quinta-feira, 24 de setembro de 2020

60 anos do USS Enterprise (CVN-65)

Imagem via U.S. Navy.


Por Yam Wanders.

A USS Enterprise foi o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear a fazer parte da frota da Marinha dos Estados Unidos, foi também o primeiro a ser construído no mundo com este tipo de propulsão e foi o segunda embarcação de superficie movido a energia nuclear do mundo. Com os seus 342,3 m é o mais longa embarcação militar alguma vez construído. O navio pertence a Classe de mesmo nome.

O USS Enterprise é o oitavo navio da Armada Norte Americana a receber este nome. Foi construído pela Newport News Shipbuilding Co. e lançado em 24 de setembro de 1960, entrando em operação em 25 de Novembro de 1961.

O plano original previa a construção de seis navios na Classe Enterprise, somente o CVN-65 foi concluído. O cancelamento dos demais foi motivado pelos elevados custos.

Durante seus mais de 50 anos de serviço, ela estabeleceu muitos recordes e marcos, incluindo  uma velocidade de mais de 40 nós durante seus testes de mar após a construção. Mais tarde, ela se tornou a primeira embarcação nuclear a transitar pelo Canal de Suez e a primeira  a operar o caça F-14 Tomcat. 

Após o comissionamento, o USS Enterprise iniciou uma longa série de testes e exercícios de treinamento, projetados para determinar todas as capacidades do porta-aviões de propulsão nuclear.

As primeiras operações aéreas foram conduzidas pelo CVN 65 com o Comandante George Talley efetuando um pouso e lançamento de catapulta em um F8U Crusader. Embora três TF Traders de VR-40 tenham decolado de seu convés em 30 de outubro de 1961, para transportar VIPs para o continente depois de observar testes no mar, os voos de Talley marcaram o início das operações da frota Enterprise. 

Um mês depois, em 20 de fevereiro de 1962, o porta-aviões nuclear desempenhou um papel na era espacial quando o USS Enterprise atuou como uma estação de rastreamento e medição para o voo epocal da Friendship 7, a cápsula espacial do Projeto Mercury em que o Tenente-Coronel John H. Glenn, Jr. (USMC), fez o primeiro voo espacial orbital dos Estados Unidos.

Em agosto, o Big E se juntou à Sexta Frota no Mediterrâneo. Logo após seu retorno a Norfolk, Virgínia, em outubro de 1962, o USS Enterprise foi despachado para sua primeira crise internacional. Em um discurso transmitido pela televisão à nação em 22 de outubro , o presidente John F. Kennedy anunciou que os voos de reconhecimento dos EUA revelaram um acúmulo de mísseis ofensivos na ilha de Cuba, a 90 milhas da costa da Flórida. O presidente ordenou um bloqueio naval e aéreo no embarque de equipamento militar ofensivo para Cuba e exigiu que os soviéticos desmontassem as instalações de mísseis de lá.

Quando o Presidente impôs o bloqueio a Cuba que havia anunciado em sua transmissão na TV dois dias antes, os navios da força de bloqueio se posicionaram no mar. Aeronaves da USS Enterprise, USS Independence, USS Essex e USS Randolph, e as das estações costeiras estavam no ar, patrulhando seus setores designados. No mesmo dia, as viagens de serviço de todos os oficiais e recrutas foram prolongadas indefinidamente.

O USS Enterprise e outros navios da Segunda Frota estabeleceram um "bloqueio estrita de todo o equipamento militar ofensivo enviado para Cuba". O bloqueio foi posto em prática em 24 de outubro e o primeiro navio soviético foi detido no dia seguinte. Em 28 de outubro, o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev concordou em remover os mísseis e desmantelar as bases de mísseis em Cuba.

Em 19 de dezembro de 1962 , um E-2A pilotado pelo Tenente Comandante Lee M. Ramsey foi catapultado no Enterprise no primeiro teste a bordo de equipamento de reboque de nariz projetado para substituir o freio da catapulta e reduzir os intervalos de lançamento. Minutos depois, o segundo lançamento do reboque do nariz foi feito por um A-6A.

O USS Enterprise fez sua primeira grande implantação no Mediterrâneo em 1963. Durante a segunda implantação, em 13 de maio de 1964, a primeira força-tarefa nuclear do mundo foi formada quando o USS Long Beach (CGN 9) e o USS Bainbridge (DLGN 25) se juntaram. 
 USS Enterprise ( CVAN - 65 ), USS Long Beach ( CGN - 9 ) e USS Bainbridge ( DLGN - 25 ) em andamento no Mar Mediterrâneo durante a Operação Sea Orbit , em 1964 ( NNAM . 1996.488.125.047 ).



Em 31 de julho , os navios foram designados como Força Tarefa Um e, saindo de Gibraltar, embarcaram na Operação Sea Orbit, uma viagem histórica de 65 dias e 30.216 milhas ao redor do mundo, realizada sem um único  reabastecimento. O CVAN 65 entrou na doca seca da Newport News Shipbuilding and Dry Dock Company em 2 de novembro para seu primeiro reabastecimento e revisão. A Enterprise retornou à Estação Naval de Norfolk em 9 de julho de 1965.

O "Big E" foi transferido para a Sétima Frota do Pacífico em novembro de 1965 e se tornou o primeiro navio com propulsão nuclear a entrar em combate quando lançou uma aeronave de ataque contra o VietCong perto de Bien Hoa em 2 de dezembro. O oficial do esquadrão "Screaming Shrikes" do Esquadrão de Ataque (VA) 94, Comandante OE Krueger, tornou-se o primeiro piloto do Carrier Air Wing (CVW) 9 a entrar em combate. 

O USS Enterprise lançou 125 surtidas no primeiro dia, lançando 167 toneladas de bombas e foguetes nas linhas de abastecimento do inimigo. No dia seguinte, bateu o recorde de 165 surtidas de ataque em um único dia. No final do ano, a USS Enterprise perdeu quatro Phantoms, dois Skyhawks e um Vigilante. Três pilotos e um oficial de vôo foram perdidos no Vietnã do Norte.
O USS Enterprise no Golfo de Tonkin em 1972. Foto da U.S. Navy.


Desativado na Base Naval de Norfolk, Va., Em 1 de dezembro de 2012, o ENTERPRISE foi rebocado para o estaleiro de construção naval Newport News em Newport News, Va. para desmontagem em 20 de junho de 2013. 

O descarregamento do último reator do ENTERPRISE ocorreu em Newport Novidade em dezembro de 2016 e finalmente descomissionado em 3 de fevereiro de 2017, e, agora estará preparada para o reboque até o Estaleiro Naval de Puget Sound, Bremerton, Wash para o desmonte final. No momento, a demolição está programada para ser concluída até 2025.

Já substituído pelo USS Gerald R. Ford (CVN-78), o nome Enterprise não será abandonado pela marinha americana. Está marcado para o ano de 2023 o comissionamento do novo USS Enterprise (CVN-80), desta vez da classe Gerald R. Ford.






Características gerais:

Keel Laid: 4 de fevereiro de 1958
Lançado: 24 de setembro de 1960
Comissionado: 25 de novembro de 1961
Desativado: 1 de dezembro de 2012
Desativado: 3 de fevereiro de 2017
Construtor: Newport News Shipbuilding Co., Newport News, Va.
Sistema de propulsão: oito reatores nucleares
Hélices: quatro
Lâminas em cada hélice: cinco
Elevadores de aeronaves: quatro
Catapultas: quatro
Prendendo cabos de engrenagem: quatro
Comprimento total: 1.123 pés (342,3 metros)
Largura do convés de voo: 257 pés (78,4 metros)
Área da cabine de comando : cerca de 4,5 acres (18211,5 m 2 )
Feixe: 132,8 pés (40,5 metros)
Calado: 39 pés (11,9 metros)
Deslocamento: aprox. 93.500 toneladas de carga completa
Velocidade: 30+ nós
Aviões: aprox. 85
Tripulação: Navio: 3.200; Air Wing: 2.480
Armamento: trêsMk 29 lançadores de pardais marinhos da OTAN, três 20mm Phalanx CIWS Mk 15

A história completa do USS Enterprise com detalhes e datas importantes da carreira desse porta-aviões pode ser acessada no site http://www.uscarriers.net/cvn65history.htm.




  • Com informações e trechos de textos adaptados da U.S Navy via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário: