sexta-feira, 15 de junho de 2018

Skunk Works comemora 75 anos de inovações e sigilo a serviço dos Estados Unidos


Por: Redação OD

O que há em comum entre os os projetos dos Lockheed’s P-80 Shooting Star, F-104 Starfighter, U-2 , SR-71 Blackbird, drone supersônico D-21, F-117 e o ainda "secreto" SR-72. Todos foram projetados e desenvolvidos pela área de projetos secretos “Skunk Works” da Lockheed. Os que atuam na área de defesa e na indústria aeroespacial sabem que a Lockheed Skunk Works quebrou barreiras com suas inovações de defesa que de certo modo mudaram o mundo, e provável ela continue a fazê-lo hoje ainda, por trás de um espesso véu de sigilo. Fundada em meados dos anos 40, no auge da Segunda Guerra Mundial, quando as aquisições de defesa precisavam ser aceleradas para se permanecer a frente dos adversários do Eixo, e especialmente da Alemanha e seus programas secretos de armas, a Skunk Works da Lockheed foi encarregada de desenvolver tecnologia aeroespacial inovadora.

O fundador da Lockheed Skunk Works, Kelly Johnson (à esquerda)
 e o sucessor Ben Rich (à direita). 
(Fotos: Lockheed Martin)
Os projetos iniciais da Skunk Works elevaram os EUA à era do jato com o primeiro caça a jato operacional de produção, o Lockheed P-80 Shooting Star, voado pela primeira vez em 8 de janeiro de 1944, só que tarde demais para influenciar a Segunda Guerra Mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria de defesa dos EUA entrou em um período sem precedentes de inovações e avanços, e com a escalada da Guerra Fria com a Russia, como uma parte crescente da “Ameaça Vermelha”. O fundador original da Skunk Works, Kelly Johnson, pessoa de rosto redondo e fala rude que parecia ter a engenharia aerodinâmica em sua constituição genética, passou a fazer história na aviação. Talvez mais do que os engenheiros dos primeiros programas espaciais da NASA, Kelly Johnson tornou-se um engenheiro. 

Ainda voando em uso operacional hoje, o Lockheed U-2 de longo alcance, desenvolvido pela Lockheed Skunk Works. (Foto: Tom Demerly / TheAviationist)
Sucessor do trono na Skunk Works, colega e depois Presidente, Ben Rich disse em seu livro: “Skunk Works” que Kelly Johnson era: “O chefe mais difícil a oeste do Mississippi, ou a leste também, sofreu tolos por menos de sete segundos e acumularam tantos detratores como admiradores no Pentágono e entre os comandantes da Força Aérea. ”Enquanto a parte secreta de Skunk Works a mais famosa pelos “projetos negros”, se tornava famosa pelos avanços tecnológicos como o avião espião U-2, o SR-71 Blackbird e o caça stealth F-117, o que pode ter sido a maior inovação, já que a Skunk Works teve a sua capacidade de, em alguns casos, subverter os projetos normais de aquisição complicada e letárgica pelos quais o Departamento de Defesa é famoso.  A Skunk Works desenvolveu o caça furtivo F-117 Nighthawk em total sigilo por menos dinheiro e em menos tempo do que levou a Ford a desenvolver sua linha de carros Ford Taurus.

A Lockheed Skunk Works revolucionou o combate aéreo
com a introdução de uma tecnologia eficaz de baixa
observabilidade ou "stealth", demonstrado originalmente
no protótipo secreto "Have Blue".
 
(Fotos: Lockheed Martin)
Observadores da antiga União Soviética e da comunidade de defesa e inteligência dos Estados Unidos mantêm o F-117 e o avanço em “stealth”, ou baixa assinatura de radar, como um fator significativo no desaparecimento da União Soviética na sua grande dependência defensiva em um sistema integrado de defesa aérea, que havia se tornado ineficaz diante da ameaça stealth. Hoje, a Skunk Works continua como uma organização mais reconhecida e menos sombria mas não nos projetos, que permanecem altamente classificados. Enquanto ninguém no domínio público sabe em que a Skunk Works está trabalhando, a única coisa certa é que eles estão trabalhando em algo. Uma série de projetos foi discutida pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Lockheed, que incluem plataformas de ataque e reconhecimento hipersônicas remotamente pilotadas e tripuladas. 

A coleção de artefatos do autor do Lockheed Skunk Works. A Lockheed registrou o nome “Skunk Works” e o logo da skunk. (Fotos: Tom Demerly / TheAviationist.com)
Em 2017, a revista Aviation Week escreveu que, “Que supostamente uma aeronave não tripulada, fora observado voando na região de Palmdale, onde a Skunk Works está sediada. O veículo, que foi observado pouso nas primeiras horas do dia em uma data não especificada no final de julho, e foi visto com dois T-38 em sua ala. A Lockheed Martin se recusou a comentar diretamente sobre o avistamento. Em uma revelação rara e impressionante no final de 2017 na Exposição de Engenheiros da Sociedade de Aeronáutica, o vice-presidente executivo de aeronáutica da Lockheed, Orlando Carvalho, disse à imprensa sobre um novo programa SR-72: “Embora eu não possa entrar em detalhes, apenas digo que a equipe da Skunk Works em Palmdale, Califórnia, está dobrando o nosso compromisso com a velocidade. Carvalho disse à Aviation Week, que Hipersônicos são como stealth, uma tecnologia que nos permitirá ter várias plataformas operando de duas a três vezes a velocidade do Blackbird (…) A orientação de classificação de segurança só nos permite dizer que a velocidade é superior a Mach 5. ”

*Com informações do site The Aviationinst

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