Imagem via U.S. Marine Corps. |
Por: Redação OD.
Logo após sua primeira demonstração internacional no ILA Berlim no final de abril, finalmente chega a notícia que os Marines tanto esperavam. Começa nesse mês de maio a entrega e operação dos primeiros super helicópteros Sikorsky CH-53K King Stallion, um helicóptero que já vem sendo operado pelo U.S. Mariners desde os anos 60 em suas primeiras versões CH-53 Stallion (YCH-53A, 1964). A primeira unidade dos Fuzileiros Navais dos EUA a receber o novo helicoptero será New River Air Station na Carolina do Norte.
Algumas unidades desse incrível helicóptero serão testadas pelos pilotos do U.S. Marine Corps até o começo de 2019, antes de oficialmente iniciar sua vida operacional nos esquadrões aos quais serão destinados.
O desenvolvimento dessa nova versão foi alvo de grandes polêmicas, pois o protótipo final teve seu custo de produção tão alto quanto ao do caça F-35 Lightining II, porém existem uma séries de novas tecnologias que consideravelmente melhoraram a versão CH-53K das versões anteriores em praticamente todos os aspectos, desde a célula, passando por sistemas e motores.
O custo total até o momento já chegou na casa dos US$25.335 bilhões e o preço final de cada unidade estimado em US$87.1 milhões na sua versão básica e US$131 milhões nna versão mais avançada.
Porém o fabricante garante que a versão vale cada dólar, e, em questão de relação peso X potência, o CH-53K já bateu um recorde para sua categoria, quando em seus vôos de testes na fábrica da Sikorsky, o mesmo levantou vôo com uma carga paga externa de 36 mil libras (16.300 kilos) suspensa em seu ponto central de gancho externo.
Essa performaçe se deve ao seus 3 motores General Electric T408 (GE38-1B) que desenvolvem uma potência de 7,500 SHP (5.600kw) cada um, permitindo um vôo de 20kt (37km/h ou 23 mph) mais rápido em velocidade final que sua versão anterior CH-53E.
General characteristics
Crew: 5: 2 pilots, 1 crew chief/right gunner, 1 left gunner, 1 tail gunner (combat crew)
Capacity: 37 troops (55 with centerline seats installed)
Payload: * 35,000 lb (15,900 kg)
Length: 99 ft 1/2 in (30.2 m)
Rotor diameter: 79 ft (24 m)
Height: 27 ft 9 in (8.46 m)
Disc area: 4,900 ft² (460 m²)
Empty weight: 33,226 lb (15,071 kg)
Loaded weight: 74,000 lb (33,600 kg)
Max. takeoff weight: * 84,700 lb (38,400 kg)
Rotor systems: 7 blades on main rotor (each 35 ft × 35 in), 4 blades on tail rotor
Powerplant: 3 × *General Electric GE38-1B turboshaft, * 7,500 shp (5,600 kW) each
Performance
Cruise speed: * 170 knots (196 mph, 315 km/h)
Range: * 460 nmi (852 km) no reserves
Combat radius: * 110 nmi (126 mi, 204 km)
Service ceiling: * 14,400 ft (4,380 m)
Rate of climb: 2,500 ft/min (13 m/s)
Armament
Guns:
2 window-mounted .50 BMG (12.7 mm) M3M/GAU-21 machine guns
1 ramp-mounted .50 BMG (12.7 mm) M3M/GAU-21 machine gun
Other: Chaff and flare dispensers
Fontes: U.S. Marine Corps & Sikorsky USA
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