domingo, 4 de outubro de 2020

Ministro da Defesa russo analisa 5 anos de operação na Síria

Forças especiais russas em ação na Síria. Foto de autor desconhecido divulgada pelo MoD da Rússia.

Por: redação OD Europe.

Em 30 de setembro de 2020, marcou-se 5 anos desde o início da operação russa na Síria. Tudo começou depois que Damasco lançou um convite oficial para o Exército Russo ajudar o governo legalista sírio e libertar o país de grupos terroristas islâmicos e outros atores internacionais interessados.

Neste dia de 2015, o Conselho da Federação deu seu consentimento ao presidente russo, Vladimir Putin, para usar as Forças Armadas russas na Síria. A decisão foi uma resposta ao apelo oficial do Presidente sírio Bashar al-Assad.

“No período especificado, a situação na Síria acabou sendo crítica. A situação emergente ameaçava a derrota do exército ativo e, como resultado, o colapso do próprio Estado sírio. Os terroristas (rebeldes e o ISIS) controlavam mais de 70 por cento do território do país, continuando a avançar em todas as direções, expulsando as tropas do governo de suas posições ”, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em uma entrevista.

O ministro lembra que com armas nas mãos contra o estado sírio e o povo da Síria estavam “formações armadas com motivação ideológica, dignas e treinadas militarmente, cujos membros se opunham ao resto do mundo”.

“Às vezes, nas discussões que continuam até hoje, surge a pergunta: a Rússia fez a coisa certa ao assumir essa difícil tarefa? Mas toda vez pode-se argumentar que a missão era necessária na Síria, e a decisão de iniciar uma operação militar foi acertada, senão a única possível ”, disse Shoigu.

A fase ativa da operação russa durou 804 dias, de 30 de setembro de 2015 a 11 de dezembro de 2017. Em seu início, os terroristas controlavam mais de 70% do território da Síria, atacavam em todas as direções e pressionavam as tropas governamentais em todos os lugares.

“Em algum momento, ficou claro que essa força não era mais uma ameaça direta para a região, mas para o mundo inteiro. Incluindo a Rússia. Era uma estrutura que pretendia impor sua própria ordem a toda a humanidade no futuro ”, enfatizou Shoigu.

Shoigu explicou que a Rússia conseguiu prevenir o colapso do Estado sírio, parar a guerra civil, derrotar o ISIS e também infligir sérios danos a todo o submundo terrorista internacional, interrompendo seus canais de abastecimento de recursos e finanças.

Além disso, mais de 3.000 cidadãos russos que partiram para lutar nas fileiras de organizações terroristas e que planejavam se envolver em atividades terroristas após seu retorno foram impedidos de entrar no território da Rússia. Do ponto de vista geopolítico, com sua presença militar na região, a Rússia conseguiu manter o equilíbrio de poder no Oriente Médio e atuar como um grande fiador da segurança regional.

Mapa via southfront.


Mais de 130.000 terroristas foram mortos desde o início da operação militar russa na Síria.

“Com o apoio da aviação russa, as forças armadas sírias libertaram 1.024 assentamentos de terroristas, com o que 88% do território do país ficou sob o controle de tropas do governo e milícias.

Hoje, o governo sírio controla 1.435 assentamentos. Cumprindo as tarefas de combate ao terrorismo no total, as Forças Aeroespaciais Russas realizaram mais de 44.000 missões na Síria. Durante as fases ativas das operações para libertar as principais cidades sírias, como Palmyra, Aleppo e Deir ez-Zor, a intensidade do uso da aviação atingiu cem ou mais surtidas por dia, com aviões fazendo de 3 a 4 saídas todos os dias, o ritmo foi mais do que impressionante! O número máximo de surtidas por dia foi de 139 registrado em 20 de novembro de 2015, durante uma série de operações para destruir destacamentos de terroristas islâmicos ”, disse Shoigu.

A eficácia do uso de armas russas, segundo Sergei Shoigu, está fora de dúvida, e desta vez ela confirmou seu poder e potencial. Os bombardeiros Tu-22M3, equipados com os mais modernos sistemas de orientação, realizaram 47 ataques em grupo contra alvos terroristas descobertos pela inteligência nas províncias de Deir ez-Zor, Homs e Raqqa.

Esses veículos de combate, que estão a serviço das Forças Aeroespaciais Russas, realizaram 369 surtidas a uma distância de até 2,5 mil km, destruindo 215 instalaçéoes  de militantes terroristas.

Os mísseis de cruzeiro de longo alcance de alta precisão Kalibr e Kh-101 foram usados ​​para atingir os alvos mais importantes. Em particular, 100 ataques foram feitos à partir de navios e submarinos da Marinha Russa, e aeronaves estratégicas operando em intervalos de 500 a 1.500 quilômetros atigiram 66 vezes os alvos de terroristas islâmicos. Ressalta-se que cada um dos mísseis disparados atingiu os alvos designados sem nenhuma perda.

“Pela primeira vez, os pilotos da aviação naval participaram dos combates para derrotar os alvos do ISIS na Síria, cujos aviões voaram do pesado cruzador almirante da frota da União Soviética NG Kuznetsov.” incluindo 117 ataques à noite. Por conta dos pilotos de aeronaves baseadas em porta-aviões, 1252 destruíram instalações terroristas, “- o chefe do Ministério da Defesa russo citou fatos sobre a operação especial síria.

Resumindo os resultados da operação síria, o Ministro da Defesa escreve que a implantação de duas bases militares russas em caráter permanente com base no acordo russo-sírio na Síria tornou-se o resultado e a vantagem mais importante para nós na luta contra o terrorismo no Oriente Médio.

“Um deles, em Khmeimim, é um campo de aviação de primeira classe, capaz de receber todos os tipos de aeronaves desde helicópteros a pesados ​​aviões de transporte militar e aeronaves de ataques estratégicas. Uma moderna infraestrutura militar e social foi criada na base aérea: 5 cidades residenciais, 1337 módulos residenciais, três um parque para equipamentos, armazenamento de armas de aeronaves, combustíveis e lubrificantes e material, um hotel e outras instalações sociais.

Foram construídos abrigos para aeronaves de combate e helicópteros. Outra base militar russa na Síria, localizada em Tartus, tem status de centro de logística da Marinha Russa. É uma área de água fechada, o que permite acolher dezenas de navios. Todos os piers de navios são equipados com sistemas de suporte de vida, plataformas de descarga, um complexo de reparos para manutenção e pequenas reparações de navios e embarcações ”, disse Sergei Shoigu.

O Ministro observou que uma infraestrutura portuária completa foi criada em Tartus não apenas para o trabalho de combate, mas também para o descanso da tripulação. Em geral, todos os militares russos que executam tarefas na Síria vivem em condições confortáveis ​​e recebem tudo o que tinham em suas guarnições. Assim, no território das bases militares existem: um parque de reabilitação, um pomar, uma área de lazer com um cibercafé e uma fonte. Ao mesmo tempo, continuamos a melhorar as condições de vida, o serviço e o trabalho do pessoal militar e civil russo na Síria.

“A operação na Síria demonstrou as capacidades fundamentalmente aumentadas das Forças Armadas russas, a capacidade de defender com sucesso os interesses nacionais em qualquer lugar do mundo, bem como a prontidão para fornecer assistência militar a seus aliados e parceiros. Fortaleceu a autoridade da Rússia, aumentou a influência internacional, neutralizando as tentativas dos concorrentes geopolíticos de isolar política e diplomaticamente nosso país ”, concluiu o chefe do Ministério da Defesa da Rússia.

  • Com texto do MoD da Rússia via STF Analisys & Intelligence e adaptado ao português brasileiro por redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário: