quarta-feira, 29 de março de 2017

SOFINS 2017 - O evento das Forças Especiais na França.

Commandos de l"Air em ação em algum lugar do mundo. Imagem via Diana Deschampsieux/Armée de l'Air/SOFINS.
Por: Yam Wanders

Está em andamento desde o dia 28 de março, no Souge Camp, próximo a Bordeaux na França, a SOFINS - Special Operations Forces Inovation Netowork & Seminars 2017.
Um evento que é um mixto de feira de equipamentos, encontro e seminários para militares e/ou  civis envolvidos nos mais diversos ramos de atuação no que concerne o mundo das Forças Especiais e tropas de elites das Forças Armadas convidadas de todo o mundo ocidental. 
A abertura oficial ocorreu com a presença do Presidente do "Cercle de l'Arbalete"*, Sr. Benoit de Saint Sernin, da Congressista Patricia Adam, Presidente da Comissão Nacional de Defesa da França na Assembléia Nacional (Congresso) e do Rear Admiral Laurent Isnard, Comandante Geral de Operações Especiais (posto operacional das Forças Armadas Francesas), sendo que, o Rear Admiral Laurent proferiu também a palestra em inglês "The contribution of innovation SMEsin the Special Forces" em seguida da abertura solene do SOFINS 2017.



Unidades em demonstração durante  a SOFINS 2015.
Além das exibições de equipamentos e seminários, ocorreram também demonstrações de ações de Forças Especiais em ações de assalto aerotransportado e com embarcações leves especiais de transporte de pessoal.
O SOFINS 2017 foi não só um excelente evento de network e confraternização para membros de Forças Especiais de diversos países amigos como também um fomentador de inovações através da presença de diversas empresas fabricantes e desenvolvedoras dos mais variados tipos de equipamentos de uso militar ou de equipamentos civis que podem ser adaptados para uso militar, todos sempre de última geração e empregando as mais modernas tecnologias disponíveis na indústria.



Dividido em 6 áreas que são consideradas as essenciais na condução de operações especiais, o evento exibe aos seus visitantes os seguintes campos: 

Operações aéreas de asas fixas:
C3I STAR CAPACITIES
3D INFILTRATION AND MOBILITY
PRECISION STRIKE AND FIRE SUPPORT
C4I
DROPPING
AERIAL DELIVERY

AUGMENTED REALITY

Operações aéreas de asas rotativas:
SIMULATION/TRAINING
ON-BOARD SENSORS
AVIONICS
ACTIVE DEFENCE EQUIPMENT
PASSIVE DEFENCE EQUIPMENT
3D MOBILITY AND INFILTRATION
FIRE SUPPORT

Operações marítimas:
SUBMERSIBLE SYSTEMS
SURFACE SYSTEMS
C4I
ISR

INDIVIDUAL EQUIPMENT

Operações de reconhecimento e monitoramento:
OBSERVATION
DETECTION/RECOGNITION
IDENTIFICATION
DAY / NIGHT IMAGERY
GEOLOCATION, MARKING, ZONE SURVEILLANCE
BIOMETRICS
SECURED TRANSMISSIONS

OPERATING SYSTEMS

Comando e controle em comunicações e informática:
TRANSMISSION SYSTEMS
COMMAND AND ORGANISATION SYSTEMS FOR PCS
ELECTRONIC WARFARE

TRACKING

Estudos de ambientes de operações especiais:
GROUND MOBILITY
INDIVIDUAL /COLLECTIVE ARMAMENT
NIGHT VISION
INDIVIDUAL PROTECTION
COMBAT MEDICALISATION
TARGET DESIGNATION
DEMOLITION / BREACHING
SURVIVAL
INDIVIDUAL EQUIPMENT 

Enfim, da bota mais resistênte e confortável, passando pelo fuzil de precisão à aeronave mais moderna, de tudo um pouco foi encontrado na SOFINS 2017.
O evento foi apoiado por diversas empresas fornecedoras de materiais diversos, mas o apoio fundamental foi o das Forças Armadas Francesas através das seguintes instituições:

- Commandement des Forces Speciales Terre.
- Bureau des Forces Speciales Air.
- Force Maritime des Fusiliers Marins et Commandos.

* Sobre o "Cercle de l'Arbalete"

O Cercle de l'Arbalete é uma associação de representantes de unidades diversas das Forças Armadas Francesas envolvidas em operações especiais e representantes das indústrias e outras entidades de pesquisas que desenvolvem e fabricam equipamentos para uso militar. 
Do uso de uma aeroanave, embarcação especial ou um simples drone, são organizadas oficinas, debates e seminários, tudo para que exista a melhor interação entre o homem, máquinas e táticas  que farão a diferença nos momentos que a segurança e eficiência em campo necessárias ao cumprimento das missões em seus amplos espectros da guerra moderna e frente as ameaças assimétricas.

Em resumo a missão do "Cercle de l"Arbalete é:

- Descobrir e conhecer todos os tipos de materiais em uso operacional pelas unidades de Forças Especiais.

- Promover intercâmbios bilaterais.

- Promover entre as empresas membros, a busca de colaborações e  soluções das necessidades das Forças Especiais.

PS: Devido aos elevados padrões de segurança do evento, pouquíssimas imagens estão sendo disponibilizadas e /ou autorizadas. Em breve teremos material para melhor ilustrar outras matérias.

Nenhum comentário: