Por: Redação OD
O
Dia do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte,
fora celebrado nesta terça-feira (12), o evento foi realizado no
Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro), berço de nascimento do CAN e
contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira
(FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do
ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida
Baptista; além de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando. O
Major-Brigadeiro do Ar José Maria Custódio de Mendonça foi
homenageado em reconhecimento pela participação na construção da
história do Correio Aéreo Nacional.
“Eu
fiquei muito honrado por receber a homenagem. Servi a Força Aérea
por 40 anos, sendo mais de 20 na Aviação de Transporte, iniciando
nas aeronaves C-119, Búfalo e C-130 Hércules. Realmente foi o
período muito importante”. O veterano também ressaltou os feitos
do CAN. “Só quem participou das missões naqueles rincões do
norte, da Amazônia, que conhece a obra que foi realizada pelo
Correio Aéreo Nacional”, afirmou. O Comandante da Ala 11,
Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias, onde estão sediados
quatro esquadrões de transporte, ressalta o papel essencial que tem
esta aviação, tanto no campo militar, quanto no campo civil.
“A
aviação de transporte está sempre presente no dia a dia das
pessoas, seja nas missões de reabastecimento em voo, nas missões de
transporte aerologístico e lançamento de paraquedistas ou cargas,
como também no transporte de órgãos, evacuação aeromédica e
transporte de urnas”, disse. Durante a cerimônia, a aeronave
Curtiss Fledgling, de matrícula K-263, ficou em exposição. Esta
aeronave protagonizou, no ano de 1931, a criação do Correio Aéreo
Nacional. Os militares que representaram a tripulação à época
foram os Tenentes Aviadores Leonardo Moura Ferreira e Jonas Pereira
Silva.
Eles
realizaram a entrega da ordem do dia alusiva ao aniversário do
Correio Aéreo Nacional ao Comandante da Força Aérea. A entrega
representou o primeiro transporte realizado pelo CAN. A data
histórica contou, ainda, com imposição das medalhas “Mérito
Operacional Brigadeiro Nero Moura” e “Eduardo Gomes Aplicação e
Estudo”. Veteranos do Correio Aéreo Nacional e integrantes da
Aviação de Transporte encerraram a cerimônia em desfile sob o
comando do Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, veterano do
CAN.
Data
histórica
Curtiss Fledgling K 263 Os Tenentes Casimiro Montenegro e Lavenère-Wanderley realizam a primeira missão do Correio Aéreo Militar em 12 de junho de 1931. |
No dia 12 de junho de 1931, um malote com duas cartas
deveria ser entregue à sede dos Correios e Telegráfos em São Paulo
pelos Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro
Montenegro Filho. Para cumprir o objetivo os militares decolaram do
Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, a bordo do biplano Curtiss
Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, na capital paulista.
Como não conseguiram localizar o aeródromo, pousaram no Jockey
Clube Paulista da Mooca e completaram a tarefa a pé. A
partir daí iniciava-se a saga que, além do transporte de
passageiros levou, sob suas asas, solidariedade e ajuda humanitária
aos mais distantes rincões do país.
O Correio Aéreo Militar
surgiu, idealizado pelo então Ministro da Guerra, General José
Fernandes Leite de Castro. Sob o comando do então Major Eduardo
Gomes, o Correio Aéreo Militar expandiu-se pelo interior do país.
Com a criação do Correio Aéreo Naval, em 1934, as linhas da
Aviação Militar multiplicaram-se pelo Centro-Sul. O recebimento de
aeronaves mais modernas e a marcação de novos campos de pouso
possibilitaram a descoberta dos caminhos para a mais remota das
regiões: a Amazônia. Em 1941, com a criação do Ministério da
Aeronáutica, houve a fusão dos Correios Aéreos Militar e Naval, e
surgiu o Correio Aéreo Nacional (CAN).
Fonte: CECOMSAER
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