sábado, 4 de maio de 2019

Rama X (10°); O Militar Rei foi oficialmente coroado hoje

Nos anos 90 a comparação com o personagem de videogame foi inevitável, e entre afirmações que era homenagem encomendada, outros que se tratava de provocação. Mas os autores do personagem jamais admitiram nem negaram oa fatos sobre o caso.

Por: Yam Wanders.

Foi coroado hoje em Bangkok, em uma cerimônia suntuosa para os padrões dos pequenos reinos do sudeste asiático, sua Alteza Real Maha Vajiralongkorn, "Rei Rama décimo", ou como é conhecido informalmente no meio monárquico asiático, o "Militar Rei".



Sua Alteza Real, Bhumibol Adulyadej ou Rei Rama IX, um dos monarcas mais prestigiados pela realeza européia devido ao apoio da Tailandia durante a 2a Guerra Mundial e pelo apoio aos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã.
O Reino da Tailândia é uma monarquia constitucional desde 1932, e desde então sofreu pelo menos 20 tentativas de golpes de estado, todas oriundas de influências comunistas até os anos 70, e, influências menores de separatistas islâmicos a partir dos anos 80; somado à um precário equilibro entre parlamento, casa monárquica e militares, sendo que o último estado de crise ocorreu em 2014, mas rapidamente controlado pelo poder monárquico e militares leais à monarquia, o que causou grande conturbação na vida do reino até meados dos anos 80.
Poucos sabem, mas entre as poucas monarquias ainda existentes no sudeste asiático, a Tailândia é a mais bem posicionada economicamente, com um dos melhores níveis de qualidade de vida da região, graças não sò a bem aproveitar a aliança militar com os Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, e como depois, aprendendo as lições dos "Tigres Asiáticos nos anos 80. A partir de 1985 a Tailândia intensificou ainda mais esse crescimento, tornando-se inclusive uma das potências militares da região graças a sua industria, comércio e captação de recursos com alguns paraísos fiscais. 


O Principe Maha durante a cerimônia de cremação de seu Pai o Rei Bhumibol Adulyadej ou Rama IX. Foto de Danmir Sangolj via Reuters.
E para chegar a atual situação de estabilidade e prosperidade econômica, que tornou o Rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX, pai do atual rei Rama X) um dos homens mais ricos do mundo e evitou que seu reino fosse tomado por insurgências comunistas, o Rei Rama IX aprendeu que seu sucessor deveria antes de tudo, ser um grande líder militar respeitado antes de ser um governante. Sendo assim, sua Alteza Bhumibol Adulyadej investiu pesado na formação e carreira militar de seu filho, o Príncipe Maha Vajiralongkorn, ou agora oficialmente Sua Alteza Real Rei Rama X.

Maha Vajiralongkorn é uma figura considerada polêmica pelo seu próprio povo, e controversa pela comunidade internacional, mas muito respeitada por todos; esse é "Sua Alteza Real" Maha Vajiralongkorn, 66 anos, o atual Rei Rama décimo da Tailândia, o "Militar Rei ou Rei Militar", como queiram...

O Militar Rei ou Rei Militar?

Uma das poucas imagens do então Príncipe Maha Vajiralongkorn durante um dos muitos cursos e treinamentos que efetuou na juventude. A aeronave F-5 Tiger II é uma das muitas que o Rei Rama 10° està habilitado a voar e é graduado como piloto de caça.
O então Príncipe Maha Vajiralongkorn no Exército.

O que poucos sabem é sobre sua intensa e variada formação militar, e que o mesmo passou sua juventude vivendo mais tempo no exterior do que na Tailândia, em grande parte adquirindo formação educacional digna das elites mundiais, e, principalmente formação militar de primeira linha, tudo em grande discrição.


O agora King Vajiralongkorn (Rama X), assim como seu pai, sempre foi um grande admirador do militarismo britânico, e faz questão de copiar muitos estilos e ritos do Reino Unido em suas Forças Armadas. Na imagem, no canto esquerdo, està sua atual esposa, a ex-comissària de bordo Thai Suthida Vajiralongkorn, que foi nomeada General por ele mesmo, e hoje oficialmente é também Rainha da Tailândia. Imagem via Reuters.


Uma das poucas fotos divulgadas dos cursos dos quais o então Príncipe da Tailâmdia participou no Exército de seu país. Imagem Via Bangkok Post.
O Rei "Rama X" (Rama décimo) como é agora seu título, teve formação educacional secundária no Reino Unido na Millfield University de Nova Gales do Sul e no The King's School Parramatta (Austrália); efetuou formação militar na Academia Militar de Duntroon na Austrália e Fort Bragg nos USA. Foi integrado ao exército de seu país em 1975, e conseguiu concluir diversos cursos administrativos e operacionais até obter suas promoções ao oficialato superior, seguindo toda a sequência prevista para os todos os demais oficiais dentro da estrutura militar das Forças Armadas da Tailândia; porém, seu posto de General é outorgado por direito real para poder comandar as forças armadas de seu país.

Entre os diversos cursos que possui, o destaque é para sua formação como aviador civil e militar ( o mesmo é um grande apaixonado pela aviação), pois o também "General Maha", está habilitado a voar uma grande gama de aeronaves convencionais e jatos militares; entre eles o Northroph F-5 Tiger II e o Saab Grippen, sendo por isso um dos motivos que o mesmo passa grande parte do tempo na Alemanha (seu país preferido depois da Tailândia) e em outros países para realizar cursos e treinamentos diversos.
Imagem via Bangkok Post. Algumas das raras fotos da juventude de Sua Alteza Rei Rama 10° durante sua formação militar no The King's School Parramatta (Austrália). Foto de autor desconhecido via Bangkok Post.

Entre muitos outros cursos da formação militar do Rei "Rama X" estão uma diversidade de especializações tais como; Ações de Commandos, Forças Especiais, Sniper, Montanhismo, Busca e salvamento, Inteligência/Contra-inteligência, controle de tráfego naval, entre outros, todos efetuados em Forças Armadas de nações aliadas da Tailândia, principalmente nos USA, Reino Unido, e Israel. Hoje aos 65 anos de idade, o Rei "Rama X" possui uma formação militar mais diversificada e extensa que de qualquer outro Príncipe ou Rei da atualidade. Somente para comparação, todos os Príncipes da Família Real Britânica e de algumas outras famílias reais européias, tem por tradição servir a um dos ramos de suas Forças Armadas, porém todos acabam por partir para a reserva após atingir o posto de Capitão, para que possam se dedicar aos compromissos sociais e políticos de suas nações.
De acordo com o Bangkok Post, o então Príncipe Maha Vajiralongkorn já efetuou dezenas de vôos transportando suprimentos durante operações de ajuda humanitária para vítimas de calamidades naturais no Sudeste Asiático. Imagem via Bangkok Post.

Sempre que ocorrem situações de calamidades públicas quando da ocorrência de desastres naturais, o então Príncipe Maha Vajiralongkorn é  visto participando dos esforços de auxílios, sempre coordenando ou efetuando dezenas de vôos transportando suprimentos durante operações de ajuda humanitária para vítimas de calamidades naturais no Sudeste Asiático e outros países da Ásia, já que o mesmo também possui diversos cursos de formação na área de Defesa Civil, que vão desde cursos diversos de Bombeiro até cursos especiais na FEMA dos USA.
Uma das imagens do Príncipe em um exercício militar internacional foi com o 67th Tactical Fighter Squadron durante o exercício COMMANDO WEST IX, aonde pode voar com os F-15D da USAF.
Imagem via USAF/COMMANDO WEST IXThe 67th Tactical 


De acordo com as lendas que envolvem a relação do Prìncipe Maha com seu falecido pai, o Rei Bhumibol sempre foi muito exigente na formação educacional/moral do Príncipe Maha, forçando-o a estudar cultura geral e treinar artes marciais 16 horas por dia, o que tornou o então Príncipe um quase poliglota com grande facilidade em pelo menos 6 idiomas e fluência em inglês, alemão e francês, como também, um alto graduado em artes marciais antes dos 21 anos. Dentro dessas "lendas", uma delas também diz que o Rei Bhumibol determinou que uma comissão de professores fosse responsável pela avaliação em segredo do Q.I. do jovem Príncipe, e que o mesmo deveria receber todo o tipo de formação educacional até ser avaliado com pelo menos 110 de Q.I. antes dos 21 anos, caso contrário todos os seus professores arriscariam cair em desgraça em seu país, enfrentando penalidades severas...
 
O então Príncipe Maha Vajiralongkorn, certamente em Israel, pois ao fundo podemos identificar um Kfir Israelense.

De acordo com informações dos meios populares na Ásia, confirmada por amigos nativos da Tailândia e Japão, reza outra lenda da cultura moderna, que o personagem de videogame M. Bisom (Street Fighter, Capcom) foi inspirado na pessoa do Príncipe Maha, criado inicialmente para ser um super-heròi do mundo dos videogames, pois a fabricante desejava instalar uma fábrica na Tailândia e gozar de mão de obra barata e benesses fiscais. Porém a desvirtuação do estilo moral do personagem se deu à interferências políticas de investidores que são opositores do regime real tailandês no exterior, que acabaram por prevalecer quando a negociação para a instalação da fábrica na Tailândia não deu certo. E o que deveria ser uma homenagem discreta virou provocação política, mas o então Príncipe Maha acabou por não se importar com o fato.

O então Principe Maha Vajiralongkorn, tentando viajar "disfarçado" por uma companhia aérea comercial convencional? mas muitas vezes o disfarçe so ajudava a chamar mais a atenção... Imagem via Asia Sentinel.

A polêmica maior em torno da moral do Principe Maha em sua juventude se deve aos rumores de excessos em sua vida pessoal a partir dos 30 anos, que lhe valeram uma fama de "playboy excêntrico", e, de seus casamentos curtos, todos com pessoas não oriundas de famílias nobres, contrariando as regras para a nobreza. A exceção foi seu primeiro casamento com uma prima, que durou poucos anos. Suas aparições públicas sempre foram raras, mas quando ocorriam, sempre eram em festas badaladìssimas do jet set extravagante da Europa ou dos Estados Unidos. Apesar de seus esforços em se disfarçar como empresário, ator de cinema, ou simplesmente alguém extremamente rico, era impossível não notar a presença do "príncipe Tailandês" pelas roupas extravagantes e modelos belíssimas que o cercavam e o protegiam melhor que seus seguranças pessoais!
Outro episódio polêmico foi a  "punição" para sua 2a esposa, a Senhorita Srirasmi, que foi intitulada Princesa da Tailândia em junho de 2005, após ter dado à luz o Príncipe Dipangkorn Rasmijoti. A punição ocorreu em dezembro de 2014, quando o príncipe herdeiro da Tailândia divorciou-se da então Princesa Srirasmi , pondo fim ao casamento de 13 anos, depois de vários familiares desta terem sido detidos, acusados de corrupção e apoiarem uma tentativa de golpe. A princesa Srirasmi perdeu o seu  status real e nunca mais foi vista na Tailândia ou no exterior.
 
A "General Vajiralongkorn", agora tmabém acumula o t{itulo de Sua Alteza a Princesa Thai Suthida Vajiralongkorn.

Em 2016 a polêmica continua, quando o Principe Maha escolhe para sua esposa uma ex-comissària de bordo, Thai Suthida Vajiralongkorn. Em 2014, a srta. Suthida foi nomeada pelo Principe/General Maha como comandante da sua unidade de segurança pessoal. Em 2016, foi nomeada  General do Exército. Em 2019 foi declarada, oficialmente, Rainha.
Na Tailândia todos amavam sua Alteza Real Bhumibol Adulyadej, o falecido Rei da Tailândia que foi finalmente cremado, depois de passado um ano do seu falecimento em 2017, em uma mega cerimônia que foi organizada em parte pelo seu filho e sucessor o Príncipe Maha (agora Rei Rama X), pois a cerimônia de coroamento que o oficializa como Rei só pode ocorrer após um ou dois anos depois do funeral. Porém mesmo antes do falecimento do Rei Bhuminbol, o Principe Maha já administra desde 2015 com mão de ferro muitas instituições governamentais e financeiras de um país que é uma das grandes potências econômicas e militares do sudeste asiático.
Tal como seu pai, o  recém coroado "Rei Rama X" (décimo) possui uma personalidade de extremos, exercitando ora grande generosidades e benesses para todos, e ora punindo severamente opositores polìticos e grupos terroristas islâmicos que tentam se infiltrar no seu reino.

Fontes bibliográficas e referências:
Nikkey Asian Review, Embaixada da Thailandia no Brasil, Association of Southwest Asian Nations.
Saiba mais acessando a matéria em inglês do Bangkok Post:
https://www.bangkokpost.com/lifestyle/social-and-lifestyle/1148940/military-education
https://www.bangkokpost.com/print/1147537/
www.bangkok101.com/coronation-of-rama-x/
www.channelnewsasia.com/news/asia/thai-king-to-be-crowned-in-ancient-coronation-ceremony
Adaptado e atualizado da matéria original postada no site/blog  Orbis Defense às 10/29/2017 02:15:00 PM

Nenhum comentário: