Por: Redação OD
O que há em comum entre os os projetos dos Lockheed’s P-80 Shooting Star, F-104
Starfighter,
U-2
,
SR-71
Blackbird, drone
supersônico D-21,
F-117 e
o ainda
"secreto" SR-72. Todos foram projetados e desenvolvidos pela área de projetos
secretos “Skunk Works” da Lockheed. Os que atuam na área de defesa
e na indústria aeroespacial sabem que a Lockheed Skunk Works quebrou
barreiras com
suas
inovações
de
defesa que de
certo modo mudaram
o mundo, e
provável ela
continue
a fazê-lo hoje ainda,
por trás de um espesso véu de sigilo. Fundada
em meados dos anos 40, no auge da Segunda Guerra Mundial, quando
as aquisições de defesa precisavam ser aceleradas para se
permanecer a frente dos adversários do Eixo, e especialmente da
Alemanha e seus programas secretos de armas, a
Skunk Works da Lockheed foi encarregada de desenvolver tecnologia
aeroespacial inovadora.
O fundador da Lockheed Skunk Works, Kelly Johnson (à esquerda) e o sucessor Ben Rich (à direita). (Fotos: Lockheed Martin) |
Os projetos iniciais da Skunk Works elevaram os EUA à era do jato com o primeiro caça a jato operacional de produção, o Lockheed P-80 Shooting Star, voado pela primeira vez em 8 de janeiro de 1944, só que tarde demais para influenciar a Segunda Guerra Mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria de defesa dos EUA entrou em um período sem precedentes de inovações e avanços, e com a escalada da Guerra Fria com a Russia, como uma parte crescente da “Ameaça Vermelha”. O fundador original da Skunk Works, Kelly Johnson, pessoa de rosto redondo e fala rude que parecia ter a engenharia aerodinâmica em sua constituição genética, passou a fazer história na aviação. Talvez mais do que os engenheiros dos primeiros programas espaciais da NASA, Kelly Johnson tornou-se um engenheiro.
Ainda voando em uso operacional hoje, o Lockheed U-2 de longo alcance, desenvolvido pela Lockheed Skunk Works. (Foto: Tom Demerly / TheAviationist) |
Sucessor do trono na Skunk Works, colega e depois Presidente, Ben Rich disse em seu livro: “Skunk Works” que Kelly Johnson era: “O chefe mais difícil a oeste do Mississippi, ou a leste também, sofreu tolos por menos de sete segundos e acumularam tantos detratores como admiradores no Pentágono e entre os comandantes da Força Aérea. ”Enquanto a parte
secreta de Skunk
Works a
mais famosa pelos “projetos negros”, se tornava
famosa
pelos
avanços tecnológicos como o avião espião U-2, o SR-71 Blackbird e
o caça
stealth F-117,
o que pode ter sido a maior inovação, já
que a Skunk
Works teve
a
sua capacidade de, em alguns casos, subverter os projetos normais de
aquisição complicada e letárgica pelos quais o Departamento de
Defesa é famoso. A Skunk Works desenvolveu o caça furtivo F-117
Nighthawk em total sigilo por menos dinheiro e em menos tempo do que
levou a Ford a desenvolver sua linha de carros Ford
Taurus.
Observadores da antiga União Soviética e da comunidade de
defesa e inteligência dos Estados Unidos mantêm o F-117 e o avanço
em “stealth”, ou baixa assinatura
de radar,
como
um
fator significativo no desaparecimento da União Soviética na
sua
grande dependência defensiva em
um sistema integrado de defesa aérea, que
havia se tornado ineficaz diante
da ameaça
stealth. Hoje,
a Skunk Works continua como uma organização mais reconhecida e
menos sombria mas não nos projetos, que permanecem altamente
classificados. Enquanto ninguém no domínio público sabe em que a
Skunk Works está trabalhando, a única coisa certa é que eles estão
trabalhando em algo. Uma série de projetos foi discutida pela Força
Aérea dos Estados Unidos e pela Lockheed, que incluem plataformas de
ataque e reconhecimento hipersônicas remotamente pilotadas e
tripuladas.
A coleção de artefatos do autor do Lockheed Skunk Works. A Lockheed registrou o nome “Skunk Works” e o logo da skunk. (Fotos: Tom Demerly / TheAviationist.com) |
Em 2017, a revista Aviation Week escreveu que, “Que
supostamente uma aeronave não tripulada, fora observado voando na
região de Palmdale, onde a Skunk Works está sediada. O veículo,
que foi observado pouso nas primeiras horas do dia em uma data não
especificada no final de julho, e foi visto com dois T-38 em sua
ala. A Lockheed Martin se recusou a comentar diretamente sobre o
avistamento. Em
uma revelação rara e impressionante no final de 2017 na Exposição
de Engenheiros da Sociedade de Aeronáutica, o vice-presidente
executivo de aeronáutica da Lockheed, Orlando Carvalho, disse à
imprensa sobre um novo programa SR-72: “Embora eu não possa entrar
em detalhes, apenas digo que a equipe da Skunk Works em Palmdale,
Califórnia, está dobrando o nosso compromisso com a velocidade. Carvalho disse à Aviation Week, que Hipersônicos são como stealth, uma tecnologia que nos permitirá ter várias plataformas operando de
duas a três vezes a velocidade do Blackbird (…) A orientação de
classificação de segurança só nos permite dizer que a
velocidade é superior a Mach 5. ”
*Com informações do site The Aviationinst
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