quarta-feira, 31 de maio de 2017

Primeiro AH-11 B Super Lynx modernizado da Marinha do Brasil, tem previsão de chegada para o primeiro semestre de 2018

Aeronave N-4005 sendo desmontada para se dar o início do processo de modernização
Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil e a empresa Britânica AgustaWestland (AW), firmaram em junho de 2014 um contrato para a atualização de meia­ vida (MidLife Upgrade – MLU) de oito unidades do helicóptero Lynx Mk.21A (Super Lynx), os quais são pertencentes ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (Esquadrão HA-1) e designados AH­ 11 A Super Lynx. Como estamos prestes a fazer três anos desta assinatura de contrato, fizemos um prévio contato com a marinha do Brasil, a fim de saber sobre o andamento deste processo. Fomos gentilmente atendidos pelo Centro de Comunicação Social da Marinha, onde o qual nos forneceu as seguintes informações.

Aeronave N-4001 realizando substituição e teste das cablagens

1) “Qual a situação atual da modernização dos helicópteros AH-11A Super Lynx do Esquadrão HA-1 na sede da empresa? ”

O Programa de modernização teve início com a ativação do Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves Lynx (GFRLynx) na sede da empresa, em Yeovil-UK, em junho de 2015. Atualmente, três aeronaves encontram-se na sede da empresa em processo de modernização, sendo previsto o traslado de mais duas aeronaves no segundo semestre de 2017, para a Inglaterra, de modo a dar início às suas modernizações.

Aeronave N-4004 realizando serviço de reforço estrutural na seção de ré

2) “Quantas aeronaves irão ser modernizadas?”

O contrato prevê a modernização de oito helicópteros AH-11A (Mk21A) e contempla a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam o AW159 “Wildcat”, do Sistema de Navegação, inclusão do “Full Glass Cockpit”, compatibilização com “Night Vision Googles” (NVG) e substituição dos principais Sistemas Aviônicos.

Aeronave N-4001 realizando substituição e teste das cablagens

3) “Qual a previsão de recebimento da primeira aeronave modernizada no Brasil?”

A primeira aeronave modernizada tem a previsão de recebimento no Esquadrão HA-1 no primeiro semestre de 2018. 

Aeronave N-4005 sendo desmontada para se dar o início do processo de modernização

Esta modernização dos Lynx Mk.21A é mais um importante e grande passo da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval no sentido de estarem revitalizando seus meios aeronavais. Assim como o Esquadrão HS-1, que obteve o recebimento de unidades SH-16 SeaHawk substituindo os SH-3D SeaKing e do Esquadrão HU-2, que vem recebendo os UH-15 Super Cougar em substituição aos UH-14 Cougar. As aeronaves modernizadas irão receber a nova designação de AH-­11 B.

Breve resumo da história dos Lynx na Marinha

F40 e F41 - Vosper Mk10 Fragatas Niterói e Defensora (Vosper Mk.10) em provas de mar na Inglaterra
Na metade da década de 60, a Marinha do Brasil iniciou os estudos para a aquisição de novas fragatas, que seriam destinadas a substituir as unidades mais antigas, de origem americana, e construídas ainda durante a Segunda Guerra Mundial. No início de 1970, a Marinha abriu uma concorrência internacional para estas novas embarcações. Em setembro do mesmo ano, um contrato foi assinado com o estaleiro britânico Vosper Thornycroft, vencedor do concorrencia, para a construção de seis fragatas Vosper Mk 10, designação britânica do projeto das fragatas classe Niterói da Marinha do Brasil. Foram assim construídas seis unidades, as quatro primeiras nos estaleiros da Vosper e os dois últimos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). 

G-BEAD Westland WG.13 Protótipo Lynx c / n 02/01 ex XW835 |
As novas fragatas entraram em serviço entre 1976 e 1980, e pela primeira vez em muitos anos, a Marinha estaria recebendo navios de escolta novos em folha, em vez de embarcações de segunda mão. Quando o projeto Vosper Mk 10 foi selecionado, nenhum dos helicópteros da Força Aeronaval possuía as características e o desempenho compatíveis com as novas embarcações. Sendo assim em 1973, foi enviado ao Reino Unido um grupo de especialistas a fim de avaliar um helicóptero protótipo da Westland, o ‘WG13”, que fora projetado para a Royal Navy e que ainda estava em fase final de avaliação, este helicóptero mais tarde viria a ser designado mundialmente como Lynx. 

N-3020, primeiro AH-11 Lynx da Marinha do Brasil

Em 1975, ao encomendar nove exemplares do Lynx Mk.21 (equivalente ao modelo inglês HAS.2), a Marinha do Brasil tornou­-se um dos primeiros clientes internacionais desta aeronave, que na época representava o estado da arte em termos de helicópteros embarcados. A entrega das nove aeronaves Lynx ocorreu entre 31 de março de 1978 e 02 de agosto do mesmo ano, com as aeronaves tendo sido designadas AH­-11  (matriculas N­3020 até N­3028) e incorporadas ao então recém criado 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA­-1), sediado em São Pedro D’Aldeia (RJ).

Nota do Editor: Agradeço a pessoa do Contra-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha e a toda sua equipe, pela cordialidade e préstimos para com as respostas de minhas indagações sobre o andamento do projeto, contribuindo assim para a conclusão desta matéria elucidativa aos leitores da Orbis Defense.

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