terça-feira, 18 de outubro de 2016

Museu Aerosespacial realiza tradicional evento de Portões Abertos no Campo dos Afonsos


Por: Anderson Gabino

O Museu Aeroespacial, realizou no último Domingo (16) o seu tradicional evento "Portões Abertos 2016", que contou com a presença de um público estimado em torno de 30.000 pessoas, onde os quais puderam prestigiar a apresentação de várias atrações, seja elas no solo ou seja no ar. Este ano, o evento teve como temática ainda as comemorações alusivas aos 110 anos do primeiro voo de, Alberto Santos Dumont, com seu 14-Bis. Prestigiaram a festa várias atrações, que entreteram o público presente, tirando desde suspiros mais tensos, até os aplausos mais intensos após as apresentações.


Os portões foram abertos pontualmente as 9h, e o público como uma avalanche humana adentrou as dependências do Musal, e logo tomaram por inteiro as áreas de exibição estática. Como sempre o C-130 Hércules, que fica do lado externo dos hangares, foi um dos mais concorridos para ser visitado, ao seu lado o eterno C-115 Búfallo dividia um pouco as atenções. A Marinha do Brasil se fez representar com um helicóptero SH-16 Seahawk do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) e o Exército Brasileiro enviou um Helibras Fennec do Batalhão de Aviação do Exército.


As apresentações aéreas, foram uma constante durante o dia, Paraquedismo com a equipe de salto livre da Força Aérea Brasileira (FALCÕES), evolução da aeronave H-36 Caracal do 3º/8º GAv, voos de ultraleve, foram apenas uma das muitas atrações da festa. Mas o ponto máximo deste evento, não deixa de ser quando a Esquadrilha CEU toma os céus dos Afonsos, com seus RV-7/8 e começam as evoluções que deixam o público em total euforia, servindo de mestre de cerimonia para a Esquadrilha da Fumaça, que com seus A-29 façam, puderam realizar pela primeira vez uma apresentação no Campos dos Afonsos (ano passado por conta de condições climáticas desfavoráveis o EDA não pode se apresentar) onde é o seu berço de seu nascimento.



Após 40 minutos de muita adrenalina, e tantas outras manobras a Esquadrilha retorna ao solo, e para seu “Grã-Finale”, as sete aeronaves posicionam-se frente ao público, enchem seus motores de potência e o 01 da Esquadrilha, Ten-Cel Av Caldas dá o famoso comando: FUMAÇA JÁ!! E assim é feito por todos, e uma nuvem de fumaça cobre as aeronaves ao som de aplausos e gritos do público. E assim terminou mais um grande evento do Museu Aeroespacial, onde sempre fica um gostinho de quero mais, agora é esperar e contar nos dedos, mais 365 dias para o Portões Abertos 2017.


Galeria de Fotos: Clique na foto para expandir



























































































Nenhum comentário: