sábado, 20 de julho de 2019

20:17 UTC, 20 de julho de 1969; O Homem pousa na Lua!

Edwin Aldrin em sua caminhada lunar. Project Apollo Archive AS11-40-5903. Apollo 11 Hasselblad imagem do lote de filme 40/S - EVA. Imagem via NASA.

Por: Redação OD Europe.
Tradução e adaptação do original por Yam Wanders.

50 anos atrás: Um pequeno passo para um Homem, um salto gigantesco para a Humanidade...

Palavras como essas foram estampadas em dezenas de idiomas na primeira página de jornais de todo o mundo, ecoando a primeira parte do desafio ousado do Presidente John F. Kennedy à nação, feito mais de oito anos antes - de pousar um homem na Lua. . Essa parte foi realizada com sucesso em 20 de julho de 1969. A segunda parte do desafio, o retorno seguro à Terra, teria que esperar mais quatro dias.


Os astronautas da Apollo 11 Neil A. Armstrong, Edwin E. “Buzz” Aldrin e Michael Collins acordaram para começar seu quinto dia no espaço no final de sua nona revolução ao redor da Lua. No  centro de controle de missão no "Manned Spacecraft Center", agora o Johnson Space Center em Houston, a equipe "branca" de controladores de Eugene F. Kranz permanecia no console, com o astronauta Charles M. Duke servindo como Capcom. Depois de um rápido café da manhã, Aldrin e Armstrong começaram a reativar o Módulo Lunar (LM) Eagle , incluindo a instalação do trem de pouso , e vestiram seus trajes de pressão. Perto do fim da 12 ª órbita ao redor da Lua, Duke contactou para a Apollo 11 que eles estavam procedendo a desacoplagem. O evento aconteceu atrás da Lua durante o início de sua 13ª ediçãorevolução, os astronautas filmando a espaçonave um do outro quando começaram seus vôos independentes . Depois que eles reapareceram de trás da Lua, Armstrong transmitiu seu status para o MCC dizendo: "A Águia tem asas." Collins no módulo de comando (CM) Columbia observou: "Eu acho que você tem uma máquina voadora bem ali, Eagle , apesar do fato de você estar de cabeça para baixo ”, levando Armstrong a responder: “ Alguém está de cabeça para baixo. ”
O mòdulo Águia pouco depois de desacoplar do modulo Columbia.



O mòdulo Columbia logo após o desaclopamento.

A partir daí, chegou a hora de começar a ação, pois os eventos aconteceriam rapidamente. Como a tentativa de pouso na Lua estava a menos de uma hora de distância, a sala de observação do Controle da Missão estava se enchendo de gerentes da NASA e muitos astronautas estavam presentes na própria sala de controle para testemunhar o evento histórico. Mais tarde, durante a 13 ª órbita, cerca de 10 minutos antes de a Apollo 11 desaparecer novamente atrás da Lua, Duke transmitiu por rádio o GO for Descent Orbit Insertion (DOI). A  um disparo de 30 segundos do motor do Sistema de Propulsão Descendente (DPS) da LM foi manobrado atrás da Lua, baixando o ponto baixo da órbita de Eagle para cerca de 50.000 pés, o mais próximo que a Apollo 10 chegou à superfície da lua. A duas naves voando agora separadamente reaparecem por trás da Lua em sua 14 ª órbita. Duke ligou o modulo para Powered Descent Initiation (PDI), o início da manobra de pouso. A antena do modulo Eagle repetidamente perdeu a trava de referência da Terra, então o Controle da Missão teve que se comunicar com a Eagle através de ponte ràdio com Collins, na Columbia, até que os links de rádio confiáveis ​​fossem restabelecidos devido a zona de silêncio radio. 

O Mission Control Center durante a descida para a Lua (da esquerda para a direita) Capcom Duke, e os
membros da tripulação da Apollo 11 James A. Lovell e Fred W. Haise.
O Controle da Missão durante o pouso na Lua (da esquerda para a direita) Apollo 12 principais membros da tripulação, Charles Conrad e Alan L. Bean e seus auxiliares David R. Scott e James B. Irwin.
No início do PDI, o motor DPS da LM funcionava a 10% de empuxo por 26 segundos para uma desaceleração inicial suave antes de aumentar para o empuxo total. Águia voava primeiro com o motor e as janelas voltadas para baixo, na direção da superfície da Lua, e ficava a cerca de 480 quilômetros a leste do local de pouso no Mar da Tranquilidade. A atitude de Eagle permitiu que Armstrong acompanhasse os pontos de referência enquanto eles passavam sobre eles contra os tempos previstos. Com base em Eagle passando por pontos de referência cerca de dois a três segundos antes, Armstrong previu que eles pousariam cerca de cinco quilômetros a mais do que o planejado - e ele estava certo. A uma altitude de 40.000 pés, Armstrong manobrou Eaglepara uma orientação do windows up. Isso foi em preparação para a manobra de arremesso, que colocou as janelas voltadas para frente na direção do vôo, e também posicionou o radar de pouso para que ele pudesse ver a superfície lunar.

A uma altitude aproximada de 33.000 pés, Armstrong e Aldrin foram surpreendidos pelo primeiro alarme do programa de bordo 1202,  nunca antes observado em simulações. Depois de alguns segundos de análise no MCC, Duke deu-lhes seu "Ok"(Go, vai ou prosseguir em português) para prosseguir. O alarme simplesmente significava que o computador estava sobrecarregado com muitos dados e não conseguia processar tudo, mas os controladores sentiam-se confiantes de que poderiam prosseguir com o pouso. Quando um segundo alarme 1202 soou menos de um minuto depois, Duke mais uma vez deu "Ok" para prosseguir. Águia manobrou para uma orientação mais vertical para a fase final da descida. Em cerca de 5.000 pés e descendo cerca de 100 pés por segundo, Armstrong assumiu o controle manual do mòdulo Eagle, quando passaram por 3.000 pés com a velocidade de descida reduzida para 70 pés / segundo, Duke deu-lhes o "Ok" para pouso e receberam o alarme do programa 1201. Mais uma vez, Duke deu-lhes o "Ok" para prosseguir. Outro alarme 1202 ocorreu a cerca de 1.000 pés de altitude. A cerca de 600 pés, notando que o computador de Eagle estava levando-os para uma área coberta de pedras perto de West Crater, Armstrong assumiu o controle manual da descida. Ele armou o modulo Eagle para uma orientação mais vertical, o que retardou a descida, e decidiu sobrevoar a área áspera e procurar um terreno mais suave para pousar. Armstrong encontrou e voou para um local mais limpo para o pouso, e Aldrin disse que viu a sombra do LM na Lua. Armstrong escolheu sua ultima alternativa, a cerca de 60 metros a leste de Little West Crater. A cerca de 30 metros, a luz de advertência da quantidade de combustível se acendeu, indicando apenas 5% de combustível restante, dando a Armstrong cerca de 90 segundos de tempo de pausa restante. Com 60 segundos de combustível restantes, eles estavam a cerca de 40 pés eo motor de descida estava levantando poeira da superfície, cada vez mais obscurecendo a visibilidade de Armstrong. Precisamente às 15:17:40 horário de Houston, em 20 de julho de 1969, Aldrin confirmou “Luz de contato, ”Indicando que pelo menos uma das três sondas de 67 polegadas instaladas no fundo de três dos pés do LM tinham feito contato com a superfìcie da Lua. O modulo Eagle desviou para a esquerda quando três segundos depois, Armstrong gritou “Shutdown”, seguido por Aldrin, “Ok. Parada do motor ”, indicando que o motor DPS foi desligado. Eles finalmente pousaram na Lua. Em Houston, Duke notou via telemetria que o motor tinha desligado e chamou Armstrong e Aldrin: “Nós o copiamos, Águia . ”Armstrong respondeu com as palavras históricas,“ Houston, Tranquility Base aqui. A Águia pousou.


Três vistas da superfície lunar como Armstrong e Aldrin a viram logo após o pouso, tomadas através da janela esquerda de Armstrong (esquerda), e através da janela lateral direita de Aldrin (meio e direita):






Deve-se notar que para todos na Terra, o primeiro pouso na Lua foi puramente uma experiência de áudio. Controladores no MCC tiveram o benefício adicional da telemetria da espaçonave, mas não havia televisão ao vivo do pouso. Uma câmera de filme sem àudio de 16 mm montada na janela do lado direito (Aldrin) registrou o evento, mas não estava disponível para visualização até o retorno à Terra e ter seu filme revelado. Um vídeo editado do pouso foi preparado a partir deste filme (cortesia do Apollo Flight Journal ) e sincronizado com comunicações espaço-solo,mesmo com vários loops no Controle da Missão e videoclipes do MCC.



Depois de alguns minutos, Aldrin forneceu a primeira descrição verbal de seus arredores, incluindo os tipos e tamanhos de rochas e a cor geral da superfície. Duke contactou  eles, “Esteja ciente que há muitos rostos sorridentes nesta sala e em todo o mundo”, sugerindo a resposta de Armstrong: “Bem, há dois deles aqui em cima.” Armstrong relatou que nem ele nem Aldrin tinham dificuldade para se ajustar à gravidade de um sexto na superfície lunar. Ele continuou com uma descrição mais detalhada de sua visão das janelas avançadas. Enquanto continuavam suas atividades pós-terrestres, Armstrong contactou o MCC para avisar que ele e Aldrin gostariam de renunciar ao período de descanso planejado antes de sua atividade extra-veicular (EVA), ou a caminhada espacial, e o MCC concordou com a proposta. Aldrin fez o seguinte pedido para qualquer um que estivesse ouvindo, “Gostaria de aproveitar esta oportunidade para pedir a cada pessoa que escute, seja lá quem for e onde quer que esteja, para fazer uma pausa por um momento, contemplar os acontecimentos das últimas horas e agradecer à sua própria maneira”. depois, comungou com um cálice e vinho consagrado que trouxe para a ocasião. Ele e Armstrong então começaram os preparativos para sua histórica caminhada espacial, incluindo a colocação de seus Sistemas de Suporte de Vida Portátil (PLSS), as mochilas que forneceram oxigênio, removeram o dióxido de carbono e permitiram as comunicações. A Equipe Verde de controladores de vôo liderada por Clifford E. Charlesworth, com Bruce McCandless servindo como Capcom, assumiu seus cargos no Controle da Missão para ajudar Armstrong e Aldrin a se prepararem e executarem seu EVA. Eles reconfiguraram a cabine de Eagle para despressurização, vestiram seus capacetes, viseiras e luvas,


Duas vistas de Armstrong dando o primeiro passo na superfície lunar, e a imagem estática do downlink da TV ao vivo.
Imagem fixa da câmera de 16 mm montada na janela da Eagle .
Aldrin abriu a escotilha dianteira de Eagle, que girou para dentro em direção a ele, dando a Armstrong acesso à varanda da frente. Aldrin acrescentou: "Pronto para descer e pegar um pouco de rocha lunar?" Ele ajudou Armstrong a navegar pelos estreitos limites da escotilha da Eagle e a entrar na varanda da frente. Uma vez na escada, Armstrong puxou um cabo que liberou o Conjunto de Estocagem de Equipamento Modularizado (MESA) no lado do Palco de Descida da Eagle , no qual foi montada uma câmera de TV preto e branco, permitindo que centenas de milhões de espectadores na Terra assitissem ele descer a escada até o footpad da perna de pouso. Como precaução, ele praticou o salto de três pés de volta até o primeiro degrau da escada, facilitado na gravidade de um sexto da Lua. Uma vez de volta para baixo no step da traseira, Armstrong descreveu que as almofadas do pé só tinham afundado uma ou duas polegadas na poeira lunar que ele notou ser de grão fino, quase pulverulento. Armstrong anunciou: "Vou sair do LM agora". E às 21h56, horário de Houston, ele fez exatamente isso, plantando firmemente o pé esquerdo sobre a superfície lunar, proclamando: "Esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade."


 

Primeira foto da superfície EVA, mostrando uma bolsa descartável e uma goiva deixada no solo lunar pela
Ainda do filme de 16 mm de Armstrong coletando
a amostra de contingência.
Vista da campainha da descida da Eagle , mostrando também uma escavação no solo
por outra sonda de aterragem.


Depois de dar seus primeiros passos na superfície lunar, Armstrong começou suas primeiras tarefas na caminhada espacial, inclusive recebendo a câmera fotográfica Hasselblad de Aldrin através de um cordão e polia, usando-a para tirar as primeiras fotos de Eagle para documentar como ela se saiu durante o pouso bem como o ambiente ao redor, e coletando a amostra de contingência de material lunar, caso precisassem fazer uma decolagem de emergência. Poucos minutos depois, Aldrin começou sua descida para a superfície, comentando sobre o caminho para fora da cabine: “Agora eu quero… fechar parcialmente a escotilha. Certificando-se de não trancá-lo no caminho. ”Isso gerou uma risada de Armstrong, que comentou:“ Um pensamento particularmente bom ”.

Sequência de imagens de Aldrin descendo a escada de Eagle para se juntar a Armstrong na superfície:





Uma vez que Aldrin estava na superfície, ele e Armstrong revelaram a placa comemorativaque foi montado na perna de pouso e leu as palavras que foram inscritas nele: "Aqui os homens do planeta Terra puseram os pés na Lua, julho de "1969 DC" Nós viemos em paz por toda a humanidade." A placa trazia as assinaturas do Apollo 11 astronautas, bem como do presidente Richard M. Nixon. Armstrong, em seguida, removeu a câmera de TV do modulo externo, levou cerca de 60 metros do LM e montado em um tripé para que o público mundial pudesse assistir suas atividades subseqüentes. Mais perto do LM, Aldrin estava montando o experimento Solar Wind Collector (SWC), uma folha de alumínio que foi exposta ao Sol por 77 minutos para coletar íons no vento solar. Perto do final do EVA, Aldrin enrolou o papel alumínio e o colocou de volta à Terra para análise pelos cientistas.


 

Aldrin (à esquerda) e Armstrong lendo a placa montada no
suporte da perna de aterrissagem dianteira de Eagle .
Ainda do filme de 16 mm de Armstrong (esquerda) e Aldrin montando
a bandeira americana.


Sua próxima tarefa era remover o conjunto da bandeira lunar conectada à escada externa do Eagle e armar a bandeira americana a cerca de 20 pés do LM. Porque no vácuo da Lua não há como a bandeira ficar aberta, uma haste de metal telescópica horizontal foi inserida ao longo do topo da bandeira de nylon de 3 por 5 pés. Durante a implantação, esta haste de metal não se estendeu por todo o caminho e deixou a borda da bandeira um pouco enrugada, dando a aparência de ondulação em uma brisa lunar inexistente. Aldrin começou a experimentar diferentes tipos de locomoção na sexta gravidade quando a Capcom McCandless solicitou que os dois astronautas se posicionassem em frente à câmera de TV. Nos dois minutos seguintes, Armstrong e Aldrin conversaram com o presidente Nixon no Salão Oval da Casa Branca, que deu os parabéns da nação por sua realização histórica.


Três visões da mesma cena para fornecer perspectiva espacial sobre a atividade dos astronautas:
 
A imagem do canal de TV ao vivo
que milhões de espectadores na Terra viram.
Fotografia de Aldrin e a bandeira dos EUA tomada por Armstrong.


Ainda do filme de 16 mm tirado pela câmera automática instalada dentro do LM na janela dianteira do Aldrin.


A transmissão se  finalizou, Armstrong e Aldrin retomaram suas tarefas, que incluíam Aldrin realizando testes de coesão do solo chutando a superfície lunar com sua bota e observando os respingos de poeira resultantes que no vácuo e um sexto da gravidade na Lua se comportavam diferentemente de como eles iriam na Terra. Armstrong retornou ao MESA para recuperar o equipamento para a coleta de amostras em massa de material lunar. Aldrin pegou a câmera fotogràfica Hasselblad para tirar fotografias para o Bootprint Penetration Experiment, e tirou fotos panorâmicas do local de pouso, tomando acidentalmente uma das poucas fotografias de Armstrong na superfície enquanto ele arruma a amostra em massa no MESA.


Aldrin em pé ao lado do sismógrafo.


 

O Retro-Refletor Laser Ranging.
Depois de mais fotografias, Aldrin devolveu a câmera para Armstrong e caminhou até a parte de trás do LM, onde a bàia da Scientific Equipment (SEQ) continha o Pacote de Experiência de Superfície do Early Apollo.(EASEP) estava guardado, O EASEP consistiu em dois experimentos, o Pacote de Experimentos Sísmicos Passivos (PSEP) para medir terremotos na Lua e o Refletor Retro a Laser (LRRR) que continha uma matriz de espelhos para refletir um feixe de laser enviado da Terra para medições precisas da Terra. Distância da lua. Aldrin removeu os dois experimentos do compartimento do SEQ e os levou a cerca de 40 pés do LM, onde ele implantou o PSEP e Armstrong o LRRR. Nesse ponto, eles estavam correndo cerca de 30 minutos atrás da linha do tempo, mas seus consumíveis estavam dentro dos limites, então McCandless ligou para dizer que o Controle da Missão lhes havia dado uma extensão de 15 minutos no EVA. Ele também mencionou que os cientistas haviam ativado o sismógrafo e estavam captando as vibrações de seus passos.
Uma das poucas fotografias de Armstrong na superfície lunar, com a amostra a granel na MESA; a bandeira americana e o experimento Solar Wind Collection podem ser vistos à esquerda da fotografia.
Aldrin configurando o experimento Solar Wind Collection.

 

Mosaico panorâmico de várias imagens tiradas por Armstrong em Little West Crater.

Aldrin retornou ao MESA para começar a obter duas amostras principais como parte das amostras documentadas. Armstrong correu 180 pés para Little West Crater que eles tinham sobrevoado durante a descida e fizeram uma série de fotos panorâmicas antes de correr de volta para o LM para ajudar Aldrin com as amostras do núcleo. Terminando as amostras do núcleo, Aldrin enrolou o experimento do vento solar. Armstrong coletou cerca de 20 amostras de rochas pesando cerca de 13 libras.

E com isso, chegou a hora de finalizar o EVA. Armstrong e Aldrin recolheram os equipamentos de filmagem e fecharam as caixas de amostras de pedra. Armstrong pegou cerca de 13 libras de sujeira lunar como material de embalagem para as pedras nas caixas enquanto Aldrin subia a escada e voltava para o LM. De lá ele ajudou Armstrong a transferir as caixas de pedra para a cabine usando o sistema de corda. Um cassete de filme preso à primeira caixa de pedra caiu na terra lunar, mas Armstrong a recuperou e recolocou. A sujeira presa ao cassete causaria uma exposição acidental a um dos funcionários no Laboratório de Recebimento Lunar, em Houston mas sem causar contaminações graves. A segunda caixa de pedras foi levada até o laboratorio sem incidentes.



Fotos tiradas após o EVA. Da janela de Armstrong, mostrando os dois experimentos EASEP.
 
Da janela de Aldrin, mostrando a bandeira e a câmera de TV.


Na manhã seguinte, também da janela de Aldrin, mostrando que a bandeira havia mudado de posição devido à ocupação do solo lunar.

 Pouco antes de Armstrong subir a escada, ele lembrou Aldrin sobre um pequeno pacote de itens comemorativos que eles queriam deixar na superfície. Aldrin jogou-o pela escotilha de dentro da cabine. Os itens incluíram um disco de silício gravado com saudações de boa vontade de 73 líderes mundiais, um patch Apollo 1 em comemoração aos astronautas Virgil I. Grissom, Edward H. White e Roger B. Chaffee mortos no acidente do incêndio de 1967, duas medalhas soviéticas homenageando cosmonautas Vladimir M. Komarov mortos no acidente da Soyuz 1  e outra para  Yuri A. Gagarin, o primeiro homem no espaço morto em um acidente de avião em 1968, e um pequeno ramo de oliveira de ouro, idêntico aos que os astronautas levaram para a Lua e de volta para suas esposas. Armstrong então pulou para o terceiro degrau da escada e subiu o resto do caminho até a cabana. Em um minuto eles fecharam a escotilha e começaram a repressurizar o LM. Eles removeram suas mochilas PLSS, tiraram fotos das janelas para usar o restante do filme e comeram uma refeição bem merecida. Aldrin percebeu que, provavelmente, enquanto ele estava removendo seu PLSS, ele quebrou o disjuntor que armava o motor do estágio de ascensão, crítico para a partida deles no dia seguinte. Felizmente, eles foram capazes de usar uma caneta de ponta de feltro para pressionar o botão do disjuntor.

Armstrong (esquerda) e Aldrin (direita) voltam para dentro de Eagle após a primeira caminhada espacial na Lua.



O diretor de operações da tripulação de vôo, Donald K. “Deke” Slayton, acordou a tripulação: “É um ótimo dia, pessoal. Eu realmente gostei. ”Armstrong respondeu:“ Obrigado. Você não poderia ter gostado tanto quanto nós ”, e Aldrin,“ Foi ótimo. ”Eles então despressurizaram a cabine da LM e jogaram suas mochilas PLSS pela escotilha junto com uma bolsa descartável contendo suas botas lunares e outros itens. mais necessário. Isso liberou espaço na cabine apertada e reduziu o peso do LM na decolagem. Como a câmera de TV na superfície ainda estava transmitindo, a MCC pôde observar os jatos do foguete do Eagle, e a PSEP registrou os itens atingindo a superfície, o que levou Armstrong a comentar: "Você não pode mais se safar, pode?" então repressurizou a cabine pela última vez. Seu último dever antes que eles se dessem para uma merecida noite de sono, tendo estado acordado por 21 horas, foi desligar a câmera da TV. Aldrin se enrolou no chão do LM enquanto Armstrong projetou uma rede e dormiu na tampa do motor do estágio de subida. Tudo estava quieto na Lua, mas enquanto os astronautas dormiam, a bandeira americana foi o ùnico objeto que mudou de posição quando decolaram do solo lunar.

Artigo de John Uri E editado por Kelly Mars via Centro Espacial Johnson da NASA
Traduzido e adaptado por Yam Wanders via redação Orbis Defense Europe.


Nenhum comentário: