quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Corpo de Fuzileiros Navais em ação - Operação Formosa 2016

Na foto: Soldado Fuzileiro 1a Classe Wallace Duarte Pinto da Silva, já em seu turno de serviço no DASC 01 em Itatiba-SP.
Por: Yam Wanders

O setor operativo da Marinha, capitaneado pela Força de Fuzileiros da Esquadra, está mais uma vez empenhado com a Operação Formosa, que neste ano de 2016 não deixa de ser tão intensa como nos anos anteriores, apesar das dificuldades impostas pela conjuntura econômica atual. Inicialmente a tropa já está na estrada desde o dia 22 de setembro com o estabelecimento de pontos de apoio logísticos aos comboios que passam por rodovias desde o Rio de Janeiro até o Campo de Formosa em Goiás, e com isso melhorar não só a eficiência em suporte, como prover o devido descanso para os efetivos empregados e contribuir para a segurança de populações dos locais onde estas bases de apoio estão localizadas.

Enquanto uma parte da tropa está na estrada em operação, a outra se prepara fisicamente...

Nessas bases de apoio, existe estrutura de manutenção para as viaturas, alimentação e descanso para as tropas bem como pessoal especializado para atendimento de possíveis emergências de saúde dos contingentes em deslocamento.

Com uma distância de aproximadamente 1.600 km a partir do Rio de Janeiro, o exercício seria impossível de ser efetuado sem o apoio do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais.

“Você não terá dificuldade para provar que batalhas, campanhas e até guerras foram ganhadas ou perdidas principalmente devido à logística”.General Dwight D. Eisenhower


Contra-Almirante (FN) José Luiz Corrêa da Silva recebido pelo 2o Tenente (AFN) Wagner de Almeida Francisco, comandante do DASC 01 em Itatiba.

MISSÃO DO BATALHÃO LOGÍSTICO DOS FUZILEIROS NAVAIS:

"Planejar e supervisionar o aprestamento das Unidades Subordinadas para prover destacamentos especializados em apoio aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, com vistas à realização de operações terrestres de caráter naval.
Avaliar a eficiência das estruturas e métodos organizacionais vigentes na Tropa de Reforço e propor os seus aperfeiçoamentos.
Avaliar e rever continuamente os procedimentos táticos e logísticos de Fuzileiros Navais e propor os seus aprimoramentos.
A fim de contribuir para realização de operações terrestres de caráter naval."

Contra-Almirante (FN) José Luiz Corrêa da Silva cumprimenta os militares do DASC 01.





Pessoal da equipe de manutenção do Batalhão Logístico; So Sidnei Feliciano Matos, Sgt Hugo Brum Santos, Sgt Tiago Rodrigo Barroso, Cb Vitor Siqueira de Moura.

O Sgt Enfermeiro Valdeison Paiva Rocha






















Nenhum comentário: