domingo, 7 de agosto de 2016

Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre suas portas para visitação e conta uma pouco das suas histórias

Próxima visita à Escola de Cadetes de Campinas acontece no dia 21 de agosto (Foto: Divulgação/EsPCEx)
Por: Redação OD

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) de Campinas (SP),  é considerada uma das sete maravilhas da cidade após votação via internet em 2007,  passou a fazer parte de um roteiro de visitações da Prefeitura. As pessoas que tiverem interesse poderão conhecer curiosidades de locais do município que antes tinham acesso restrito - como é o caso da EsPCEx.


Descobrir o motivo das paredes cor de rosa do prédio com mais de meio século de história, é uma das razões que motiva as pessoas a participarem das visitações. Segundo o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Gustavo Dutra, o local, antigamente, era uma fazenda. “Era a Fazenda Chapadão. As residências dos fazendeiros que aqui existiam à época, eram dessa cor, porque não havia tinta, então eles faziam uma mistura de terra, óleo, e sangue de boi. E dava essa coloração, que hoje a escola tem”, conta o comandante.

Curiosidades

Lustre no Salão Nobre da Escola de Cadetes
tem mais de 1200 cristais (Foto: Reprodução EPTV)
Outras curiosidades chamam atenção na Escola de Cadetes. No Salão Nobre do prédio, existe um grande lustre, com mais de 600 quilos e 1,2 mil cristais. O objeto foi doado pela Prefeitura, e anteriormente, ficava no Teatro Municipal da cidade. Ainda no Salão Nobre, existe uma réplica da espada de Duque de Caxias, militar brasileiro morto em 1880. Durante as visitas, os militares acompanharão as pessoas, que poderão conhecer os alojamentos e diversas histórias da escola.


A advogada Flávia de Oliveira, que participou da visitação, disse que os passeios funcionam para aproximar a população dos militares. “Isso é bom porque desmistifica essa coisa de que o militar é aquele ser intocável, que não está próximo. Não, não é nada disso”, conta ela. A próxima visita à Escola Preparatória de Cadetes de Campinas (SP) será no dia 21 de agosto, mas será possível se inscrever a partir do dia 15, através do site da Prefeitura. São 60 vagas, e outras 20 para a lista de espera. Para mais informações sobre o passeio, o telefone é (19) 2116-0749.

FONTE: G1

Nenhum comentário: