Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta terça-feira (03/10), em Brasília (DF), a campanha institucional Dimensão 22, que sintetiza a responsabilidade de atuação da instituição em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, em uma área de 22 milhões de km², com as ações de Controlar, Defender e Integrar. Os
22 milhões de km² são compostos por cerca de 8,5 milhões de km²,
que correspondem ao território nacional; uma zona econômica
exclusiva de 3,5 milhões de km² e mais uma área de quase 10
milhões de km² sobre o Oceano Atlântico, em que o Brasil é
responsável por ações de controle de tráfego aéreo e busca e
salvamento, em cumprimento a acordos internacionais.
“Nós
estamos mostrando, não só para nossos militares, mas para todo o
País, qual é a extensão da área sob nossa responsabilidade, que é
quase três vezes o tamanho do território nacional, fortalecendo o
compromisso com o Brasil em toda a sua amplitude”, explica o
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
Controlar,
Defender e Integrar
A
FAB é responsável por realizar o controle de voos nos 22 milhões
de km², além de cumprir missões de busca e salvamento para
localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar. Para isso,
conta com Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Espaço
Aéreo, diversas Torres de Controle de Aeródromo, vários
Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo e profissionais atuando
no controle de tráfego 24 horas por dia, 365 dias por ano.O
Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo que
inclui toda a extensão do território nacional e a zona econômica
exclusiva.
A FAB defende essa área com Unidades Operacionais em
regiões estratégicas por meio das aviações de Caça, Transporte,
Patrulha Marítima, Reconhecimento Aéreo e Alerta Aéreo Antecipado,
além das ações terrestres de Contraterrorismo, Garantia da Lei e
da Ordem e Defesa Antiaérea. Já
o Integrar faz referência às diversas missões da FAB em todo o
território nacional. São ações de transporte de órgãos,
evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, transporte de
urnas eleitorais, construção e recuperação de aeroportos e ações
cívico-sociais nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e
lazer, entre outras, que levam direitos fundamentais à população
carente em regiões de difícil acesso do País.
Produtos
Durante
o lançamento, foi distribuído o guia de bolso com informações
sobre a campanha, que engloba diversos outros produtos, como adesivos
para aeronaves, slide, banner, folder e
logomarcas que também passarão a fazer parte de fardas do efetivo.
Nesta quarta-feira (04/10), também, será lançado o selo postal
comemorativo Dimensão 22. Essa
é a primeira fase da campanha, que tem a finalidade de educar, fazer
com que todos os mais de 70 mil militares e civis da FAB fortaleçam
o sentimento de pertencimento. Em seguida, ocorrerá a fase de
potencialização da campanha nos meios de comunicação e, por fim,
a fase de consolidação.
“Mais
do que apenas uma campanha ocasional, a Dimensão 22 surge como o DNA
da FAB, o ente que faltava para unir, em apenas um conceito, todas as
diversas ações executadas nos mais diferentes campos de atuação
da Força”, ressalta o Chefe do Centro de Comunicação Social da
Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo. Juntamente
com a campanha, surge, também, o primeiro grito de guerra da FAB,
que é: “Controlar! Defender! Integrar! Força Aérea, Brasil!”.
"Eu
gostaria de cumprimentar a Força Aérea Brasileira pela visão
estratégica e pela maneira que, lançando essa campanha Dimensão
22, com certeza, vai alcançar não só a cada tripulante da
instituição como a todo brasileiro que vai passar a visualizar
diretamente a missão da instituição", afirma o
Contra-Almirante Flavio Augusto Viana Rocha, Diretor do Centro de
Comunicação Social da Marinha.
Mudanças
A
campanha está integrada a todo o processo de reestruturação pelo
qual a Força Aérea Brasileira vem passando nos últimos meses, com
mudanças em sua estrutura administrativa e operacional, como a
criação das Alas, e que prepara a FAB para o futuro. De
acordo com o escritor Othon Gama, autor do livro O Código da
Mudança, que deu uma palestra durante o evento, é essencial que
as organizações realizem mudanças para se tornarem ainda mais
importantes no futuro. "É fundamental que a FAB esteja nesse
processo de inovação, renovação e reestruturação, para que
possa continuar sendo, cada vez mais, as Asas que protegem o País",
enfatiza. Saiba
mais sobre a campanha na Página Especial.
FONTE: CECOMSAER / FOTOS: Sgt Johnson, Sgt Bianca
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