segunda-feira, 22 de abril de 2019

FAB apresenta Mirage 2000C com pintura comemorativa em homenagem a Ayrton Senna

Foto por Cel. R1 QoInt Carlos Marcelo Cardoso Fernandes.


Por: Redação OD.

A cerimônia ocorreu para celebrar o aniversário de 47 anos da Base Aérea de Anápolis – ALA 2, os 40 de criação do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA – JAGUAR), o Dia da Aviação de Caça Brasileira e os 30 anos do voo supersônico do piloto Ayrton Senna .

Por iniciativa do Cel. Av. Antonio Marcos Godoy Mioni, os ex-comandantes do 1º GDA e da Ala 2 receberam homenagem especial pelos importantes méritos prestados à nação brasileira ao desempenharem decisivos papeis de liderança. O membro executivo do Comdefesa-GO, também ex-comandante da ALA 2, Cel. Av. Cícero Cecatto, recebeu a homenagem.

Para o Coronel, a homenagem significa um importante reconhecimento pelos serviços realizados tanto em prol da Força Aérea Brasileira como da sociedade anapolina. A iniciativa foi do atual Comandante da ALA 2, Cel. Av. Antônio Marcos Godoy Mioni.
O Comandante da Aeronáutica, Ten. Brig. Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, prestigiou o evento. Na oportunidade, o presidente Anastacios Apostolos Dagios, o Cel. Av. Cecatto e também o membro executivo do Comdefesa-GO, Baltazar José dos Santos, atualizaram-no sobre as ações do Comdefesa-GO. O assessor institucional da ACIA, Drº Adimir Luchetti, também esteve presente.

A solenidade terminou com a inauguração da pintura comemorativa do Mirage 2000C em alusão ao voo supersônico do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. O piloto realizou o sonho de romper a barreira do som atingindo a velocidade Mach 1.4 (1.728 km/hora) nas asas do Mirage III, pertencente ao Esquadrão Jaguar, de Anápolis (GO), no dia 29 de março de 1989.

Saiba mais sobre o vôo de Ayrton Senna acessando:

Sobre a ALA 2, antiga BAAN

A Base Aérea de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira (BAAN) é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Anápolis, estado de Goiás. Sua função primordial é a defesa aérea de Brasília, capital do Brasil.
A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de um base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos.
Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base seria construída nas proximidades de Brasília, e os F-103 destinados primordialmente à defesa da capital do país. Assim, após vários estudos (incluindo questões de tráfego aéreo e interferências de rádio) a escolha acabou recaindo sobre a cidade de Anápolis, situada a 160Km de Brasília.


Com informações via ALA 2, FAB e texto de Acia Anapolis com fotos gentilmente cedidas pelo Cel. R1 QoInt Carlos Marcelo Cardoso Fernandes via 1o Ten. R2 Qcoa SJU Lysia Röesler Bertolini.
http://www.aciaanapolis.com.br/site/2019/04/22/acia-e-comdefesa-go-participam-de-cerimonia-comemorativa-na-ala-2/

Nenhum comentário: