domingo, 1 de setembro de 2019

Aéro Classic' Days 2019



Por: Yam Wanders.

Em um aeródromo mítico por ser o local do primeiro vôo do aeróstato dos irmãos Montgolfier, ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto o  primeiro fim de semana 100% dedicado à aviação clássica e vintage, realizado em sua primeira edição no aeródromo de Saint Rambert d'Albon, em colaboração com a AeroRétro, uma das mais famosas instituições  de recuperação e restauração de aeronaves antigas da Europa.
O objetivo deste evento é democratizar o acesso à aviação clássica e vintage principalmente organizando a atividade mais acessível e frequente para os entusiastas dessa modalidade de aviação.


O Aéro Classic' Days - 1st Edition

O Aero Classic Tour é uma equipe de cerca de vinte voluntários, que dividem as tarefas que se enquadram na organização do evento.
É dividido em 4 polos: o polo técnico que gerencia os aspectos aeronáuticos do projeto; o departamento de relações com parceiros, responsável por encontrar o suporte financeiro e material necessário; o centro logístico responsável pela organização prática do evento; e o polo de comunicação cuja principal missão é administrar a imagem da associação com o grande público.

O projeto é impulsionado principalmente pelo desejo de poder exibir o mundo da aviação clássica colecionável, muitas vezes tida como inacessível aos entusiastas em geral. Mas sobretudo promover e destacar o patrimônio  e a cultura aeronáutica da França, esta que é o segundo maior país aeronáutico do mundo, tem uma herança fabulosa que muitas vezes não é destacada o suficiente mesmo para o público europeu.

Este evento único reuniu cerca de 20 equipes compostas por mulheres e homens de diversas origens sociais e profissionais, sendo que nem todos os  entusiastas participantes são da indústria da aviação civil ou militar. Algumas vezes vêm de origens totalmente diferentes, mas compartilham essa paixão que nos une na aviação clássica.

Site oficial: https://www.facebook.com/aeroclassicteam/

Sobre a AeroRetrô

A associação "AeroRetro"  visa promover a preservação e restauração dos vôos de aeronaves e desenvolver, entre a população, um melhor conhecimento da história da aviação através de exposições, vôos de demonstração e participação em eventos aéreos nacionais e internacionais. Assim, seus membros contribuem ativamente para a proteção e sobrevivência do Patrimônio Aeronáutico.
A AéroRétro existe desde 1974 e, podemos dizer com orgulho, nossa associação é conhecida por colecionadores em todo o mundo. Estamos na França a segunda coleção de aviões antigos voando, atrás de nossos amigos do simpático Jean-Baptiste Salis em La Ferté-Alais
Os cinquenta membros apaixonados da AeroRétro trabalham principalmente nos fins de semana para manter e restaurar aeronaves antigas. A manutenção deve ser permanente, rigorosa e atender aos rígidos critérios de controles técnicos e segurança de vôo.

Site oficial: http://www.aeroretro.fr

Aeronaves presentes nessa edição :

- N/A T6-G
- N/A T6 transformado em T6 Mitsubishi Zero (Aeronave utilizada no filme Império do Sol)
- Yak 11
- Yak 18
- Yak 18T
- Yak 52
- Morane Saulnier 317
- Boeing Stearman (x2)
- Walker Bulldog
- Piper L4 (x2)
- Piper PA18
- Dewoitine D26 (unique exemplaire en état de vol au monde)
- Ercoupe (unique en Europe)
- Jodel D112
- Jodel D119
- Jodel D140 (x2)
- Robin Dr221
- Nord 2302
- DHC-1 Chipmunk
- Stinson 108 voyager
- Piel émeraude
- Jurca Sirocco
- MH Broussard
- Pilatus P2
- Falco
- Pitts

Sobre o Aéròdromo de Saint Rambert D'Albon

O aeródromo de Saint-Rambert-d'Albon ( código ICAO  : LFLR ) é um aeródromo do departamento de Drôme ,O aeródromo está localizado a 4,4  km ao sudeste de Saint-Rambert-d'Albon . Posição: 45 ° 15 '08 "norte, 4 ° 49 '34" leste.

Saint-Rambert-d'Albon é um pequeno aeródromo que não possui os serviços da DGAC . Para as informações aeronáuticas, a preparação dos vôos e o arquivamento dos planos de voo estão anexados ao BRIA (Escritório Regional de Informações Aeronáuticas) do Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry . O monitoramento do voo sob o plano de vôo e o serviço de alerta são fornecidos pelo Centro BTIV (Escritório de Telecomunicações e Informações sobre Vôos) em rota de Navegação Aérea Sudeste localizada em Aix-en-Provence .

 






































































































Nenhum comentário: