domingo, 9 de fevereiro de 2020

A reabertura da Grande Galerie do Musée de l'Air et Espace de Le Bourget



Por Yam Wanders.

Após cinco anos de grandes trabalhos, a "Grande Galeria" do Musée de l'Air et Espace de Le Bourget  reabriu ao público em 14 de dezembro de 2019, com 400 peças em exibição permanente, incluindo várias peças novas, retiradas das reservas do estabelecimento depois de longos trabalhos de restauração. Visitei-a  entre os dias 30 e 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro desse corrente ano, aproveitando a minha participação no SFMAero 2020, que aconteceu nas instalações do MAE Le Bourget. A reinauguração ocorrida no ano passado foi programada intencionalmente para também comemorar o centenàrio de existência do Musée de l'Air et Espace de Le Bourget, ou simplesmente MAE.

Com uma grande galeria art déco sem igual no mundo, a grande galeria recém reformada está localizada no antigo terminal do aeroporto construído em 1937 por Georges Labro. A arquitetura art déco típica da época também se destaca, especialmente na suntuosa sala de oito colunas com sua escadaria monumental e uma esplêndida abóbada em blocos de vidro. 
Um é dedicado aos "Pioneiros da Aviação" , o outro à "Grande Guerra". A grande galeria agora é a nova entrada do museu para o público , o suficiente para impressioná-los logo no início da visita.

A principal parte que mais me agradou nessa reforma é a da segurança, pois modernos sistemas de vigilância e segurança contra incêndios foram instalados para garantir a preservação do patrimônio, pois hoje a segurança é uma obrigação da mais alta importância na França devido aos constantes ataques terroristas, incêndios criminosos e roubos de peças de valor para o mercado negro. O que não me agradou é a iluminação indireta insuficiente, que mesmo sendo um mixto de luz natural atravéz de vitrais e também com lâmpadas de led, aparentemente não ajudam para a qualidade das fotografias.


A Galeria "Os Pioneiros do Ar"

Na ala norte, a exposição “Air Pioneers” oferece uma viagem de volta no tempo, desde as primeiros voos de balão até a aviação tecnicamente emergente. Diante dos olhos dos visitantes, desdobram-se aviões leves e luminosos, de madeira e lona e ​​cestas de vime. Essas peças raras testemunham o tempo de tentativa e erro e os primeiros voos espetaculares; Além dos aspectos técnicos, a exposição se esforça para explorar a maneira pela qual os eventos aéreos se tornaram parte da sociedade. Pinturas, pôsteres, obras de arte e jóias mostram quanto o poder de voar cativou as mentes e como, portanto, induz uma nova maneira de olhar e representar o mundo.A nova jornada gira em torno dos destaques desta aventura humano, cujo museu preserva marcos importantes e únicos do mundo.


O salão de oito colunas , a nova recepção de prestígio do museu

Assim que a porta da frente é atravessada, as placas "Chegada" e "Partida", nas letras da década de 1930, definem o cenário e voltam no tempo. Embarque imediato no coração do aeroporto histórico! O salão de oito colunas retorna à sua função original como entrada principal, um ponto de partida e um ponto de trânsito para os "passageiros" do museu.

Peças inéditas expostas

Mais de 400 peças estão em exibição neste espaço amplo e luminoso de 4.000 metros quadrados, incluindo 200 peças especialmente restauradas para a grande galeria . Você pode descobrir ou redescobrir as primeiras aeronaves do século 19 e aviões militares da Primeira Guerra Mundial. Mas também há peças inéditas que o museu retirou de suas reservas . "Por exemplo, estamos exibindo pela primeira vez em décadas, a nacele da primeira aeronave da história (1884) chamada França", uma barquinha de um dirigìvel em questão, com 33 metros de comprimento, é a maior peça da galeria.


Além da técnica, e, mudanças até 2024

A idéia da nova galeria é ir além da apresentação puramente mecânica das máquinas, é destacar o impacto da aviação sobre a sociedade, artes, etc ... A aviação não é uma história técnica mas é uma história humana também. Como exemplo, temos o hall de pôsteres dedicado à "mania do balão e dirigivel", que marcou o final do século 19, é uma prova disso, assim como a apresentação de brinquedos e outros produtos derivados nascidos após a primeira travessia do Canal da Mancha da aviação por Louis Blériot em 1909. 

A renovação da grande galeria "é apenas o primeiro passo" , reconhece o general Alain Rouceau, vice-diretor do museu. "Temos um objetivo de desenvolvimento do museu até 2024", que corresponde à data de entrega do futuro metrô 17, que irá parar em frente ao museu, mas também no ano dos Jogos Olímpicos de Paris, com a vila de mídia a ser instalada no centro de exposições de Le Bourget. 

Está previsto um investimento de mais de 50 milhões de euros para aumentar a qualidade da recepção do visitante com a construção de um novo planetário de 130 lugares, um novo restaurante, uma nova reserva no museu que será aberto ao público " sem esquecer a melhoria do aquecimento e a reforma de dois salões, detalha o diretor adjunto

Atrair novos visitantes ao longo do tempo

A renovação da grande galeria custou 26,5 milhões de euros (incluindo 21,5 milhões financiados pelo Ministério da Defesa e 5 milhões pelo GIFAS, o grupo das indústrias aeronáutica e espacial francesa). 

Se as exposições permanentes foram visíveis de graça até agora, a entrada será cobrada a partir de 17 de dezembro . Vai custar 16 euros, um preço global que inclui essas exposições, mas também as animações dentro do museu que já estavam pagando, explica a direção.

A longo prazo, com a reabertura da grande galeria e todas as melhorias esperadas em quatro anos, o museu espera aumentar sua presença em 5% a 10% ao ano. Hoje, aproximadamente 300.000 pessoas visitam o museu todos os anos . 

Dê carta branca a artistas contemporâneos

A partir de 2020, a Salle des Huit Colonnes, sua estética e volumes se prestarão regularmente à "carta branca". O museu pretende desenvolver essas colaborações com artistas - fotógrafos, escultores, pintores cuja sensibilidade e técnicas ressoam em harmonia com as coleções, a história ou a arquitetura da Grande Galerie.

Para efeitos de comparação das grandes mudanças, confiram ao final do texto, as imagens que efetuei com fotografias de 2006, 2009 e de minha mais recente visita na semana passada.

Sobre o Museu

Musée de l'Air et Espace de Le Bourget (MAE) é o museu aeronáutico mais importante da França e também é o mais antigo e um dos maiores do mundo. Localizado no território dos municípios de Dugny e Le Bourget , seus espaços abertos ao público ficam na parte sudeste da faixa de passagem do aeroporto de Le Bourget , que fica a nordeste de Paris . Eles estão próximos ao terminal Le Bourget e ao Bureau de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil (BEA).

Parte da exposição está em salas, a mais importante delas é a "Grande Galeria"; os aviões menos frágeis estão ao ar livre. As reservas do museu, entre outras, são mais de 150 aviões em processo de restauração, que são mantidos em hangares seguros no sudoeste do aeroporto, no território do município de Dugny.

Fundada em 1919, sob proposta de Albert Caquot , a coleção começa a tomar forma em um galpão nos arredores de Issy-les-Moulineaux . O museu foi inaugurado em 1921 em Chalais-Meudon , e 20 de Novembro de 1936, Victor Boulevard , no 15 º  arrondissement de Paris . 

Durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação o museu permaneceu fechado com sua coleção estocada pelo governo da Alemanha Nazista : todas as exposições na avenida Victor são repatriadas para Chalais-Meudon após a guerra. 

Somente em 1973 o museu mudou gradualmente do Chalais-Meudon para o Aeroporto Le Bourget, sob o impulso de seu novo diretor, o General da Brigada Aérea Pierre Lissarrague . Em 1974, a criação do novo aeroporto de Roissy-Charles-de-Gaulle liberou espaço em Le Bourget e foi estudado o agrupamento de coleções dispersas em parte do saguão do aeroporto. O primeiro salão (salão B) foi inaugurado em 1975, pouco antes do Paris Air Show .

Quando se mudou para Le Bourget em 1975 , o museu ocupava parte da esplanada e também um hangar , ao sul do terminal. Em 1977 , o desaparecimento do tráfego comercial levou a uma rápida reconversão do aeroporto na aviação executiva e liberou espaço para a extensão do MAE, que abriu, em média, um novo salão a cada dois anos, até 'em 1983.

Foi em 1987 que o terminal, parcialmente abandonado desde 1977, tornou-se "La Grande Galerie", que apresenta a melhor coleção de aeronaves originais desde o início da aviação e a "  Grande Guerra  ". O " Concorde Hall  ", projetado por Jean-Luc Chancerel , foi construído em 1994.

A esplanada foi reabilitada em 1999 , e o "Hall of Space", assim como o Planetário, foram completamente reformados em 2000 . Em 2008 , foi aberta a Galeria de modelos : muitos modelos antigos, anteriormente presentes nas reservas do museu, agora são visíveis.

O museu é um estabelecimento administrativo público (EPA), sob a autoridade do Ministério das Forças Armadas , colocado sob a supervisão da DMPA (Direção de Memória, Patrimônio e Arquivos). Desde 1 st Janeiro de 1994, é dotado de personalidade jurídica e de autonomia financeira.

O salão de 8 colunas , parte da Grande Galerie, foi objeto de uma grande restauração a partir de março de 2012, com a remoção de seu cofre e outras obras diversas. Um desvio externo de visitantes está instalado. Este projeto continua em 2013, apesar da instalação 4 da 50 ª Paris Air Show .

As três réplicas do Fouga CM-170 Magister na entrada do museu.

Em 2011, os três ex- Fouga CM-170 Magister sentados na entrada do museu foram removidos por motivos de manutenção, após o desgaste extremo de suas células . Foram entãosubstituídos por réplicas construídas de poliuretano e resinas 5 . Essas cópias foram içadas em maio de 2013 . Devido aos ventos fortes10 de março de 2019 todos foram retirados devido à queda de um no local.








































































  • Com texto historico complementar adaptado via serviço de imprensa do MAE Le Bourget.


5 comentários:

Rubens de Liz disse...

Tudo começou com o sonho do Pioneiro Brasileiro Alberto Santos = Dumont (1873 - 1932) ainda em Minas Gerais. E a realidade se concretizou nos primeiros anos do Século XX na França. Mais precisamente em Paris, onde ele fixou residência. Um legado de muito trabalho, dedicação e abnegação. Depois vieram muitos outros. Mas Ele marca o início do sonho do homem voar. E hoje é o Brasileiro mais homenageado de nossa História. Um título merecedor de um patriota, filantrópico, humanitário e empreendedor de vanguarda. R.I.P " Monsieur Petit Santos"! Rubens Leffer De Liz Santos - Florianópolis - SC - Brasil.

Rubens de Liz disse...

Tudo começou com o sonho do Pioneiro Brasileiro Alberto Santos = Dumont (1873 - 1932) ainda em Minas Gerais. E a realidade se concretizou nos primeiros anos do Século XX na França. Mais precisamente em Paris, onde ele fixou residência. Um legado de muito trabalho, dedicação e abnegação. Depois vieram muitos outros. Mas Ele marca o início do sonho do homem voar. E hoje é o Brasileiro mais homenageado de nossa História. Um título merecedor de um patriota, filantrópico, humanitário e empreendedor de vanguarda. R.I.P " Monsieur Petit Santos"! Rubens Leffer De Liz Santos - Florianópolis - SC - Brasil.

Rubens de Liz disse...

Tudo começou com o sonho do Pioneiro Brasileiro Alberto Santos = Dumont (1873 - 1932) ainda em Minas Gerais. E a realidade se concretizou nos primeiros anos do Século XX na França. Mais precisamente em Paris, onde ele fixou residência. Um legado de muito trabalho, dedicação e abnegação. Depois vieram muitos outros. Mas Ele marca o início do sonho do homem voar. E hoje é o Brasileiro mais homenageado de nossa História. Um título merecedor de um patriota, filantrópico, humanitário e empreendedor de vanguarda. R.I.P " Monsieur Petit Santos"! Rubens Leffer De Liz Santos - Florianópolis - SC - Brasil.

Rubens de Liz disse...

Tudo começou com o sonho do Pioneiro Brasileiro Alberto Santos = Dumont (1873 - 1932) ainda em Minas Gerais. E a realidade se concretizou nos primeiros anos do Século XX na França. Mais precisamente em Paris, onde ele fixou residência. Um legado de muito trabalho, dedicação e abnegação. Depois vieram muitos outros. Mas Ele marca o início do sonho do homem voar. E hoje é o Brasileiro mais homenageado de nossa História. Um título merecedor de um patriota, filantrópico, humanitário e empreendedor de vanguarda. R.I.P " Monsieur Petit Santos"! Rubens Leffer De Liz Santos - Florianópolis - SC - Brasil.

Rubens de Liz disse...

Tudo começou com o sonho do Pioneiro Brasileiro Alberto Santos = Dumont (1873 - 1932) ainda em Minas Gerais. E a realidade se concretizou nos primeiros anos do Século XX na França. Mais precisamente em Paris, onde ele fixou residência. Um legado de muito trabalho, dedicação e abnegação. Depois vieram muitos outros. Mas Ele marca o início do sonho do homem voar. E hoje é o Brasileiro mais homenageado de nossa História. Um título merecedor de um patriota, filantrópico, humanitário e empreendedor de vanguarda. R.I.P " Monsieur Petit Santos"! Rubens Leffer De Liz Santos - Florianópolis - SC - Brasil.