quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Piloto recordista mundial feminina de velocidade morre em acidente

 
Images courtesy of North American Eagle.


Por: Redação OD.

Jessi Combs - construtora de veículos, piloto, fabricante, personalidade de TV e lenda viva automotiva em geral - teve sua morte confirmada na terça-feira, apòs um acidente enquanto tentava quebrar seu próprio recorde de velocidade terrestre no sudeste do Oregon. Ela tinha 36 anos.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

A importância estratégica da Amazônia Azul para o Rio Grande do Sul

Imagem ilustrativa.
Por: Paulo Fernando Pinheiro Machado

O embaixador Fernando Reis em brilhante ensaio2 comparou a circunstância geográfica do Brasil – a América Latina - com a circunstância existencial de um ente, como a defina Ortega y Gasset: uma sorte de destino simbiótico, do qual a salvação de um dependia da redenção do outro. “Yo soy yo y mi circunstancia, si no la salvo a ella no me salvo a mí”. Parece-me, contudo, que a real circunstância existencial de nosso país se resume mais à geografia física do que à humana: o mar é o destino inevitável do Brasil, como o é de Portugal. Se não salvamos nossas águas, afundaremos no abismo escuro do abandono. E para o Rio Grande do Sul, especificamente, o mar é o que traz vida para o pampa, o meio que conecta Santa Fé ao mundo.

Aeronave do Esquadrão HU-2 Pégasus já efetua vôos na Operação Verde Brasil

UH-15 SUPER COUGAR do Esquadrão Pégasus HU-2 da Marinha do Brasil. Imagem ilustrativa.


Por: Redação OD.

Uma aeronave do Comando do 4º Distrito Naval UH-15 SUPER COUGAR realizou dois voos de reconhecimento no município de Altamira e áreas adjacentes, informou o Comando Conjunto Norte no contexto da Operação Verde Brasil, hoje, 26 de agosto.

Durante operações, essa aeronave pode prestar apoio logístico de tropas com capacidade de cerca de 20 militares e possui poder de emprego em ações de buscas e salvamentos. Além disso, o SUPER COUGAR tem capacidade de carregar até dois mil litros de água no water bucket (tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave), que pode ser despejada em focos de incêndio.

Marinha do Brasil celebra Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) no combate ao lixo marinho e proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras



Por: Redação OD.
 
No dia 28 de agosto, às 9h, no Gabinete do Comandante da Marinha (GCM) em Brasília-DF, será celebrado um Acordo de Cooperação Técnica sobre combate ao lixo marinho e de proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras entre o Ministério da Defesa (MD), Ministério do Meio Ambiente (MAA), Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil (MB).

Operadores Especiais do século XXI e o uso de machados de combate

Operador Ranger do U.S. Army em algum lugar do mundo. Imagem ilustrativa via Coffeordie.com
 
Por: Redação OD Europe.

Desde lasers de infravermelho fixados a rifles e dispositivos de visão noturna montados em capacetes até as bombas de precisão, operadores bem equipados podem arrasar seus inimigos em poucos segundos, mas o guerreiro moderno nunca foi tão eficaz (ou mortal) graças à tecnologia em constante evolução que eles têm na ponta dos dedos.
Mas muitos operadores especiais militares dos EUA e de outras forças pelo mundo carregam uma arma que talvez não se espere encontrar em um campo de batalha do século XXI: o machado.