domingo, 5 de abril de 2020

Explorando o Prague Nuclear Bunker



Por Yam Wanders.

Em tempos de confinamento e de popularização do tema preparação, surge consequentemente toda uma fantasia coletiva sobre permanecer em algum tipo de bunker durante uma crise. Para saciar a curiosidade de muitos, acabo por reencontrar algum material arquivado de alguns dos bunkers que tive a oportunidade de visitar em algumas de minhas viagens.

A Europa é repleta de subterrâneos artificiais, que começam cronologicamente com as famosas catacumbas dos cristãos primitivos até os calabouços de castelos medievais e da renascença, chegado aos mais famosos; os bunkers da era moderna feitos a partir do começo do século XX como preparação para as 1a e 2a Guerras Mundiais, assim como os bunkers para as imaginadas guerras nucleares que poderiam ter acontecido durante a era da guerra fria.

Nessa pequena matéria vou descrever apenas o maior bunker que pude visitar até o presente momento, que é o bunker do Parque Parukarka, também conhecido como "Nuclear Bunker Museum ", um dos muitos que existe em Praga, a capital da Repùblica Tcheca. 

Pelas informações oficiais, o bunker do Parque Parukarka tem uma capacidade para até 3 mil pessoas, e possuia um estoque de víveres para até 30 dias de confinamento. Somente 1/7 da area total do bunker é aberto à visitação, e de acordo com relatos informais de guias e outros exploradores urbanos, o bunker passa por trabalhos de reformas para ser interligado aos tùneis do metro e amelhorado em suas condições gerais, pois o governo não descarta a sua eventual necessidade no escopo da defesa civil...

Ressalto que Praga e outras capitais européias possuem muitos outros bunkers que podem ser bem maiores e tão ou mais interessantes que esse, o que valeria uma série infindàvel de matérias e pesquisas.

Obviamente nem todos os bunkers são de conhecimento pùblico ou do componente civil do governo, porém arquitetos, engenheiros e exploradores urbanos costumam compartilhar informações sobre os locais em seus fòruns e comunidades fechadas, e, muitos deles jà foram exibidos em documentários em canais de TV por assinatura, e por vídeos em redes sociais divulgados por exploradores urbanos que competem entre si por novas descobertas e explorações ousadas.
A entrada do bunker, que fica em uma praça publica, é muito discreta, e com os grafites passa desapercebida por olhos não atentos.

O contexto  histórico 

O ponto mais próximo de um conflito nuclear global foi a Crise Cubana . Desse momento em diante, a consciência da destruição global e a inexistência de um vencedor mantiveram ambos os lados da Cortina de Ferro sempre contidos, mas também pré-preparados ao mesmo tempo. Exceto pelo acontecimento histórico mais famoso e mundialmente seguido, houve muitos outros incidentes menores e maiores sobre os quais a população em geral não foi informada na época e, portanto, só foram descobertos após a queda do Muro de Berlim .

Bunkers nucleares foram construídos nos dois lados durante a guerra fria. Em ambas as partes, muitas das antigas estruturas e bases militares da Segunda Guerra Mundial foram reutilizadas para abrigar novas gerações de armas e equipamentos. No lado soviético, embora muitas outras estruturas tenham sido construídas, a economia do bloco leste estava totalmente focada nas demandas ou nas estruturas de defesa e exército dos países, que no final prejudicaram suas funções econômicas em geral e se tornaram uma das principais razões pelas quais o bloco oriental desmoronou.



Preparação e psicologia para sobreviver à um conflito nuclear, ou guerra bacteorològica/quìmica

A população passou por uma lavagem cerebral constante para odiar tudo o que vinha do oeste e criar a idéia de ser tratado como escravo pelos imperialistas ocidentais e pela OTAN. Todos eram ensinados nas escolas e no trabalho a ser constantemente preparado para a evacuação e como lidar com os efeitos de um ataque, ferimentos e doenças. 

Em todas as casas e locais de trabalho, uma mala/bolsa/mochila de evacuação deve estar pronta, contendo especialmente um rádio e baterias extras, que seriam a principal maneira de o governo e as autoridades informarem a população em geral sobre outras ações, caso outras redes como TV, telefone e eletricidade sejam instaladas. de ordem. Até o final do período da Guerra Fria, em 1989, nenhuma mudança nessas políticas foi introduzida ou relaxada.

Já durante a Segunda Guerra Mundial. descobriu-se que o comportamento dos moradores deve ser controlado e que, para os futuros preparativos para lidar com todos os riscos possíveis, deve ser levado muito a sério. 

Pode ser moderado um impacto muito grande na psicologia dos moradores sob o estresse e o medo da guerra que se arrasta do lado de fora, mas não totalmente eliminado. 

Incidentes como suicídio, terror, pânico e brigas foram testemunhados durante a Segunda Guerra Mundial dentro dos abrigos antiaéreos. Esses eventos criaram um novo campo de pesquisa médica e psicológica, a fim de criar meios e métodos adequados de como esses incidentes podem ser evitados ou, no caso de acontecerem.

Os bunkers nucleares como estrutura não teve a intenção de manter seus habitantes por anos, nem décadas. A idéia básica era salvar as pessoas da morte imediata por explosões nucleares e/ou ataques com bombas convencionais ou NBC, a fim de evacuá-las da área para o interior do país em momento oportuno.


Os muitos outros bunkers em Praga 

O principal bunker de Praga é o sistema de tùneis do metrô. A maioria das estações construídas nas décadas de 1970 e 1980 pode ser usada como abrigos subterrâneos. O metrô, túneis e estações atualmente em uso são apenas um quarto de todo o sistema construído em meados da década de 1950, que foi a época na qual a maioria dos principais bunkers foram construídos, durante o auge da era do terror comunista na antiga Tchecoslováquia. 

O mais enigmàtico é o abrigo presidencial, escondido a 60 metros abaixo da superfície do castelo de Praga, dentro da rocha, constitui um exemplo típico de recursos desperdiçados provenientes da paranóia da época. O bunker presidencial de Praga està entre os bunkers operacionais mais profundos do mundo.

Dentro da colina, um complexo de tamanho médio de túneis e salas foi construído por ordem do presidente Zápotocký. No final da década de 1950, antes mesmo do início da operação, foi construída uma estação de metrô menor, próxima à sede do governo, que mais tarde foi transformada em esconderijo dos líderes do país ( bunker governamental ).


Os Bunkers para a população

O bunker mais famoso está escondido sob a colina Vitkov, onde no topo o Memorial do Exército está escondido e o Museu do Exército Tcheco ( bunker da colina Vitkov ). Não muito longe disso, dentro da colina Parukarka está outro bunker civil de Bezovka . 

Este é o vizinho de um outro pouco conhecido, o bunker de emergência do Serviço de Radiocomunicações da República Tcheca , que também tem sua sede por perto. Estes são os abrigos de maior tamanho para várias centenas de milhares de pessoas, que são acompanhados por dezenas de abrigos menores, geralmente situados nos porões dos edifícios.


O bunker do Parque Parukarka, também conhecido como "Nuclear Bunker Museum "

Normalmente, você verá esse bunker como parte de uma longa turnê temática da  " era do comunismo " que começa na cidade velha de Praga . A primeira hora será realizada andando e parando em vários pontos do centro da cidade que, de uma maneira ou de outra, pertencem ao tema do passeio, por exemplo, a antiga sede do serviço secreto, o pequeno monumento à Revolução de Veludo (Velvet revolution) ou sob a varanda de uma casa na Praça Venceslau, da qual Václav Havel se dirigiu aos manifestantes no início da queda do comunismo na CSSR (Czeck Socialist Sovietic Republic). 

Se você ainda não conhece muito a história da República Tcheca, tudo isso também pode valer a pena, mas se você não é iniciante, essa parte do passeio pode ser menos emocionante e até um pouco chata. Mas você teria que passar por isso até a hora da atração principal: o bunker.
  
Primeiro, você embarca em um bonde e faz algumas paradas (a tarifa do bonde está incluída na taxa da excursão) e depois é levado ao parque Parukarka, em frente a um conjunto particularmente feio de blocos de casas pré-fabricadas da era comunista. A entrada do bunker é fortemente grafitada (nova em folha quando eu estava lá - a tinta mal havia secado!). O guia destranca e abre a pesada porta de aço, e você desce uma enorme escada em espiral até 4 andares ou 20 metros abaixo do solo.
  
A primeira parte do bunker foi transformada em um tipo de bar "underground" (literalmente!), com cheiro que é tipicamente bunker: escuro, úmido e um pouco mofado.
  
Após as apresentações básicas no lounge, iluminados por uma estranha luz verde, você é conduzido por mais partes dos túneis de bunker e, eventualmente, entra na parte do Nuclear Bunker Museum . É aqui que finalmente fica mais interessante.
  
Existem modelos de, uma enfermaria de campanha e um centro de comunicações completo com manequins de uniforme, sempre um componente bastante pegajoso de tais locais, e também pode ser vista parte das maquinàrio de purificação de ar .
  
A primeira sala do museu propriamente dita é mais como uma confusão cheia de todos os tipos de recordações da era comunista: de livros antigos a cartazes de propaganda, de jornais de época a grandes medalhas. Fotos e bustos  de Stalin , Lenin , Klement Gottwald e até mesmo  Erich Honecker pode ser visto também. Também está em exibição uma grande coleção de máscaras anti-gás/EPR's, incluindo variantes de corpo inteiro para crianças pequenas em manequins infantis.
  
Ao longo de outros corredores, você passa pela maquete de uma sala de descontaminação, onde dois bonecos de borracha branca esfregam um boneco nu com vassouras. Mais manequins de borracha e máscara de gás se alinham em mais um corredor  para levar você ao clima de guerra nuclear. Então você chega a uma cena de uma família nuclear onde, novamente  todos, exceto a boneca da menininha, também usam máscaras de gás.
  
O tema da máscara de gás continua. Na última sala, há até uma parede inteira de máscaras de gás, eles chamam de Lenin Wall (em alusão à parede de Lennon na cidade), ao lado da qual um botão vermelho é rotulado como "grande botão vermelho não pressione". Você entendeu a foto. É tudo meio irônico e pairando entre o mórbido, o humor negro e o brega.
  
No final do passeio, você é convidado a experimentar uma máscara de gás, e pode posar em frente a uma bandeira soviética segurando um Kalashnikov (enquanto usava uma máscara de gás, é claro). Alguns visitantes acham que isso vai longe demais, mas não achei difícil acompanhar o fluxo e aproveitar os elementos mais difíceis. 

Também ajudou que o nosso era um grupo muito pequeno e agradável. Eu li resenhas mais críticas sobre esses passeios que observavam que 25 pessoas eram claramente demais para as pequenas salas / túneis de bunkers e que, portanto, era difícil ouvir o guia. Alguns também reclamaram da qualidade do guia como tal (o que obviamente depende de quem você recebe como guia no dia). Não tivemos tais problemas. Todos nós achamos isso fascinante e divertido ao mesmo tempo.

Galeria de imagens:

































































   Como encontrar o Bunker:
  
Localização: no extremo oeste do Parque Parukarka, no distrito de Žižkov ( Praga 3), a 3 km a leste da Praça da Cidade Velha.

O ponto de partida da visita guiada fica no centro, ao virar da esquina da Praça da Cidade Velha, na 11 Malé Naměstí, a alguns passos a oeste da famosa Torre do Relógio Astronômico, dentro de uma passagem estreita da rua que liga à rua Michalská.
  
Localizador de mapas do Google: [ 50.08629,14.41976 ]

  
Detalhes: A única maneira oficial de ver esse bunker é como parte de uma excursão, intitulada "Comunismo e Nuclear Bunker Tour", oferecida pela empresa apropriadamente chamada "Prague Special Tours" como descrito acima (consulte www.prague-communism- tour.com). A única alternativa para isso é fazer seus próprios acordos especiais diretamente com o bunker (consulte www.prague-nuclear-bunker.com).
  
A excursão de visita ao bunker não é barata, mas também não é incomum para um serviço de duas horas nessa cidade turística, na época paguei 55 euros (2011). Os passeios acontecem diariamente às 10:30 e 14:30; você pode simplesmente aparecer no escritório do centro da cidade ou fazer uma pré-reserva (e pré-pagamento) on-line (consulte o URL acima).

Observação importante: Essa matéria foi escrita com informações da época e algumas atualizadas com consultas aos sites do "prague-nuclear-bunker.com". As fotografias são do ano de 2011 e certamente muitas caracteìsticas do local podem ter mudado.

Nenhum comentário: