quarta-feira, 1 de maio de 2019

Porta-aviões USS Jhon C. Stennis em Marselha


Por: Yam Wanders.

O porta-aviões USS Jhon C. Stennis (CVN 74) partiu hoje do porto de Marselha no sul da França, após sua semana de folga para a tripulação e reabastecimento genérico.

Durante essa semana do dia 27 de abril até esse dia 1o de maio, muitos militares tripulantes do porta-aviões americano participaram de atividades culturais oferecidas pela prefeitura de Marselha e também efetuaram ações sociais junto à população de Marselha, principalmente palestras em escolas, associações populares e centros culturais, onde esses militares da U.S. Navy explicam muitos assuntos referentes à presença da frota naval americana em sua mega operação no Mar Mediterrâneo, sobre a carreira militar na Marinha dos Estados Unidos e também sobre os laços culturais entre o povo americano e francês, inclusive com um jogo de futebol entre o time da tripulação do navio, os "Blue Stars" contra o time de Sapeurs-Pompiers de Marseille, jogo esse que ocorreu no estádio municipal com grande público presente.

A visita ao porto serve também como um gesto de gentileza entre a França e os Estados Unidos, que são aliados navais mesmo antes da aliança militar NATO/OTAN, já que o super porta-aviões poderia fazer sua escala em Nápoles, local da base permanente da U.S. Navy no âmbito das atividades da NATO/OTAN. Na parte técnica, a aportagem de uma embarcação dessa categoria serve para aperfeiçoamento das tripulações em seus procedimentos de atracamento em um porto inusual e outras manobras extra rotinas.
O porta-aviões atraiu a atenção de muitos na cidade portuária de Marselha, já que a base naval que rotineiramente recebe navios militares fica em Toulon, a alguns kilômetros de distância dali e é uma área super restrita aos civis.

O porta-aviões Jhon C. Stennis (CVN 78) não organizou visitação pública por questões de segurança, mas recebeu selectos membros da imprensa local, como foi o caso de nosso colaborador, o Dr. Jean-Michel Maurel, que foi recebido pela equipe de relações públicas da U.S. Navy e efetuou uma muito boa cobertura fotográfica da visita, e, gentilmente nos forneceu suas fotos!

Blog do especialista em Aviação Naval, Dr. Jean-Michel Maurel:

Page facebook:

Com informações via U.S. Navy, USS Jhon C. Stennis social comunication service e fotos de Dr. Jea-Michel Maurel via redação Orbis Defesa Europa.

Nenhum comentário: