Por: Redação OD
Entre
os dias 4 e 10 de agosto, o Navio de Desembarque de Carros de Combate
(NDCC) “Mattoso Maia” iniciou os testes de funcionamento de dois
dos seus motores diesel de propulsão. Os seis motores propulsores
foram submetidos à extensa revisão geral, como parte do projeto de
revitalização do navio, e serão comissionados progressivamente, ao
longo do segundo semestre de 2017. Os testes com os motores
permitirão o início dos ajustes e testes de aceitação do novo
sistema de controle da propulsão, desenvolvido integralmente por
empresa nacional.
Além
dos testes com a propulsão, também estão em andamento os serviços
finais de revitalização do sistema de geração de energia pelo
navio. Os três grupos diesel geradores também foram submetidos à
extensa revisão geral e um dos motores já foi parcialmente testado,
com sucesso. Pretende-se comissionar o sistema até o final de 2017. O
dia 4 de agosto foi um marco importante do projeto de revitalização
do NDCC “Mattoso Maia”. Na data, foi inaugurada a nova cozinha do
navio, pelo então Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de
Esquadra Celso Luiz Nazareth, acompanhado do Vice-Almirante Alipio
Jorge Rodrigues da Silva, atual Comandante em Chefe.
O
NDCC “Mattoso Maia” (ex-USS Cayuga - LST 1186) é o primeiro
navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, em homenagem ao
Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia, Ministro da Marinha, no
período de 1958 a 1961. Seu deslocamento padrão é de 4.975
toneladas e de 8.576 toneladas carregado. Possui 171.05m de
comprimento, 21.21m de boca e 5.24m de calado máximo. Sua
Propulsão é composta de seis motores diesel ALCO 16-215, com dois
eixos e hélices de passo controlado. Dentre as capacidades do navio,
destaca-se a de realizar abicagem e desembarcar material e tropa
diretamente no terreno, por intermédio de sua rampa de proa. O
navio é atualmente comandando pelo Capitão de Mar e Guerra Marcos
Taylor Fontes.
FONTE: CCSM
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