domingo, 5 de janeiro de 2020

Relatório investigativo de jornalista israelense afirma que governo Obama impediu Israel de neutralizar o general Soleimani em 2015

O ataque israelense contra o general iraniano Soleimani se daria por meios aéreos e em território Sírio. Também estavam previstas ações dentro do território iraniano contra instalações de tecnologia nuclear iraniana suspeitas . Imagem ilustrativa via IDF.

Por Tyler O'Neill.

Quando o presidente Donald Trump deu a ordem para matar o líder da Força Quds do Irã, o general Qasem Soleimani, ele não apenas deu uma resposta proporcional à invasão da Embaixada dos EUA nesta semana, mas também reverteu uma política nefasta do governo Obama. Segundo um relatório investigativo jornalistico independente de 2018, Israel estava "à beira" de neutralizar Soleimani em 2015, mas o então presidente Obama frustrou o plano. 


O "vazamento" do plano se deu através de autoridades do governo Obama, que sob ordem desse,  alertaram a liderança iraniana do plano, revelando que Israel estava acompanhando de perto o general iraniano, perto de Damasco, em suas viagens clandestina à Sìria para organizar os contingentes do ISIS. O incidente, segundo o relatório, "provocou uma forte discordância entre os aparelhos de segurança e inteligência israelenses e americanos em relação ao assunto e também em toda a estrutura de cooperação entre Israel e EUA".

A administração Trump, por outro lado, deu a Israel uma luz verde para assassinar Soleimani, de acordo com um relatório de 1 de janeiro de 2018 do jornal do Kuwait Al-Jarida . O jornal citou uma fonte em Jerusalém dizendo que "existe um acordo americano-israelense" de que Soleimani é uma "ameaça aos interesses dos dois países na região". Segundo o  Haaretz ,  geralmente consideram que a Al-Jarida é uma plataforma para o governo israelense disseminar sua mensagem a outros governos do Oriente Médio.

O presidente Barack Obama frequentemente desprezava Israel, considerado por muitos o melhor aliado da América no Oriente Médio. No entanto, as notícias de que o governo Obama impediu Israel de assassinar o líder da Força Quds parecem particularmente significativas, uma vez que o governo Obama também manteve oculta dos meios públicos uma lista de aproximadamente 500 soldados americanos que foram assassinados por ataques iranianos no Iraque e Síria. Como a Força Quds lidera as operações do Irã fora da República Islâmica, Soleimani seria responsável por todas essas mortes.

O governo Obama também removeu sanções econômicas do Irã como parte do Plano de Ação Conjunto Conjunto, conhecido geralmente como acordo nuclear ou acordo com o Irã, assinado em 2015. Como parte do acordo, os EUA transferiram grandes somas de dinheiro. As estimativas variam de quanto dinheiro o Irã recebeu no acordo, variando de US $ 400 milhões a US $ 150 bilhões, com um pagamento em dinheiro de US $ 1,8 bilhão. Muito pouco desse dinheiro foi destinado a melhorar a estrutura de vida do povo iraniano. A maior parte foi destinada ao financiamento de US $ 20 bilhões do Irã e à sua agenda expansionista e apoio ao ISIS.

 A milícia iraquiana Kata'ib Hezbollah, apoiada pelo Irã, começou a escalada das tensões com um ataque com foguetes contra uma base de coalizão liderada pelos EUA em 27 de dezembro. Esse ataque matou um empreiteiro americano e deixou muitos americanos e iraquianos feridos. Segundo o Pentágono, Soleimani ordenou esse ataque.

Em resposta, os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra a milícia, matando 25 milicianos. Em retaliação, os milicianos invadiram a Embaixada dos EUA em Bagdá, invadindo o solo americano. O Pentágono afirmou que Soleimani "aprovou os ataques à embaixada dos EUA em Bagdá que ocorreram nesta semana". Matar Soleimani é uma resposta poderosa ao ataque à embaixada, um ataque que, sem dúvida, constituiu um ato de guerra.

Segundo o Pentágono, "o general Soleimani estava desenvolvendo ativamente planos para atacar diplomatas e militares americanos no Iraque e em toda a região. O general Soleimani e sua Força Quds foram responsáveis ​​pela morte de centenas de americanos e membros da coalizão e pelo ferimento de milhares". 

Se o Pentágono estiver correto e Soleimani orquestrou a invasão da Embaixada dos EUA, o ataque aéreo contra ele é proporcional. Se a guerra vier, será culpa do Irã, não de Trump.

Também será culpa do governo Obama, que frustrou a tentativa de Israel de parar Soleimani há cinco anos. Quantos americanos morreram porque o governo Obama impediu Israel de realizar essa neutralização?

Os principais pontos do relatório publicado por Tyler O'Neil para o site PJ Media e Jihad Watch e pelo Al Jareeda e Haaretz

A agência de notícias Ma'an, com sede em Belém, citou uma reportagem do Kuwait no sábado, que o presidente dos EUA, Barack Obama, frustrou um ataque militar israelense contra as instalações nucleares do Irã em 2014, ameaçando abater jatos israelenses antes que eles pudessem alcançar seus alvos no Irã.

Após a ameaça de Obama, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu foi forçado a abortar o planejado ataque do Irã.

De acordo com Al-Jarida, o governo Netanyahu tomou a decisão de atacar o Irã em 2014 algum tempo depois que Israel descobriu os Estados Unidos e o Irã desenvolviam negociações secretas sobre o programa nuclear do Irã e estava prestes a assinar um acordo a esse respeito sem informar Israel.

O relatório afirmava que um ministro israelense  que tem bons laços com o governo dos EUA vazou o plano de ataque ao secretário de Estado John Kerry, e que Obama ameaçou derrubar os jatos israelenses antes que eles pudessem alcançar seus alvos no Irã.

O jornal Al-Jarida citou fontes "bem colocadas" dizendo que Netanyahu, juntamente com o ministro da Defesa Moshe Yaalon e o então ministro das Relações Exteriores Avigdor Liberman, decidiram realizar ataques aéreos contra o programa nuclear do Irã após consultas com os principais comandantes de segurança.

Segundo o relatório, “Netanyahu e seus comandantes concordaram, após quatro noites de deliberações, em encarregar o chefe de gabinete do Exército Israelense, Benny Gantz, de preparar uma operação qualitativa contra o programa nuclear do Irã. Além disso, Netanyahu e seus ministros decidiram fazer o que pudessem para impedir um possível acordo entre o Irã e a Casa Branca, porque tal acordo é, supostamente, uma ameaça à segurança de Israel. ”

As fontes acrescentaram que Gantz e seus comandantes prepararam o plano solicitado e que os caças israelenses treinaram por várias semanas para garantir que os planos funcionassem com sucesso. Os jatos israelenses até realizaram vôos experimentais no espaço aéreo do Irã depois que eles conseguiram romper os radares.

O ex-diplomata norte-americano Zbigniew Brzezinski, que fez uma campanha entusiasmada por Obama em 2008, pediu que ele derrubasse aviões israelenses se atacassem o Irã. “Eles precisam sobrevoar nosso espaço aéreo no Iraque. Vamos apenas sentar e assistir? ”, Disse o ex-conselheiro de segurança nacional do ex-presidente Jimmy Carter em uma entrevista ao Daily Beast.

"Temos que levar a sério a negação desse direito", disse ele. “Se eles sobrevoam, você sobe e os confronta. Eles têm a opção de voltar atrás ou não. Ninguém deseja isso, mas poderia ser uma 'Liberdade' ao contrário. '”…

Texto com partes da matéria original de Tyler O'Neil para o site PJ Media e Jihad Watch.

Tyler O'Neil é editor sênior da PJ Media, e um comentarista e escritor, publicando matérias investigativas para inúmeras sites e jornais, incluindo The Christian Post, National Review, The Washington Free Beacon, The Daily Signal, AEI's Values ​​& Capitalism, e o Colson Center's Breakpoint. Suas matérias são também republicadas pelo reconhecido Jihad Watch, Arutz Sheva Israel News e muitos outros sites de assuntos do Oriente Médio.

Referências:

http://www.israelnationalnews.com/News/News

https://www.jihadwatch.org/2015/03/report-obama-threatened-to-shoot-down-iaf-iran-strike

https://www.jihadwatch.org/2020/01/obama-stopped-israel-from-killing-soleimani-in-2015-threatened-to-shoot-down-iaf-strike-on-iran

https://pjmedia.com/trending/obama-administration-stopped-israel-from-assassinating-soleimani-in-2015-report-says/

https://www.breakingisraelnews.com/142705/report-obama-thwarted-israeli-plans-to-kill-soleimani-in-2015-by-leaking-plans-to-iran

Nenhum comentário: