terça-feira, 18 de agosto de 2020

Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil é premiado melhor instrutor do ano no WHINSEC nos EUA

O Capitão de Corveta do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil (equivalente a Major) Adelton Ferreira Dias, (2018-2020) Escola de Liderança e Tática (SLT), Chefe da Divisão de Tática, foi nomeado Instrutor do Ano do TRADOC, na categoria Oficial. Foto via U.S. Army/WHINSEC.

Por: redação OD Europe.

Ex-instrutor de nação parceira do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation ( WHINSEC), O Capitão de Corveta do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil (equivalente a Major) Adelton Ferreira Dias, (2018-2020) Escola de Liderança e Tática (SLT), Chefe da Divisão de Tática, foi nomeado Instrutor do Ano do TRADOC, na categoria Oficial. Pela quarta vez, nos últimos cinco anos, um instrutor WHINSEC foi reconhecido por suas qualidades excepcionais.

De um pool disponível de aproximadamente 10.000 instrutores, 68 candidatos foram avaliados por 17 juízes de 14 escolas e da Universidade do Exército para uma das sete categorias que comprometem a competição do TRADOC.


Durante sua gestão no Instituto, Dias ministrou quatro cursos no âmbito do SLT. Ele também forneceu instruções sobre Técnicas Conjuntas de Resposta a Desastres, Contra Ameaça Transnacional, Assistência Médica, Análise de Rede de Ameaças Transnacionais e Cursos de Assistência Médica na área de Direitos Humanos e Democracia. Além disso, ele concluiu o mestrado em Relações Internacionais na Troy University em dezembro de 2020.

Devido à pandemia COVID-19, este ano o reconhecimento do TRADOC de seus melhores dos melhores foi celebrado por meio de uma cerimônia virtual, organizada pelo General Paul E. Funk II, Comandante Geral do TRADOC, em 6 de agosto de 2020.

Em nome do General Funk, o Major General Donahue Commanding General Maneuver Center of Excellence, e COL Suggs, WHINSEC Commandant, entregou o prêmio ao Capitão de Corveta FN David Manhaes, representante do Capitão de Corveta FN Dias, na sede do MCoE, durante a cerimônia.

LCdr Dias concluiu sua tarefa aqui no Instituto e voltou ao Brasil no início de abril.

“Tinha expectativas muito altas quando cheguei ao WHINSEC em 2018. Sabia que seria uma grande oportunidade de me aprimorar pessoal e profissionalmente. O WHINSEC é um Instituto muito único e desafiador”, disse o Comandante Dias.

Dias acrescentou: “É uma grande responsabilidade, o WHINSEC não só cria condições realistas para melhorar a segurança no Hemisfério Ocidental, mas também destaca a importância da democracia e dos direitos humanos durante todo o processo”.
É casado com Thalita Dias, ex-oficial da Marinha. Eles compartilham dois filhos Caio, de cinco anos, e Ana Beatriz, de um ano. Sua filha mais nova nasceu em Fort Benning, Geórgia, no Martin Army Community Hospital.

Quando está de folga, Dias gosta de competir no judô e no Jiu-Jitsu. Ele é faixa preta de judô e faixa-roxa de jiu-jitsu brasileiro. Seus hobbies incluem competir em triatlos, leitura e atividades ao ar livre com a família. Seu lugar preferido para visitar e curtir o tempo em família são as praias do Rio de Janeiro.

Imagens de confraternização do 7 de Setembro no WHINSEC.[/caption]


Sobre o Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança (WHINSEC)

Missão

A missão do Instituto é encontrada no Título 10, USC, Seção 343 (Lei Pública 114-328) incluída na Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) para o ano fiscal de 2017. A missão original foi incluída no ano fiscal de 2001 NDAA. Em ambos, a missão é declarada como "propósito".

O objetivo do Instituto é fornecer educação e treinamento profissional a pessoal elegível de países do Hemisfério Ocidental dentro do contexto dos princípios democráticos estabelecidos na Carta da Organização dos Estados Americanos (tal carta sendo um tratado com o qual os Estados Unidos é parte), ao mesmo tempo que fomenta o conhecimento mútuo, a transparência, a confiança e a cooperação entre os países participantes e promove os valores democráticos, o respeito pelos direitos humanos e o conhecimento e compreensão dos costumes e tradições dos Estados Unidos.
WHINSEC é uma instituição educacional do Departamento de Defesa. O Exército foi nomeado Agente Executivo e colocou o Instituto subordinado ao Centro de Armas Combinadas, Fort Leavenworth, KS, um componente do Comando de Treinamento e Doutrina do Exército dos EUA em Fort Eustis, VA.

O WHINSEC, como parte do Departamento de Defesa, compartilha os valores da Profissão das Armas com as forças de segurança do Hemisfério Ocidental por meio da educação e do treinamento que oferece. 

Esses valores, de acordo com os princípios democráticos consagrados na Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), são promulgados em todos os cursos. Os assuntos incluem: Estado de Direito, Direitos Humanos e Democracia, Democracia e as Forças Armadas, o primado da Autoridade Civil sobre as Forças Armadas e Ética, todas características de uma profissão.

Saiba mais acessando:
  • Com informações do U.S. Southern Command (SOUTHCOM), U.S. Army Training and Doctrine Command Western Hemisphere e Institute for Security Cooperation (WHINSEC) via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário: