Por:Yam Wanders.
Qualquer embarcação seja civil ou militar tem seu time de CAv, ou, "Controle de Avarias", que entre toda a tripulação do navio serão aqueles a efetuarem uma série de ações específicas para controlar e neutralizar eventos que coloquem em risco a operação e navegação/flutuabilidade segura da embarcação caso o princípio de dano/fogo não seja inicialmente debelado por aqueles que o detectam e/ou o encontram primeiro. As ações são as mais diversas no que se concerne ao CAv, e uma das mais importantes e difíceis é o combate à incêndios, devido as características da maioria das embarcações, com seus compartimentos diversos com tamanho dos mais variados, alguns chegando a ser verdadeiros espaços confinados.
Uma das questões iniciais sobre a doutrina de segurança e controle de avarias é como funciona o sistema de prevenção de combate ao fogo à bordo das embarcações mais modernas e as ações iniciais desse combate ao incêndio.
Atendendo a uma série de regulamentações internacionais, no Brasil tudo o que toca a segurança e respectivamente a prevenção e combate à incêndios em embarcações e outras especificações de segurança e salvatagem, são regulamentadas pelas "Normas da Autoridade Marítima Brasileira" ou simplesmente "NORMAM", pelo "Manual de Combate à Incêndio" CBINC D-001 e pelo "Livro de CAv" específico de cada embarcação. Existe ainda uma diversidade de cursos e/ou especializações que são oferecidas pela Marinha do Brasil aos seus integrantes , e um dos que se destaca é o "Curso de Fiel de Cav" entre muitos outros desenvolvidos pela Marinha do Brasil. Recomendamos a consulta dos mesmos em caso de dúvidas mais específicas e para maior abrangência de conhecimentos aos profissionais que desejam se aprofundar no tema.
A prevenção
No tocante a prevenção, o navio segue e aplica especificações muito rígidas quanto a avaliação de riscos potenciais para cada tipo de embarcação, suas finalidades de usos e; para cada embarcação em específico, existe uma planta técnica que detalha o que cada compartimento do navio terá como sistema de detecção de incêndio, os acessórios de extinção automática e os acessórios e equipamentos manuais de combate ao fogo para a particularidade de risco de cada local. Todos os equipamentos de detecção eletrônica são ligados a mais de uma central de detecção e alarme assim como câmeras de vigilância monitoradas as 24h pelas equipes de serviço.
No tocante a prevenção, o navio segue e aplica especificações muito rígidas quanto a avaliação de riscos potenciais para cada tipo de embarcação, suas finalidades de usos e; para cada embarcação em específico, existe uma planta técnica que detalha o que cada compartimento do navio terá como sistema de detecção de incêndio, os acessórios de extinção automática e os acessórios e equipamentos manuais de combate ao fogo para a particularidade de risco de cada local. Todos os equipamentos de detecção eletrônica são ligados a mais de uma central de detecção e alarme assim como câmeras de vigilância monitoradas as 24h pelas equipes de serviço.
Porém o equipamento mais valioso que a Marinha possui é o a qualidade de seus recursos humanos, com a atenção aos detalhes, a conscientização constante e mútua entre os tripulantes para a prevenção, e, a certeza da proatividade em caso de sinistros iminentes ou já em curso. Atualmente a grande maioria dos materiais que são usados na construção de embarcações é resistente ao fogo e não propaga chamas, bem como a doutrina de carregamento de cargas perigosas que segue todos os padrões internacionais de segurança.
O Exercício de CAv à bordo do G-25
No caso de embarcações que possuem convôo ou deck de pouso, são realizados exercícios de CAv específicos somente para as operações com as aeronaves que irão operar embarcadas com o respectivo navio, incluíndo-se nesse exercício, todos os procedimentos de abertura convencional e forçada de cada aeronave em operação bem como os procedimentos de incursão e extricação* de vítimas da aeronave. Obviamente todo exercício é acompanhado também do treinamento específico de primeiros socorros e remoção da vítima do local para o hospital ou enfermaria do navio.
Nos exercícios de CAv que acompanhamos à bordo do NDCC G-25 "Almirante Sabóia", vamos ilustrar a seguinte sequência de ações:
O exercício é dividido nas ações de três turmas principais:
01/03: Ataque, que é a primeira equipe ou grupo de tripulantes que chega ao local do incêndio ou avaria do jeito que estiver, efetua a tentativa inicial de extinção ou controle do incêndio e estabelece a linha de mangueiras para o combate inicial;
02/03: Suporte alfa, rende a equipe ataque com macacão operativo e máscara/EPI de proteção respiratória e permanece combatendo fogo até ser rendida pela equipe principal;
03/03: Suporte bravo, time já está vestido com o uniforme completo para o combate ao fogo. Capuz e luvas antiflash, botas de aproximação, capacete "Gallet" ou "MSA" com lanterna, roupa de aproximação, máscara "Draguer" ou "MSA" e cilindro de ar comprimido respirável com 30 minutos de duração (PA -Proteção autônoma ou ERI - Equipamento de respiração individual; os termos usados variam para os Bombeiros de terra e outras instituições, mas o equipamento é o mesmo variando somente o fabricante).
Conversando com todos os envolvidos na organização do exercício de CAv à bordo do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" chegamos a um check-list prático de 8 ações básicas a serem adotadas em caso de ocorrência de incêndio à bordo.
1- Todo princípio de fogo pode e deve ser extinto em seus primeiros minutos o mais rápido possível. Prontidão e ações corretas são essenciais à uma ação eficaz.
2- Detectado o foco de incêndio o alarme deve ser acionado e a "Ponte de Comando" avisada imediatamente. Se o navio estiver no porto, as autoridades portuárias devem ser alertadas para fornecer o devido apoio.
3- Todos os tripulantes devem estar aptos ao uso dos extintores e suas respectivas aplicações para os diferentes tipos de materiais e incêndios, sempre salientando a atenção de não usar extintores de água ou espuma em equipamentos elétricos energizados ou não.
4- Nunca abrir portas, janelas ou escotilhas que aumentem o fluxo de ar para o interior de compartimentos com fogo, pois o fluxo de ar alimenta o fogo de oxigênio e promove sua propagação e intensidade.
5- Sendo possível, todo material combustível e/ou inflamável deve ser retirado da proximidade do fogo.
6- Se um compartimento ou cabine começar a sofrer infiltração de fumaça, abandone o mesmo o mais rápido possível, sempre agachado ou andando de joelhos, usando os CAF/Smoke Hoods (capuz anti fumaça ou do inglês EEBD - emergency escape breathing devices). Lembre-se sempre que mesmo com pouca fumaça, em casos de incêndios existe a possibiidade de emanação de gases tóxicos diversos que são incolores e inodoros.
7- Após a extinção do fogo, manter o nível de atenção e mobilização no resfriamento dos compartimentos afetados para evitar uma possível re-ignição.
8- Nenhuma pessoa deve entrar sem equipamento individual respiratório em um ambiente que sofreu incêndio, mesmo que não haja mais risco de re-ignição, devido à possível presença de gases tóxicos ainda em suspensão, ventilação adequada deve ser usada sempre para a exaustão de fumaça e gases nos ambiêntes sinistrados.
Obs: A descrição da parte envolvendo operações no flight deck continua na próxima matéria.
Confiram as melhores imagens do Exercício de Cav à bordo do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" durante o deslocamento para a Ilha da Trindade na missão ProTrindade VI/2016.
Obs: A descrição da parte envolvendo operações no flight deck continua na próxima matéria.
Confiram as melhores imagens do Exercício de Cav à bordo do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" durante o deslocamento para a Ilha da Trindade na missão ProTrindade VI/2016.
O duto laranja que está sendo manobrado na foto é parte de um ventilador tático para exaustão de fumaça, chamado na Marinha de "Sirocco".
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Após o fim do exercício, a tradicional foto comemorativa! Bravos, sua vida a nossa lida! |
A atenção especial para o posicionamento adequado de linhas de mangueiras evita seu enlaçamento, dobras e a protege do contato com outros meios e materiais que possam causar eventuais danos.
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Chegada de uma equipe "BRAVO" para apoio. |
2 comentários:
Muito boa esta postagem
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