Exército Brasileiro decide aposentar suas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiros Autopropulsados M-108
Por: Anderson Gabino
O Exército Brasileiro, por meio do seu Chefe do Estado-Maior, o General de Exército Fernando Azevedo e Silva resolveu, via PORTARIA Nº 193-EME de 2017 desativar as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M-108. A referida desativação é fruto da decisão tomada na 3ª Reunião Decisória, realizada em 29 de março de 2017. A desativação das VBCOAP M-108 só deverá ser efetivada após o recebimento das VBCOAP M109A5 destinadas a sua substituição.
O M-108 foi equipado com um motor Detroit Diesel turbocharged 8V-71T 8 cc que rende 405 hp, e lhe proporciona mobilidade adequada para acompanhar as demais unidades blindadas no campo de batalha, dispóes como arma principal um obus de 105 mm, capaz de disparar projeteis de 14,9kg em uma velocidade de 472 m/s, com um alcance efetivo de 11,16 km, pode disparar todas as munições desenvolvidas no padrão Otan, entre elas, HE, WP e M-67 Head. A produção do M-108 foi oficialmente encerrada em setembro de 1963, totalizando aproximadamente 950 veículos, foram cedidos a nações amigas como Bélgica, Brasil, Espanha, China, Turquia e Tunísia, cerca de 270 unidades, sendo que muitas ainda permanecem em serviço ativo.
Emprego dos M-108 no Brasil
Como resultado dos acordos militares entre o Brasil e os Estados Unidos (no termos do MAP – Programa de Assistência Militar), o Exército Brasileiro recebeu, no final da década de 1960, 72 obuseiros autopropulsados M-108AR de 105mm, com o objetivo principal de dar maior mobilidade ao apoio de fogo as unidades de artilharia, a adoção deste modelo provocou uma grande evolução, pois nunca antes o exército havia tido em sua frota um obuseiro autopropulsado, rapidamente foram destinados a 4 unidades operacionais novas.
Estas novas unidades passariam a ostentar a denominação de Grupamentos de Artilharia de Campanha Autopropulsados ( GAC AP ) alguns veículos foram destinados também a duas unidades de ensino, para o treinamento e desenvolvimento de doutrina. Entre os anos de 1999 e 2001, o recebimento de novos obuseiros autopropulsados do modelo M-109, permitiu a desativação das unidades do M-108 em estado de maior desgate, e atualmente resta menos da metade do inventario original em operação, devendo serem substituídos até o final de 2018 por novos lotes de M-109 A5 SPG, encerrando assim uma carreira de quase 55 anos no Brasil.
Futuro
Breve o Exército Brasileiro, estará recebendo as VBCOAP M109A5, que estão passando por um processo de modernização pela empresa Britânica BAE Systems que ganhou concorrência para fornecer 32 obuseiros autopropulsados M109A5 de 155 mm atualizados para o padrão BR ao Exército Brasileiro. “A produção está em andamento com uma previsão de se começarem as entregas a partir de 2018,” disse o representante da BAE Systems, em 2016, logo após a assinatura do contrato, “As entregas finais e o início do treinamento e suporte no Brasil estão previstas para ocorrer até o final de 2018.”
O trabalho de modernização se dará em 32 viaturas M-109A5 para a configuração M-109A5+ BR, estes obuseiros irão equipar os 6° e 5° Grupos de Artilharia de Campanha Autopropulsados de Santa Maria e Curitiba. Os veículos são parte de uma frota de 40 M-109A5s ex-US Army doados ao Brasil pelos EUA através do processo de “excess defence articles” (EDAs). A atualização inclui a integração de um rádio Harris Falcon III, radar de velocidade de boca, unidade de navegação inercial, GPS, computador de tiro, diretor de fogo, bloqueio remoto de viagem, e um sistema de comando e controle de artilharia automatizado localmente designado como SISDAC (Sistema digitalizado de Artilharia de Campanha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário