composta principalmente de tibetanos budistas, uma comunidade que a China oprimiu e dominou impiedosamente por 70 anos e continua a subjugar após assumir seu país em 1950.

No entanto, de acordo com fontes, com a pouca interação entre os tibetanos chineses e as garantias dadas pelos tibetanos que trabalham no exército indiano e os altos funcionários, muitos tibetanos do ELP chinês expressaram o desejo de lutar pela Índia em vez da China comunista que oprimiu e mais de 1,2 milhão de tibetanos foram mortos, mais de 6.000 mosteiros foram destruídos e milhares de tibetanos foram presos.

Mas o que é ainda mais intrinsecamente irritante para o aparentemente temível Exército de Libertação do Povo (ELP), é que eles foram superados sem esforço por soldados que possuíam fidelidade duradoura ao 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso, cuja autoridade e posição Pequim passou anos denegrindo e difamando, mas sem vindicação total.

De acordo com alguns relatos da SFF, levantados em novembro de 1962 imediatamente após a conclusão da desastrosa guerra de fronteira com a China, na qual a Índia se saiu pior, um grande número de seu pessoal ainda carrega a imagem de Dalai Lama, ganhador do Nobel de 85 anos. sua pessoa, uma personalidade que o PLA abomina. Ironicamente, os quadros SFF originais foram recrutados entre os lendários refugiados guerreiros Khampa, originários da região montanhosa de Kham, no Tibete, e que durante séculos foram os guarda-costas de sucessivos Dalai Lamas.

O sucesso da SFF essencialmente tibetana na ação militar ao longo do lago Pangong Tso na noite de 29-30 de agosto aumentou o nervosismo entre os líderes chineses que permanecem intrinsecamente nervosos com o Tibete, o budismo e o Dalai Lama”, disse o ex-Research and Analysis Wing (RAW) Especialista na China, Jaiyadeva Ranade. A liderança chinesa teme que isso possa fornecer algum estímulo ou incentivo aos tibetanos para se unirem e resistirem ao PLA em sua pátria oprimida, acrescentou Ranade, que atualmente dirige o Centro de Análise da China em Nova Delhi.

A Fundação Europeia para Estudos do Sul da Ásia, sediada em Amsterdã, ou EFSAS, concorda. Em seu boletim informativo de 4 de setembro, declarou que a China temia uma "revolta pacífica sendo incentivada no Tibete ... e se a Índia continuar a ser repetidamente provocada pela China na ALC, pode ser forçada a reconsiderar a reticência que historicamente teve de reunir a questão do Tibete ”.

Declarou ainda que, como anfitrião do Dalai Lama, o governo tibetano no exílio e dezenas de milhares de refugiados tibetanos e sua longa fronteira com o Tibete, a Índia possui as ferramentas certas para encorajar a criação de um movimento popular que pode evoluir para um espinho para a China no Tibete, especialmente com um apoio internacional mais amplo. A Fundação também enfatizou o que muitos analistas indianos afirmam ser a vulnerabilidade duradoura da China em relação ao Tibete: a legitimidade do domínio chinês sobre o Tibete sendo seriamente desafiada por um impulso global anti-China em evolução.

O porta-voz do Partido Comunista Chinês, Global Times, reagiu histericamente ao SFF, chamando seu pessoal de "bucha de canhão" do exército indiano. A propósito de nenhuma provocação, Qian Feng, diretor do Instituto de Estratégia Nacional da Universidade Tsinghua em Pequim, afirmou que “se a Índia apoiou abertamente o secessionismo do Tibete” em questões de fronteira, isso significa que a China também pode “apoiar insurgências no nordeste”.

O uso de SFF pelo exército indiano ao longo da fronteira com a China levantou preocupações de que os militares chineses pudessem usar soldados tibetanos-chineses para enfrentar os militares indianos ao longo da fronteira disputada.

Praticamente 90% das tropas tibetanas não pertencem a etnias chinesas e apenas 60% dos oficiais são chineses natos no contingente das tropas tibetanas que eventualmente enfrentariam a India em uma provàvel guerra. Imagem ilustrativa via NewsCom World/Getty Images.


A China definitivamente colocará os tibetanos uns contra os outros na fronteira. As vidas dos tibetanos serão afetadas ”, disse Sonam. No entanto, há bons indícios de que os soldados tibetanos podem se juntar a seus irmãos do lado indiano em caso de qualquer ofensiva da China contra a Índia.

Há indicações de que alguns soldados tibetanos posicionados nos postos avançados da Índia estão interagindo com os tibetanos do lado chinês do ELP e pedindo-lhes que se juntem a seus irmãos do lado indiano e trabalhem com o exército indiano para derrotar a invasão chinesa Aksai Chin, mas em um estágio posterior libertando o Tibete do domínio tirânico da China.

Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse em uma coletiva de imprensa recentemente que Pequim não sabia da luta dos tibetanos pela Índia, mas que a China se opunha "firmemente a qualquer país, incluindo a Índia, que apoiasse as atividades de secessão dos tibetanos pró forças de independência ou fornecendo-lhes qualquer tipo de assistência ou espaço físico. ”

A China está abalada com os relatórios dos tibetanos trabalhando com o exército indiano, com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, dizendo a repórteres na segunda-feira para perguntar à Índia sobre o assunto. “A posição da China é clara”, disse ele. “Nós nos opomos firmemente a qualquer país que facilite por qualquer meio as atividades separatistas das forças de 'independência do Tibete'.”

Os indianos estão enviando uma mensagem - uma mensagem muito forte, que provavelmente não enviam há décadas”, disse Robbie Barnett, que chefiou o Programa de Estudos Modernos do Tibete da Universidade de Columbia até 2018 e escreveu sobre a região desde os anos 1980. “O envolvimento de tibetanos exilados e o uso de ícones, imagens e bandeiras tibetanos exilados é extremamente significativo para a interpretação da China”.

O reconhecimento dos soldados tibetanos na Índia é uma mensagem clara para a China de que seus compatriotas estão lutando ao nosso lado”, disse Ranade, que chefia o Centro de Análise e Estratégia da China, um grupo de pesquisa em Nova Delhi. “Não me lembro dessa força sendo reconhecida assim antes.”

“Sinto fortemente que a geração mais jovem se juntará à SFF em maior número”, disse Dhundup por telefone de McLeod Ganj, fora de Dharamshala.

Com massacres regulares e com fuga regular de pessoas para a Índia, com um número cada vez menor indicando patrulhamento reforçado, quantos tibetanos têm vontade de lutar por seus opressores? Não se engane, a informação dos tibetanos martirizados no serviço indiano lutando contra aqueles que ocuparam sua terra natal já chegou a todos os cantos do Tibete. Um refugiado, vivendo em um campo de refugiados lutando pelo país que lhe deu abrigo - isso não é comumente visto em qualquer lugar do mundo, e em toda a história mundial.

Pontos a considerar

No caso de agressão chinesa contra a Índia, a Índia reunirá apoio na comunidade internacional para reconhecer o Tibete como um país livre e independente? A Índia trabalhará para a independência do Tibete em fóruns internacionais? Caso a coalizão global concorde com uma solução militar para libertar o Tibete da invasão ilegal da China, a Índia dará apoio militar na liberdade do Tibete?


Até que ponto os tibetanos que vivem no Tibete podem ir contra o PLA chinês, apesar de viverem como prisioneiros nas regiões ocupadas pelos chineses?


  • Matéria originalmente publicada no NewsCom World em 17 de setembro de 2020 via redação Orbis Defense Europe.


Link para a matéria original:


https://newscomworld.com/2020/09/17/tibetan-soldiers-in-pla-hesitant-to-fight-against-india/?fbclid=IwAR3ILFwUfPgNkFvsE3rNlhBzY7ZPcqrlzK6O332bumDVmWbis_bHcdiqWyM



Nenhum comentário: