terça-feira, 16 de julho de 2019

75 anos do desembarque da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano



Por: Redação OD.

O Exército Brasileiro presta homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que há 75 anos desembarcou em solo italiano para participar efetivamente das operações militares de libertação da Europa do jugo nazifascista, durante a Segunda Guerra Mundial.
Era o dia 16 de julho de 1944, e os primeiros 5 mil soldados do 1º Escalão da FEB, tendo à frente o General Mascarenhas de Moraes, desembarcavam em Nápoles rumo à guerra. Depois de quase 15 dias cruzando o Atlântico, os militares brasileiros chegavam à Europa para lutar pelos ideais de liberdade e democracia.
Após o desembarque e o recebimento do material adequado, o 1º Escalão da FEB foi submetido a um período de treinamento, já no cenário em que iria operar. A partir de então, a FEB estava ofcialmente incorporada às tropas aliadas e dentro de algumas semanas passaria pelo seu batismo de fogo, que só terminaria em maio de 1945. Era o início de uma campanha gloriosa e vitoriosa.
Passados 75 anos, é imprescindível que não nos esqueçamos do legado a nós deixado por aqueles que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade. Aos brasileiros, fca a certeza de que os militares do seu Exército estarão sempre prontos para cumprir o chamado da Pátria, para defender seu povo e sua soberania com o sacrifício da própria vida.

Com informações via Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário: