quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Como a China está dominando as Américas enquanto os EUA estão ocupados no Indo-Pacífico

Imagem ilustrativa. Arte via redação OD/Genebra.

Por Sakshi Tiwari

A China está em uma expansão econômica e militar para além da Ásia há algum tempo. O enorme capital que possui permitiu-lhe fazer incursões da Ásia à África. A Chinese Belt and Road Initiative (BRI) tem sido uma ferramenta que Pequim tem usado para promover sua ambição de assumir o papel de potência mundial.

No entanto, há uma região onde os Estados Unidos desfrutaram de vantagem contra sua arquirrival China, apesar dos esforços desta para expandir sua presença. No entanto, a China agora aumentou muito suas perspectivas e ações.

A China assinou um novo acordo com líderes latino-americanos e caribenhos para fortalecer as relações em praticamente todos os aspectos da vida, no que um especialista descreveu como um esquema para 'assumir o controle da região, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

Pequim concordou em fornecer à região tecnologia nuclear "civil" para ajudar no desenvolvimento de programas espaciais "pacíficos", construir redes 5G do tipo que Washington teme que sejam usadas para espionar as pessoas e conseguir empréstimos mais baratos e financiamento para “elaboração de planos de desenvolvimento”, como parte do acordo.


A China também prometeu criar escolas e patrocinar aulas de ensino da língua e da 'cultura' chinesas, apesar do fato de que tais instituições foram criticadas no passado por espalhar propaganda estatal e restringir a independência acadêmica.

Segue-se décadas de investimento e desenvolvimento chinês na América Latina e no Caribe, com centenas de bilhões de dólares despejados na região para construir infraestrutura crítica como portos, estradas e usinas de energia, no que muitos vêem como uma tentativa de comprar poder e influência no "Quintal dos EUA".

“É absolutamente ambicioso que a China se torne a influência dominante na América Latina”, disse Mateo Haydar, pesquisador da Heritage Foundation, em resposta à última série de negócios (informação do Daily Mail).

“O desafio é abrangente e há um interesse militar e de segurança nisso. Essa ameaça está crescendo e é um tipo de ameaça diferente do que vimos com os soviéticos ”, disse ele ao Washington Examiner.

O professor Evan Ellis, do US Army War College, acrescentou: “Os chineses não declaram abertamente que querem assumir o controle da América Latina, mas eles definem claramente uma estratégia de engajamento multidimensional que, se bem-sucedida, expandirá significativamente sua influência e geram enormes preocupações de inteligência para os Estados Unidos ”.

Entre 2005 e 2009, o investimento chinês em projetos totalmente novos na América Latina aumentou de 4% para 6,8% em um período de cinco anos encerrado em 2019, de acordo com o banco de dados FDI Markets. Segundo Jorge Heine, ex-embaixador do Chile na China, Pequim começou a investir no Chile há apenas cinco anos e agora é a principal fonte de dinheiro estrangeiro do país sul-americano, disse um relatório anterior do Voa News.


Em 2017, a China estendeu sua Belt and Road Initiative (BRI) para a América Latina e o Caribe, sinalizando um crescente interesse na região. Apesar de a América Latina e o Caribe estarem entre as últimas regiões a aderir ao programa, 19 dos 24 países dessas regiões que reconhecem a China aderiram a partir de 2021 na esperança de atrair investimentos chineses.

Infográfico cortesia do Daily Mail UK via Eurasian Times

Um acordo para mudar o jogo?

O acordo, formalmente conhecido como 'Plano de Ação Conjunta para Cooperação em Áreas-Chave', foi assinado no mês passado pela China e a CELAC, uma aliança de estados da América Latina e do Caribe, incluindo grandes atores como Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, e Chile, disse o Daily Mail.

Embora carente de detalhes, apresenta uma ampla estrutura para as relações da China com a área até 2024, comprometendo-se a fortalecer os vínculos entre governos, bancos, empresas e instituições educacionais.

A maioria dos compromissos parece lugar-comum - promessas de proteger o meio ambiente, desenvolver tecnologia verde e promover igualdade e sustentabilidade, por exemplo - mas alguns poderiam dar ao Pentágono um motivo de preocupação.

O primeiro é o compromisso de compartilhar tecnologia nuclear e estimular “importantes projetos práticos”, como a formação de cientistas, para “colocar em prática as vantagens da tecnologia da energia nuclear”.

O acordo estipula que isso será 'pacífico' e, em outro lugar, compromete as partes a alcançar o 'desarmamento nuclear', mas a tecnologia usada para enriquecer o combustível nuclear pode ser reciclada para fabricar material adequado para armas para uso em bombas.

Nos últimos meses, Washington tem emitido avisos mais frequentes sobre empresas chinesas ajudando os militares, e é provável que se preocupe que quaisquer empresas nucleares civis que se estabeleçam na América do Sul estejam sendo exploradas para um propósito duplo.

Para colocar as coisas em perspectiva, o governo chinês nos últimos anos implementou incentivos financeiros e tecnológicos para estimular as exportações de energia nuclear e impulsionar seu setor nuclear para outros mercados, incluindo legislação que auxilia as exportações nucleares financeira e tecnologicamente.

O negócio nuclear da China se beneficia da mesma vantagem que impulsionou a Rússia ao domínio global: propriedade estatal, que ajuda o país a enfrentar os desafios orçamentários, mitigar danos públicos desastrosos e fornecer segurança e apoio diplomático, diz um artigo anterior do Conselho Atlântico.

Da mesma forma, o compromisso da China de ajudar no desenvolvimento de programas espaciais para a 'exploração pacífica do espaço' certamente causará espanto.

Pequim tentou passar os lançamentos de satélites de vigilância como satélites de "comunicação" no passado e recentemente refutou as acusações de que havia testado um veículo orbital hipersônico, alegando que era na verdade uma espaçonave civil destinada à "exploração pacífica do espaço".

Tem havido uma corrida espacial intensa entre a China e os Estados Unidos, com os primeiros melhorando suas capacidades e realizando lançamentos de teste sofisticados no ano passado. Até a Rússia está colaborando com a China para seus lançamentos. Agora, a cooperação espacial chinesa com países que os EUA consideram seu quintal pode causar mais atritos.

O acordo também promete mais cooperação nas áreas de “infraestrutura digital, equipamentos de telecomunicações e 5G”.

Desde que ficou claro que Pequim estava avançando na corrida para desenvolver as novas redes de comunicação do mundo, os EUA estão envolvidos em uma guerra por procuração com a China sobre o lançamento da tecnologia 5G.

https://twitter.com/Osinttechnical/status/1465164484276850694?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1465164484276850694%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Feurasiantimes.com%2Fchina-conspires-to-seize-the-americas-while-busy-in-indo-pacific%2F

O ex-secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo fez forte lobby nos últimos anos da presidência de Trump para persuadir as nações ocidentais e aliados dos EUA a abandonar a tecnologia, dizendo que ela poderia ser usada para espionar usuários.

Os EUA, desde então, garantiram que seus aliados proibissem a China de testes 5G e sancionaram a gigante chinesa das telecomunicações Huawei, que considera ter ligações com os militares chineses.

Também teve tensões diplomáticas com países como os Emirados Árabes Unidos, que se recusaram a sancionar a empresa e, essencialmente, deram entrada na China para cooperação em 5G, um precedente que considera prejudicial à sua segurança e a de seus aliados. Portanto, esta é outra área potencial de preocupação para os EUA.

A China e os países latino-americanos também concordaram em estabelecer cooperação militar direta, supostamente para combater o terrorismo e desmantelar redes criminosas organizadas (um tanto duvidoso isso...).

Ao lidar com os perigos, os dois lados afirmaram que compartilharão conhecimentos, políticas, tecnologia e experiências, o que implica algum nível de colaboração e compartilhamento de inteligência entre suas tropas e as forças policiais.

A presença de tropas chinesas tão perto de casa em qualquer capacidade pode ser uma área que os Estados Unidos traçam as linhas vermelhas. Também é indicativo da ação reversa da parte chinesa. Como os EUA têm presença na região Ásia-Pacífico na vizinhança chinesa, a China parece estar se expandindo perto dos Estados Unidos (Vide reportagem da Orbis Defense sobre a presença de tropas chinesas no Canadá disfarçadas de turistas e esportistas. Link ao final da matéria).

Outras promessas parecem ser uma continuação dos projetos de infraestrutura já em andamento na região, muitos dos quais estão sendo construídos como parte da iniciativa multibilionária do Belt and Road da China.

Aprofundar as conexões comerciais e financeiras, incluindo investimento e financiamento para “planos de desenvolvimento elaborados”, e auxiliar na “transição para a energia verde” através da construção de novas usinas de energia estão entre eles.

A China também ofereceu assistência para o desenvolvimento de petróleo, gás e mineração, alegando que as iniciativas verdes terão precedência sobre os combustíveis fósseis.

Embora a região da América Latina e do Caribe tenham sido tradicionalmente os bastiões dos Estados Unidos, a China tem feito incursões rápidas na região com seu enorme capital econômico e o projeto carro-chefe de Xi Jinping, o BRI.

Recentemente, muitos países da região, que antes eram avessos à China, começaram a buscá-la em busca de comércio, investimento e a ajuda que os chineses são capazes de fornecer. Isso certamente fez da região outra área de intensa rivalidade entre os EUA e a China.

No entanto, os Estados Unidos começaram a retaliar. Biden despachou equipes diplomáticas para a América do Sul em setembro do ano passado com o objetivo de expandir seu projeto 'Build Back Better', que se originou como um plano para reconstruir os Estados Unidos após a pandemia de Covid-19.

As 'viagens de escuta' tinham como objetivo encontrar projetos em que os Estados Unidos pudessem participar, superando assim a China com produtos de maior qualidade e um melhor histórico de entrega.

Portanto, espera-se que a disputa entre as duas mega potências cresça em face da ambiciosa expansão da China e da reação americana em face dela. Isso coloca o papel dos Estados latino-americanos e caribenhos na linha de frente.

Por Sakshi Tiwari para o Eurasian Times em 5 de janeiro de 2022. Via redação Orbis Defense Europe/Genebra.

Título original: Dragon At US’ Backyard: How China Plans To ‘Seize’ The Americas While Washington Gets Busy In Indo-Pacific

Link para a matéria original: https://eurasiantimes.com/china-conspires-to-seize-the-americas-while-busy-in-indo-pacific/?fbclid=IwAR0WwbvprU_Sebw71CYV72aLjyUa6wczucn9uVUgWArUF-5mbz0m31Qvan0

Link para a matéria de base no Daily Mail UK:

https://www.dailymail.co.uk/news/article-10364663/China-plots-Latin-America-new-action-plan.html

Link para matéria sobre militares chineses no Canadá:

https://orbisdefense.com/vazamento-de-informacoes-do-ppc-chines-reaviva-discussoes-sobre-tropas-chinesas-disfarcadas-no-canada/

https://orbisdefense.blogspot.com/2020/12/vazamento-de-informacoes-da-china.html

Nenhum comentário: