quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Portões Abertos AFA (Academia da Força Aérea) 2019



Por: André Martins Venâncio.

O calor e a alta temperatura típicos de Pirassununga/SP mais uma vez não espantaram as cerca de 70 mil pessoas que prestigiaram o Portões Abertos 2019, tradicional evento que ocorre anualmente na AFA (Academia da Força Aérea), no dia 15 de Setembro.


Famílias, entusiastas e amantes da aviação puderam contar com estrutura com banheiros, praça de alimentação, área para crianças, aeronaves estáticas e, claro, apresentações no ar que encantaram a todos.


De acordo com o tenente Marcio Franscisco Inforzato (ComSoc da AFA), há mais de 40 anos o evento foi criado para mostrar as atividades, aeronaves e equipamentos da AFA.

“É um dia que você pode ver famílias que abriram mão do seu descanso para estar com a gente conhecendo um pouco mais da Força Aérea Brasileira”, disse.


Entre as atrações, o público pôde contemplar apresentações de aeronaves acrobáticas, como a Esquadrilha Fox, Esquadrilha Céu, dois Super Decathlon Acro, RV-8, Laser Z200, Extra 300 e Mudry Cap10.  O Esquadrão Sindag com seus Air Tractor também fizeram a sua parte, com demonstrações de pulverizações aéreas e combate a incêndios. O clássico Fairchild PT-19 e as aeronaves T-23 Uirapuru, T-27 e T29 igualmente marcaram presença, além dos helicópteros Schweizer 300 Scoda.











Falando em helicópteros, o evento contou com a presença do Águia da Polícia Militar, H-50 Esquilo da FAB e o Exército enviou os Eurocopter EC725 e Pantera AS365 K2.



A aviação de caça teve seu momento, com duas passagens do belo AF-1 (McDonnell Douglas A4 Skyhawk), e a decolagem de dois Northrop F5-EM.




As sempre esperadas apresentações da Esquadrilha da Fumaça encheram os olhos do público pela manhã e pela tarde. 

"Aqui é onde a gente decola todo dia, é onde a gente treina e uma característica muito especial é que todos os pilotos da Esquadrilha da Fumaça foram formados aqui nessa Academia, então fazer uma apresentação aqui é um sentimento realmente diferente", disse o capitão e aviador da esquadrilha Lucas Yoshida.



O Show à parte do Embraer KC-390

E o destaque do dia ficou por conta do Embraer KC-390, o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul. Suas passagens baixas e alta capacidade de manobrabilidade (tanto no ar como em solo) encantaram a todos por dois momentos: pela manhã, assim que chegou ao evento e no período da tarde, quando decolou.










Agradeço em nome de toda a equipe Orbis Defense ao serviço de comunicação social da Academia da Força Aérea Brasileira pela acolhida e apoio à mais um trabalho em prol de nossa Aviação! 

Até a próxima!


Nenhum comentário: