sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Presidente Bolsonaro convoca reunião de emergência com ministros para debater crise na Venezuela

Foto ilustrativa por Eduardo Anizelli/Folhapress.
Por: Redação OD.

BRASÍLIA — O presidente da República, Jair Bolsonaro , convocou para a tarde desta sexta-feira uma reunião com titulares e representantes de dez ministérios para discutir a crise na Venezuela. De acordo com fontes informais ligadas ao Palácio do Planalto, a motivação da reunião se da devido à confirmação dos atritos nas região de fronteira que acabaram por vitimar fatalmente vários civis e causando mesmo uma morte confirmada apesar dos boatos de mais mortes, todas causadas por ataques das tropas da Guarda Nacional Bolivariana, assim como devido ao posicionamento de tropas e sistemas anti-aéreos proximos à fronteira com o Brasil.

Imagens de satélites mostram os principais acessos de fronteira bloqueados na Venezuela

Imagens da Digital Globe images via Los Angeles Times.
Por: Redação OD Europa.

As autoridades civis e militares da Venezuela bloqearam praticamente todos os pontos por onde os comboios de ajuda humanitaria poderiam entrar em territorio venezuelano, e com isso, também bloqueiam a saida da população que deseja fugir do regime de Nicolas Maduro e sua crescente repressão aos opositores de todos os niveis.

SOLENIDADE EM BRASÍLIA COMEMORA OS 74 ANOS DA TOMADA DE MONTE CASTELO PELA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

  1. Imagem via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Brasília (DF) – A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial foi relembrada, nessa quinta-feira, 21 de fevereiro, em cerimônia militar ocorrido no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB). A Tomada de Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, na Itália, representou uma importante conquista para as tropas aliadas nesse marcante momento da história mundial. A data foi celebrada com a presença de ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e de militares da guarnição de Brasília.

Confronto na fronteira com Brasil; 1 morto e 12 feridos na Venezuela

Uma ambulância carregando pessoas que foram feridas durante os confrontos é assistida no lado venezuelano da fronteira com o Brasil- 22/02/2019 (Ricardo Moraes/Reuters)
Por Redação OD.

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou hoje que confrontos com forças de segurança do ditador Nicolás Maduro deixaram uma pessoa morta e outras 12 feridas na fronteira entre Brasil e Venezuela, fechada desde a noite de ontem por ordem de Maduro.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Exército Brasileiro/ Comando Militar do Norte celebra 74 anos da Tomada de Monte Castelo



Por: Redação OD.

Belém (PA) – Para celebrar os 74 anos de uma das mais importantes batalhas em que participaram brasileiros na Segunda Guerra Mundial, o Comando Militar do Norte (CMN) promove, no dia 21 de fevereiro, solenidade em alusão à Tomada de Monte Castelo (Itália), ocorrida no mesmo dia, em 1945, durante a II Guerra Mundial. Os grandes heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na ocasião, recebem homenagens pela conquista para o fim do combate entre os Aliados e o Eixo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Marinha abre novo concurso para Fuzileiros Navais


Por: Redação OD.

A Marinha do Brasil divulgou um novo edital de concurso público. São 960 vagas para o curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). O documento com as regras da seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 19.

Brasil sedia reunião para revisão de Manual de Unidades de Aviação em Missões de Paz da ONU

Imagem via Ministério da Defesa.

Por: Redação OD.


Salvador (BA),  no auditório do Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (Cemcoha), na cidade de Salvador (BA), ocorreu a cerimônia de abertura da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão do Manual de Unidades de Aviação Militar em Missões de Paz das Nações Unidas, com a participação de representantes da ONU e de nove países. O Ministério da Defesa, por meio da Subchefia de Operações de Paz, conduz as atividades administrativas e de apoio ao evento no período de 11 a 15 de fevereiro. 

Marinha do Brasil realiza intensa ação de fiscalização em cinco municípios do Paraná

Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

O Comando do 8º Distrito Naval, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra, realizou, no dia 9 de fevereiro, uma grande ação de fiscalização do tráfego aquaviário nos municípios de Foz do Iguaçu, entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon; região oeste do estado do Paraná.

COMANDANTE DO EXÉRCITO MINISTRA AULA INAUGURAL NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS COM TEMA “SER CADETE”

Imagem via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Resende (RJ) – Em 11 de fevereiro, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, proferiu uma palestra com o tema “Ser Cadete”, para todos os cadetes, instrutores, monitores e professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), inaugurando o início do ano letivo de 2019.

OPERAÇÃO ACOLHIDA: INTERIORIZAÇÃO DE VENEZUELANOS ULTRAPASSA MARCA DE 4.700 PESSOAS BENEFICIADAS

Imagem via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Boa Vista (RR) –  Um total de 226 venezuelanos abrigados em Boa Vista (RR) foram interiorizados para oito cidades brasileiras na sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019, e sábado, dia 16. Os imigrantes foram por 11 abrigos dirigidos por seis instituições civil localizados em: Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Goioerê (PR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). Esse foi o 40º voo da Força Aérea Brasileira (FAB), na 24ª etapa do processo de interiorização.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

EM CURITIBA, SEMANA DE MONTE CASTELO CELEBRA VITÓRIA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA EM SOLO ITALIANO

Imagem via 5a RM Exército Brasileiro.


Por: Redação OD.

 “Monte Castelo é nosso!”. A mensagem que ecoou no campo de batalha, ao findar da tarde de 21 de fevereiro de 1945, marcou uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Grande Guerra. Após 12 horas de um árduo e intenso combate contra um implacável e bem fortificado inimigo, agravado por um terreno íngreme e frio intenso, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE) conquistava o seu maior objetivo: Monte Castelo.