Histórico como militar
Com uma distinta carreira militar que abrange 30 anos de dedicação como Fuzileiro Naval, dos quais mais de duas décadas foram dedicadas às Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais, o Suboficial (RM1-FN-IF) Francisco de Assis Saraiva da Rocha – nascido em Canindé (CE) em 15/11/1970, popularmente conhecido como Carcará, destaca-se como um operador especializado dos Comandos Anfíbios. Ao longo de sua notável trajetória, acumulou uma extensa capacitação militar nos níveis tático e estratégico, preparando-se meticulosamente para atuar em áreas de crucial interesse geoestratégico do Brasil.
Suas habilidades notáveis abrangem o planejamento e a execução de atividades de ações diretas, reconhecimento especializado e contraterrorismo. A atuação focalizada em Destacamentos de Contraterrorismo, em eventos de grande relevância nacional no Brasil, evidencia seu papel fundamental na garantia da segurança e proteção das pessoas em situações críticas.
Além de suas responsabilidades nacionais, o Suboficial Saraiva foi designado para a proteção de chefes de Estado internacionais, desempenhando um papel crítico na salvaguarda de líderes de diferentes nações durante suas visitas ao Brasil em reuniões bilaterais e cúpulas internacionais.
Ao longo de sua carreira participou ativamente em inúmeras operações de Garantia da Lei e da Ordem e Intervenção Federal no combate ao narcotráfico nos complexos de favelas do Rio de Janeiro, demonstrando um comprometimento inabalável em combater as facções, neutralizando ameaças, e promovendo a segurança da população fluminense.
Com uma vasta experiência operacional na região da Amazônia, servindo no Pelotão de Operações Especiais do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, sediado em Manaus, o Suboficial Saraiva enfrentou com sucesso ameaças como biopirataria, narcoterrorismo, grilagem de terras, neo-pistolagem e narcogarimpo. Sua atuação incluiu operações de reconhecimento e vigilância em áreas remotas e zonas de fronteira como operador especial, resultando em profundos conhecimentos sobre questões indígenas devido ao estreito relacionamento estabelecido com diversas tribos.
Como parte destacada de sua carreira, integrou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, atuando como membro da Equipe de Comandos Anfíbios (ECAnf). Nessa missão, aplicou suas habilidades para neutralizar guerrilhas armadas e fornecer suporte humanitário aos cidadãos civis, reforçando o compromisso do Brasil com a paz e a estabilidade internacional.
A visão estratégica e a doutrina de operações especiais como diferencial
A possível pré-candidatura do Suboficial Saraiva para um cargo político voltado para projetos na área de segurança pública municipal e afins é algo que pode trazer mudanças significativas na gestão do município de Fortaleza. Nos últimos 40 anos, temos visto predominar no cenário local da segurança pública a presença de políticos que buscam principalmente autopromoção e defendem interesses partidários, com pouca atuação prática, sem experiência em doutrinas policiais ou militares, desconhecendo métodos operacionais diversos e, principalmente, sem comprometimento com ideias que atendam verdadeiramente às necessidades da população em termos de segurança, independentemente de classe social.
A participação do Suboficial Saraiva na esfera política, poderá causar impactos positivos a curto, médio e longo prazo. Isso seria possível através da aplicação de doutrinas operacionais adequadas a diferentes cenários e contribuiria não apenas para proporcionar a segurança desejada à população, mas também para aliviar a carga de trabalho das forças de segurança municipais. Com isso, essas forças poderiam atuar de maneira mais eficiente, aproveitando as habilidades e capacidades de cada membro individual e da tropa como um todo.
Alguns dos principais cursos da carreira militar do Suboficial Saraiva:
• Curso de Especialização de Infantaria | MB | 1995
• Estágio Básico de Combatente de Montanha | EB | 1997
• Curso de Formação de Sargentos Fuzileiros Navais e Aperfeiçoamento de Sargentos de Infantaria | MB | 1999
• Curso de Suporte Básico de Vida | CBMERJ | 2001
• Estágio de Vida de Operações na Selva | EB | 2001
• Curso Especial de Comandos Anfíbios | MB | 2001
• Curso Básico Paraquedista | EB | 2002
• Curso Especial de Salto Livre | MB | 2003
• Curso Especial de Desativação de Artefatos Explosivos | MB | 2004
• Estágio de Caçador / BtlOpEspFuzNav | MB | 2005
• Curso Expedito de Sobrevivência no Mar e Primeiros Socorros em Combate | MB | 2005
• Curso de Mestre de Salto | EB | 2006
• Estágio de Mestre de Salto Livre | EB | 2007
• Curso Especial de Habilitação para Promoção a Suboficial | MB | 2011
• Joint Combined Exchange Training (MARSOC) | USMC | 2013
• Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público | MB | 2018
• Mestre de Lançamento RAPPEL/FAST ROPE/HELOCASTING E PENCA | MB
Condecorações:
• Medalha internacional dos veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos | 12/2008
• The United Nations Medal – MINUSTAH | ONU | 11/2008
• Medalha Militar - Medalha de Prata com Passador de Prata | PR | 11/2008
• Medalha Mérito Anfíbio com 4 Âncoras em Ouro | MB | 03/2021
Apresentamos, com exclusividade para o Orbis Defense, a entrevista com o Suboficial Saraiva, pré-candidato a vereador por Fortaleza pelo partido Republicanos, filiando-se em 21/12/2023.
1) Orbis Defense - Considerando sua vasta experiência em operações especiais e contraterrorismo, na condição de pré-candidato, qual seria sua abordagem para fortalecer as medidas de segurança em Fortaleza, especialmente em áreas vulneráveis?
Suboficial Saraiva - Minha abordagem para fortalecer as medidas de segurança em Fortaleza, por meio de projetos, baseia-se em uma estratégia integrada. Primeiramente, proponho a implementação de um sistema de inteligência robusto, utilizando tecnologias avançadas para análise de dados e monitoramento avançado, no qual podemos buscar preferencialmente através de empresas da Base Industrial de Defesa (BID) que estejam instaladas no Ceará, e em último caso no exterior. Isso nos permitirá antecipar ameaças e agir de forma proativa.
Em relação ao treinamento da guarda municipal, buscarei recursos municipais e a criação de projetos na formação contínua, enfatizando técnicas de contraterrorismo, combate urbano e gestão de crises. Buscarei implementar parcerias sólidas com outras agências de segurança para promover a troca eficiente de informações e uma coordenação operacional eficaz que possa melhorar a resolução de problemas em Fortaleza.
Também proponho incluir a modernização dos sistemas de vigilância de caráter Municipal, fuzis em calibre 5.56, iluminação pública eficiente e monitoramento por câmeras com inteligência Artificial em áreas críticas. A introdução de tecnologias avançadas, como reconhecimento facial e análise de comportamento, será essencial para fortalecer a segurança preventiva em diversas regiões de Fortaleza.
2) Orbis Defense - Com sua experiência como Comandos Anfíbios, quais medidas específicas você propõe para melhorar a capacidade de monitoramento e análise de informações pela Guarda Municipal de Fortaleza?
Suboficial Saraiva - Proponho uma abordagem estratégica para aprimorar a capacidade de monitoramento e análise de informações pela Guarda Municipal de Fortaleza. Em primeiro lugar, é crucial implementar um sistema de inteligência avançado, integrando tecnologias de vigilância e análise de dados em tempo real.
Para otimizar o monitoramento, sugiro a utilização de câmeras de alta resolução em pontos estratégicos da cidade, incorporando sistemas de visão noturna e termal, além da análise de padrões comportamentais como disse anteriormente. Além disso, a introdução de drones com especificações militares equipados com tecnologia de reconhecimento, e sensores do tipo LIDAR (Light Detection and Ranging) ou FLIR (Foward Look Infrared) podem fornecer uma perspectiva aérea valiosa para monitorar áreas de difícil acesso, onde a atuação de Agentes Perturbadores da Ordem Pública (APOP) são mais frequentes.
A Guarda Municipal deve ser capacitada para utilizar ferramentas de análise de dados, incluindo algoritmos de aprendizado de máquina, para identificar padrões suspeitos e antecipar potenciais ameaças. A integração eficiente de dados provenientes de diversas fontes, como câmeras de segurança, meios sociais e sistemas de transporte público, ampliará a capacidade de análise.
Além disso, incentivo a cooperação estreita entre a Guarda Municipal e outras agências de segurança como os serviços de inteligência das Forças Armadas inseridos no Ceará, promovendo a troca de informações e a coordenação operacional. A formação contínua dos agentes, com ênfase em técnicas de reconhecimento e interpretação de informações, será essencial para fortalecer suas habilidades analíticas.
3) Orbis Defense - Como poderá contribuir para as operações diárias da Guarda Municipal, melhorando a prevenção de crimes e a resposta rápida a emergências?
Suboficial Saraiva - Primeiramente, é necessário compreender que as Guardas Municipais são forças de segurança pública com uma doutrina de emprego ligeiramente diferenciada das demais. Essa distinção deve ser vista como uma qualidade a ser bem empregada, em vez de uma dificuldade limitadora. Muitas críticas são feitas às Guardas Municipais sem um entendimento real do que esses profissionais são capazes de fazer em prol da população e no apoio às demais forças policiais no dia a dia.
É comum que muitos questionem a existência das Guardas Municipais, esquecendo-se da realidade administrativa dos Estados e Municípios. Felizmente, a existência dessas guardas é permitida, mas a administração, por vezes, não as utiliza com a devida inteligência, devido a políticas obsoletas.
Apresentamos diversos planos e ideias para aplicação imediata, os quais certamente gerarão resultados rápidos se houver apoio e colaboração dos governos municipais e estaduais, assim como o empenho da tropa para alcançar os objetivos propostos.
4) Orbis Defense - Na fase pré-campanha, é fundamental contar com uma equipe capacitada. Poderia compartilhar mais detalhes sobre as habilidades e experiências da sua equipe, destacando as capacitações que considera essenciais para alcançar seus objetivos como pré-candidato a vereador em Fortaleza?
Suboficial Saraiva - Excelente indagação, e permita-me responder com metáforas que refletem a essência da nossa equipe diversificada. Assim como lobos que caçam com maior eficácia em matilha, e águias que preferem a solidão, mas voam apenas ao lado de outras águias, reconheço a importância da colaboração com uma equipe forte e coesa.
Conto com uma equipe notável além de colaboradores, composta por ex-militares, advogados, professores, internacionalistas, agentes de segurança pública e até mesmo cientistas, todos dedicados e talentosos, que contribuem de maneira significativa dentro e fora do Brasil, enfrentando realidades diversas. Essa sinergia proporciona uma experiência filosófica, metafórica e de planejamento extremamente enriquecedora.
Independentemente de suas origens em áreas tão distintas, todos compartilham valores fundamentais, como patriotismo, profissionalismo, moralidade e honestidade. A diversidade de perspectivas enriquece nosso planejamento, resultando em abordagens mais abrangentes e soluções inovadoras para os desafios que iremos enfrentar em Fortaleza.
Suboficial Saraiva - O cenário é muito complexo para ser resumido em uma entrevista, mas, inicialmente, o Brasil deve se reorganizar internamente e efetuar a boa manutenção com todos que atendam aos nossos interesses sem nos causar prejuízos. Também devemos efetuar as devidas precauções para não nos vendermos por 30 moedas de prata a fim de satisfazer metas econômicas utópicas que proporcionam conforto apenas a curto prazo.
O cenário mundial está repleto de exemplos de nações que passaram por períodos de extrema austeridade financeira e hoje estão economicamente melhores que toda a União Europeia, como a Rússia. Por outro lado, temos exemplos de nações que, ao longo do século XX, ditaram o capitalismo ao mundo e hoje não poderiam mais sobreviver sem o comércio com o maior exportador de comunismo, que é a China. Essa última, por sua vez, não aplica o comunismo em seu quintal e com seus vizinhos, mas todos estão comprando a ideia sob a desculpa do neoliberalismo democrático politicamente correto.
6) Orbis Defense - Dada sua sólida experiência militar e considerando a importância estratégica da Base Industrial de Defesa, como pré-candidato a vereador, qual sua visão para impulsionar e fortalecer a colaboração entre as instituições de segurança e as empresas do setor de defesa em Fortaleza, visando tanto o desenvolvimento econômico local quanto a segurança nacional?
Suboficial Saraiva - Entendo a importância estratégica da Base Industrial de Defesa para o desenvolvimento econômico local e a segurança nacional. Como pré-candidato, minha visão é promover uma colaboração sólida e eficiente entre as instituições de segurança e as empresas do setor de defesa. Pretendo fazer isso por meio da criação de projetos à incentivos fiscais e programas de apoio, facilitando a integração de tecnologias avançadas desenvolvidas pelas empresas de defesa nas operações das forças de segurança locais.
Além disso, proponho estabelecer parcerias estratégicas entre as empresas do setor de defesa e instituições de ensino e pesquisa localizadas em Fortaleza, promovendo a inovação e a capacitação de mão de obra qualificada. Isso não apenas impulsionará o desenvolvimento econômico, gerando empregos e investimentos, mas também fortalecerá a segurança nacional, garantindo que as forças de segurança tenham acesso às tecnologias mais avançadas.
O objetivo é criar um ambiente propício para o crescimento sustentável da Indústria Nacional de Defesa em Fortaleza, contribuindo para a prosperidade econômica da região, gerando emprego, distribuição de renda, e para a eficácia das operações de segurança em níveis local e nacional.
7) Orbis Defense - No âmbito da educação, quais são suas estratégias para impulsionar melhorias no sistema educacional de Fortaleza, considerando sua experiência militar e a importância da educação para o progresso da cidade?
Suboficial Saraiva - A educação brasileira é um problema tão ou até mais complexo que a segurança pública, e obviamente estão interligados até certo ponto, pois se a educação brasileira funcionasse, a criminalidade não seria tão intensa. Por outro lado, sabemos bem que a educação começa em cada lar brasileiro, impactando a formação de professores das gerações mais recentes e, mais ainda, os alunos das atuais gerações de pré-adolescentes em geral, independentemente da classe social.
Projetos para a melhoria e aperfeiçoamento da educação brasileira existem aos milhares, e todos são muito bons, mas na prática apresentam poucos ou nenhum resultado, servindo apenas para evaporar recursos públicos e ridicularizar os professores. Como diz o Presidente Trump: "Quero boas ideias, não importa de onde elas venham!".
Cito como exemplo a ser seguido o SNU, que foi usado na França na época do General Charles de Gaulle, extinto nos anos 80 e ressuscitado atualmente na França em 2022. Ele foi repensado para ser uma ferramenta política do Macronismo, mas está reforçando o patriotismo das novas gerações de franceses, pois os monitores e instrutores são sempre militares da reserva com doutrinas bem diferentes dos professores das escolas públicas, que são abertamente neoliberais irresponsáveis.
Nos EUA, temos os campos patrióticos, onde os jovens são inseridos em uma iniciação à cultura patriótica e trabalhista, aprendendo desde como usar um arado até manusear um fuzil, tal como o antigo projeto Minutemen. Na Rússia e China, temos os treinamentos patrióticos e corretivos, onde, no caso do primeiro, serve como uma iniciação cívica e pré-militar para os jovens que desejam servir à pátria sem efetivamente passar pelo serviço militar. No caso do segundo, o campo corretivo é destinado aos jovens que cometem infrações pequenas e médias. Após passarem o período determinado nos campos de correção, podem finalmente voltar ao convívio social cientes de que toda infração ou crime, mesmo que leve, terá alguma consequência punitiva, mas que essa punição também servirá como ferramenta de reinserção social.
Em casos mais extremos, tanto na Rússia, China quanto em outros países, os pais dos jovens infratores ou com baixo desempenho escolar são convidados a frequentarem cursos de melhorias sociais ou até mesmo podem sofrer sanções e punições caso os jovens cometam crimes julgados como de corresponsabilidade dos pais.
No Brasil, temos o bom exemplo das escolas Cívico-Militares, onde policiais militares na reserva foram convidados a dar aulas de civismo e instruções disciplinares diversas. Isso melhorou muito o ambiente de disciplina e produtividade de alunos e professores civis. Exemplos não faltam; o que falta é vontade política.
8) Orbis Defense - Poderia compartilhar conosco qual é a sua ideologia política e como esses princípios orientam suas propostas e visão para Fortaleza?
Suboficial Saraiva - Minha ideologia política é o Brasil e o povo brasileiro. Tudo o que é bom para o Brasil e para o brasileiro está dentro dos princípios tradicionais da base familiar, do patriotismo e da boa moral espiritual, independentemente de sua religião ou total ausência de uma. Isso inclui também a defesa da nação contra os inimigos externos e, principalmente, os internos, que têm causado muito mais danos ao Brasil do que qualquer invasão ou guerra convencional aberta.
Rotular de esquerda e direita é muito fácil, mas quero ver quem está realmente comprometido com tudo o que nossos pais, avós e tataravós fizeram no passado para que o Brasil se construísse como uma grande nação. Infelizmente, hoje estão destruindo em nome de um politicamente correto hipócrita.
9) Orbis Defense - Diante dos desafios na área da saúde, especialmente em cenários de pandemias, quais são as suas propostas ou visões para fortalecer o sistema de saúde municipal e garantir o bem-estar da população de Fortaleza?
Suboficial Saraiva - Acredito que a chave para um sistema de saúde municipal forte e resiliente reside em três pilares: atenção primária robusta, gestão eficiente e transparente, e infraestrutura moderna aliada à valorização dos profissionais.
Investir na atenção primária significa ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, capacitando e qualificando profissionais, modernizando as Unidades Básicas de Saúde e promovendo a educação em saúde. Essa base sólida garante acompanhamento preventivo e personalizado à população, reduzindo a necessidade de internações e custos futuros.
Uma gestão eficiente e transparente é fundamental para o bom uso dos recursos públicos. Isso se traduz em destinar pelo menos 15% do orçamento municipal para a saúde, buscar parcerias, implementar mecanismos de controle e avaliação, e divulgar informações de forma clara e acessível à população. A participação da sociedade civil na gestão da saúde também é crucial para garantir representatividade e decisões assertivas.
Investir em infraestrutura moderna significa construir, reformar e equipar as unidades de saúde, garantir acessibilidade universal e implementar tecnologias de informação e comunicação (TICs). Prontuários eletrônicos, telemedicina e uso de dados para gestão inteligente são ferramentas que otimizam o atendimento, reduzem filas e facilitam o acesso à informação.
Valorizar os profissionais de saúde é essencial para um sistema eficiente. Investir em formação e qualificação, oferecer planos de carreira atrativos, garantir boas condições de trabalho e oferecer suporte psicológico e social são medidas que reconhecem a importância desses profissionais e garantem um atendimento de qualidade à população.
10) Orbis Defense - Considerando sua experiência internacional em missões de paz, como pré-candidato a vereador, de que forma planeja utilizar seus conhecimentos para fortalecer a cooperação internacional, promover a segurança e contribuir para o desenvolvimento de Fortaleza?
Suboficial Saraiva - Minha experiência internacional em missão de paz oferece uma perspectiva valiosa sobre as complexidades envolvidas na promoção da segurança interna e no desenvolvimento humano. Planejo aplicar esse conhecimento de maneira estratégica para fortalecer a cooperação internacional e contribuir significativamente para o progresso de Fortaleza.
Ao lidar com cenários adversos, aprendi que a criatividade do brasileiro é fundamental para se adaptar a desafios complexos. No entanto, também reconheço a importância de vivenciar diferentes realidades e incorporar doutrinas diversas para aprimorar nossas abordagens na busca por cumprir metas e missões.
A busca por estágios e experiências no exterior é crucial para que nossa equipe tenha uma compreensão realista das melhores práticas globais. Buscamos ideias inovadoras, independentemente de sua origem, e acredito que a vontade política é o fator decisivo para realizar ações eficazes.
Planejo estabelecer canais formais de comunicação entre Fortaleza e organizações internacionais especializadas em segurança e desenvolvimento, e isso poderá incluir meios da OCDE. Isso permitirá a troca eficiente de estratégias comprovadas em todo o mundo. Além disso, pretendo implementar, por meio de projetos, programas de capacitação baseados em experiências bem-sucedidas no cenário internacional.
Proponho também estabelecer parcerias estratégicas com cidades que enfrentaram desafios semelhantes aos de Fortaleza. Essas parcerias podem incluir intercâmbios de conhecimento, cooperação técnica e colaboração em projetos específicos.
Buscarei oportunidades de financiamento e cooperação para projetos de segurança e desenvolvimento urbano. A inovação tecnológica deverá ser uma prioridade, aproveitando as tendências globais para implementar soluções modernas em áreas como segurança pública, gestão urbana e serviços essenciais.