sábado, 29 de setembro de 2018

Forças Francesas no Mali efetuam grande ofensiva contra terroristas islâmicos

Imagem não oficial, do que seria o lançamento de tropas do 2eme REP da Legião Estrangeira realizado na região de Manaka, aonde ocorre desde o dia 27 uma grande ofensiva contra o Estado Islâmico do Grande Sahaara e outros que infestam a região de fronteira entre o mali e Níger. Imagem via AFP.
 Por: Redação OD.

As Forças Armadas Francesas no âmbito da Operação Barkhane lançaram uma operação aerotransportada com 120 Paraquedistas do 2o REP da Legião Estrangeira nesse dia 27, e, essa operação está culminando neste sábado 29/09 em uma grande ofensiva contra a ação de diversos grupos de terroristas islâmicos na região de Menaká, área do Mali próxima a fronteira com o Níger, terroristas estes que  promoveram massacres contra civis Tuaregs (tribos nômades do norte da Africa) e ofereceram forte resistência até mesmo contra grupos de Forças Especiais francesas operando na região.


 
Mapa do Mali, com a ilustração da região que é considerada de atuação de grupos terroristas ligado ao Estado Islâmico do Grande Sahaara, que coordena outos grupos menores e atualmente também conta com o apoio de grupos separatistas regionais (área em vermelho).


 Essa grande operação aerotransportada conseguiu atingir um de seus objetivos principais que foi surpreender um dos principais grupos terroristas em ação na região, o EIGS, como se denomina o "Estado Islâmico do Grande Sahaara", que é na prática o irmão do ISIS que atua no Oriente Médio e em regiões da Indonésia e Filipinas.
A operação inicialmente não será de tão grande amplitude como a Operação "Panga/Bayard" realizada em abril do ano passado mas certamente terá melhores resultados quantitativos devido ao fator surpresa da mesma, que ocorreu de forma ágil e abrageu toda a região planejada.

A ofensiva em si começou nessa quinta dia 27, com a primeira operação  do avião A-400M efetuando seu 1o lançamento de tropas paraquedistas em uma ação de combate real. Imagem via Armée de l'Air.

Até o momento a região da cidade de Menaká está ocupada por tropas francesas e do Exército Nacional do Mali em apoio, e, centenas de indivídios estão detidos para averiguação e pelo menos uma dezena já está definitivamente presa por comprovada integração aos grupos terroristas islâmicos(os principais na região; Ansar Dine e o EIGS Éstado islamico do  Grand Sahara), e também à grupos separatistas Tuaregs que nos últimos meses estão apoiando os terroristas islâmicos com apoio logísitico ou até mesmo recrutando integrantes. Uma grande quantidade de armamento leve e equipamentos diversos foi apreendida, mas ainda não foi divulgada alguma especificação sobre  material.

Mapa da região que compreende o "SAHEL" G-5", os cinco países que formam a coalizão  liderada pela França com apoio da NATO/OTAN na luta internacional contra a expasão do terrorismo islâmico na África.


Desde o começo da Operação Barkhane, sempre existiram grandes problemas com a eficácia do efeito surpresa nas ações efetuadas devido à uma ampla rede de informantes que colaboram com os terroristas islâmicos em toda a região do Sahel em que as operações ocorrem.

Em abril desse ano uma grande quantidade de modernos equipamentos de radiocomunicação de fabricação francesa foi apreendido em mãos de Jhiadistas na Síria, e, por incŕivel que pareça esses equipamentos conseguiam monitorar comunicações de tropas francesas no Mali, o que informações importantes que eram repassadas para outros jhiadistas na África. Link da reportagem no final.
De simples cidadãos com celulares e simples radios faixa do cidadão até mesmo com o uso de equipamento especializado de alta tecnologia roubado de quartéis das Forças Armadas do Mali e contrabandeados de outras regiões em conflito, de tudo um pouco tem colaborado para atrapalhar as ações e a vantagem do efeito surpresa das Forças Francesas e de seus aliados do Sahel G5 nessa campanha na África. 

A dificuldade de deslocamento das tropas

Coluna do 3e Rima, em patrulha na região de Aguelhok, Mali. Imagem cortesia French Army/World Armies-UK.2017.

O país não possui uma malha viária adequada e razoavelmente conservada, o que força os comboios militares a se deslocarem por estradas que limitam muito a velocidade dos veículos de grande tonelagem e em muitas vezes são obrigados a trafegarem pelo deserto para evitar o risco de ataques  que podem envolver a população de vilarejos, exitindo também a presença constante de IED's (engenho explosivo improvisado) instalado em pontes e outros trechos de estradas, que já vitimaram dezenas de militares e causaram a perda de também um dezena de veículos.
Toda essa somatória de fatores, assim como outros mais complexos de natureza política acabam por criar um cenário de impedimentos diversos  frequêntes que atrapalham a eficácia das ações militares das forças francesas e do exército do Mali na Operação Barkhane em toda a região do Sahel G5.

Praticamente todo e qualquer movimentação de tropas que saem das principais bases militares no Mali é sempre observada de alguma forma e seu deslocamento acompanhado por civis que nem sempre podem ser incriminados por suas ações, devido a falta de flagrante ou outras evidêcias maiores.
Outra grande problemática é a participação de grupos separatistas de tribos Tuaregs que estão quebrando os acordos feitos recentemente para que assim pudessem receber ajuda humanitária em geral. Mas o que tem ocorrido na prática é um "jogo duplo" por parte das tribos Tuaregs, hora se mantendo em neutralidade e hora apoiando os terroristas islâmicos da região.

Infelizmente ainda não há imagens disponíveis sobre essa ação recente no Mali, pois devido a políticas diferenciadas no padrão de divulgação das suas ações, o État major des Armées (Estado Maior das Forças Armadas da França) chega a demorar até uma semana na divulgação de informações e imagens das operações militares realizadas, dependendo do grau de importância e sigilio atribuídas as mesmas.

Saiba mais vendo algumas matérias anteriores sobre;

A-400M realiza sua 1a operação de lançamento de tropas paraquedistas no Mali 

Equipamentos de rádio comunicações de 4ª geração encontrados em mãos de Jihadistas na Síria  


Operação Panga Bayard

Em patrulha com o 3o RIMA no Mali  


Com informações da Agencia France Presse, État Major de Armées Francaises e colaboradores diversos.






Nenhum comentário: