Imagem via Armée de l'Air. |
Por: Redação OD.
O avião de transporte A-400M "Atlas" da Armée de l'Air ( Força Aérea Francesa) efetuou sua primeira missão operacional tática em serviço no Níger, no âmbito da Operação Barkane, levando uma carga mixta em longa distância.
Imagem via Armée de l"Air. |
Após aproximadamente um ano de testes e outros ensaios para avaliação, a aeronave começa seu emprego em missões no calor e na poeira do deserto sub-Sahariano do Níger,mais precisamente na cidade de Madama, aonde a França mantém uma base militar que provê apoio aéreo para as ações da Operação Barkane na região do Sahel, missão essa que combate milícias terroristas do Boko Haram e outros grupos menores ligados ao Estado Islâmico na região.
Nessa primeira missão, o A-400M "Atlas", transportou 200 militares da Force Barkane provenientes de N'Djamena e Gao, algumas toneladas de carga em suprimentos, um helicóptero Super Puma e outro helicóptero Gazelle.
A Armée de l'Air já conta com 11 aeronaves das 50 encomendados à Airbus, sendo todas estas operacionais em seu modelo standart, mas outras virão equipadas para o padrão "combat" com uma série de acessórios para a proteção contra ameaças anti-aéreas.
Nota da redação:
O fato ocrreu no dia 1 de setembro, mas só foi divulgado pela Armée de l'Air no dia 4 devido a política de salvaguarda de informações consideradas sigilosas pelo Ministério da Defesa da França em questão das operações antiterror no Sahel.
Fonte: OPEX 360/ Armée de l'Air.
Nenhum comentário:
Postar um comentário