domingo, 28 de fevereiro de 2021

Corsair F4U-1D Veterano de combate 2a guerra mundial perto de retornar ao voo

 

Imagem de captura de tela do vídeo da Cairns North Queensland.

Por redação OD Europe.

Já faz algum tempo desde nossa última atualização sobre o progresso com o Vought Corsair de Mike Spaulding, que está em restauração na última década em Mareeba, perto da cidade de Cairns, no norte de Queensland, Austrália. 

Esta aeronave, F4U-1D (número de série BuNo.82640), serviu a bordo do porta-aviões USS Intrepid com VF-10 Grim Reapers  entre janeiro e abril de 1945, e provavelmente participou da Batalha de Okinawa, tornando-a uma das poucas sobreviventes verdadeiros corsários veteranos da segunda guerra mundial. 

Além disso, este Corsair é uma das duas variantes sobreviventes de "1D" construída pela Vought. Curiosamente, o único outro F4U-1D completo também está associado ao VF-10, sendo este o exemplo do Smithsonian, serial n° BuNo.50375, que ajudou a treinar pilotos do  Grim Reaper  durante seu trabalho com a Corsair na NAS Atlantic City nas semanas anteriores à sua implantação a bordo do Intrepid para o teatro do Pacífico.

Imagem do primeiro giro de motor depois dos trabalhos de instalação em 2019. Imagem de captura de tela de vídeo da Cairns North Queensland & Surrounds & the Great Barrier Reef Amazing Drone Footage.

Com relação à restauração do Bu.82460, Mike Spaulding nos relatou: “Estamos trabalhando neste projeto sem interrupção, que tem sido muito bom em comparação com o que tem acontecido ao redor do mundo. Espero que você esteja bem e lidando com sua situação nos EUA. ”

O progresso com a restauração avançou consideravelmente desde nosso último relatório divulgado. A aeronave e seus sistemas estão essencialmente completos. Além disso, eles pintaram a fuselagem com um esquema geral em azul marinho brilhante característico, original do período.

Questionado sobre o estado atual do projeto, Spaulding respondeu: “Já rodamos o motor algumas vezes e estamos terminando pequenos detalhes ... O trabalho restante é basicamente pesar a aeronave, obter o Certificado de Aeronavegabilidade e voá-la, todos os quais nós esperamos ter concluído até o meio do ano. Ao fazer esses itens restantes, também mantemos em condição de vôo nosso Winjeel, Harvard e Beech 18. ”

Imagem do primeiro giro de motor depois dos trabalhos de instalação em 2019. Imagem de captura de tela de vídeo da Cairns North Queensland & Surrounds & the Great Barrier Reef Amazing Drone Footage.

Como Spaulding observou, há várias outras aeronaves históricas em sua frota, sendo elas: Beech H.18 VH-MBU, ex-Força Aérea Real da Nova Zelândia NAA Harvard Mk.II NZ1040 e ex-Força Aérea Real Australiana CAC CA-25 Winjeel A85 -453. 

Spaulding também tem experiência anterior na restauração deaeronaves antigas da Segunda Guerra Mundial, tendo desempenhado um grande papel na reconstrução e operação de seu Curtiss P-40N 42-104977 no início deste milênio. Esta aeronave agora pertence a Thom Richard em Kissimmee, Flórida, e voa como American Dream .

Para uma visão mais emocionante do funcionamento do motor do Corsair, o vídeo de dezembro de 2020 abaixo deve ser útil ... certifique-se de aumentar o volume do seu alto-falante quando o motor ligar!



Considerando o quão perto a aeronave está de obter seu certificado de aeronavegabilidade, perguntamos a Spaulding quem poderia fazer o primeiro vôo. Ele respondeu: “Devido à situação atual [com a pandemia], nosso piloto de teste ainda não foi escolhido”. Portanto, o tempo do primeiro vôo realmente dependerá de alguns fatores fora do controle de Spaulding. 

Mesmo assim, é claro que a Corsair está em ótimas mãos. Ela tem uma aparência e um som magníficos, e antecipamos um relatório sobre seu primeiro voo no devido tempo!

De fato, muito obrigado a Mike Spaulding por nos enviar as imagens incluídas aqui e por falar sobre sua aeronave fabulosa!

Imagem do primeiro giro de motor depois dos trabalhos de instalação em 2019. Imagem de captura de tela de vídeo da Cairns North Queensland & Surrounds & the Great Barrier Reef Amazing Drone Footage.



O início dos trabalhos de restauro F4U-1D Corsair 

Sob o olhar atento de seu proprietário, Mike Spaulding, sua empresa de restauração, North Queensland Warbirds, fez um progresso constante no Corsair desde sua chegada em março de 2011.

O Corsair F4U-1D serial number "Bu.82640" tem uma história interessante como todo  veterano de combate da Segunda Guerra Mundial. Ela ingressou na Marinha dos Estados Unidos em dezembro de 1944 e serviu com VF-10 Grim Reapers a bordo do porta-aviões USS Intrepid entre janeiro e abril de 1945. 

Dadas as datas de seu tempo com VF-10 a bordo do USS Intrepid, é muito possível que este Corsair tenha levado participaram das violentas batalhas contra os japoneses em torno de Okinawa durante aquele período, já que tanto o navio quanto sua aeronave estavam fortemente envolvidos naquela campanha. 

A Marinha dos Estados Unidos se desfez do caça não muito depois da Segunda Guerra Mundial e, ao contrário da maioria das aeronaves de combate naval da Segunda Guerra Mundial, de alguma forma ela chegou às mãos de civis. 

O Corsair estava em exibição no War Memorial Museum of Virginia em Newport News, Virginia em 1949. Infelizmente, o museu cortou sua asa de bombordo, perto da fuselagem, para exibi-la em seus aposentos apertados de espaço de exposição. Embora possamos estremecer de raiva com seu desmembramento hoje, devemos lembrar que essas aeronaves eram abundantes naquela época. Sem sacrificar uma asa, a aeronave Corsair provavelmente teria sido desmantelada, como a grande maioria de seus irmãos.

O War Memorial Museum abrigou o Corsair "Bu.82640" até 1985, quando Steve McLellan a adquiriu. McLellan manteve Bu.82640 armazenado na área de Virginia Beach por mais de uma década, antes de vendê-lo para Jerry Yagen em 1998. 

Yagen ainda estava nos primeiros dias de construção de sua coleção de aeronaves vintage de classe mundial, que evoluiu para o que é agora o  Museu da Aviação Militar com sede em Pungo, Virginia. Naquela época, ele pretendia  restaurar totalmente o Corsair à condição de vôo, mas a falta de uma longarina original viável era um problema sério. 

Mesmo no início dos anos 2000, ninguém havia administrado com sucesso a tarefa tecnicamente desafiadora e extremamente cara de remanufaturar as longarinas da Corsair. Yagen eventualmente optou pela rota mais prática e comprou um Corsair em condições de voo no final de 1999, o Corsair FG-1D Bu.92508. 

Ele manteve seu F4U por mais alguns anos, antes de trocá-lo com Murray Griffiths em Wangaratta, Austrália, durante 2005. Murray Griffiths havia estabelecido uma oficina de restauração incrível, aparentemente durante a noite, em sua base Wangaratta. Ele começou a restaurar warbirds (aeronaves da 2a Guerra)  em escala industrial, trabalhando simultaneamente em vários exemplos de cerca de uma dúzia de tipos de aeronaves para proprietários em todo o mundo. 

Tristemente, Griffiths faleceu em setembro de 2011, antes de concluir muitos projetos em sua companhia a Precision Aerospace que continua ativa sob propriedade de seu sócio Doug Hamilton.

Mike Spaulding comprou o Corsair da Griffiths em 2010 e o mudou para suas instalações em North Queensland Warbirds em Mareeba no início de 2011. North Queensland Warbirds já tinha experiência anterior na restauração de P-40N-5 42-104977, bem como de Harvard, e casal de CAC Winjeels. 

Eles também mantêm uma série de aeronaves ex-militares para as aventuras de Warbird de Spaulding. North Queensland Warbirds fez um progresso extraordinário neste projeto complicado, superando a mais difícil dessas tarefas na construção de uma nova longarina principal. 

Em um e-mail recente para o autor, Spaulding comentou que,“Concluímos a fuselagem, asas externas, grupo da cauda, ​​trem de pouso, capôs ​​do motor e a maior parte da seção central. O sistema hidráulico é concluído e o sistema elétrico é iniciado. O principal trabalho restante envolve os sistemas de combustível e óleo, bem como a adaptação do cockpit, embora alguns trabalhos tenham sido concluídos nestes. Esperamos que até o final de 2018 estar nos preparando para voar. ” 

Embora as datas de conclusão da restauração de aeronaves sejam um alvo em constante movimento na maioria dos casos, é emocionante ver esse raro sobrevivente finalmente chegando perto de voar para os céus novamente. Desejamos a Mike Spaulding e North Queensland Warbirds o melhor sucesso em seus empreendimentos e teremos a certeza de acompanhar seu progresso. 



Fonte: http://warbirdsnews.com/ em 25 de fevereiro de 2021, via redação Orbis Defense Europe.

Link para a matéria original 25 de fevereiro de 2021: http://warbirdsnews.com/warbird-restorations/wwii-combat-veteran-f4u-1d-corsair-nearing-first-flight.html?fbclid=IwAR0pGNy_vsN23Lyl2X0wbClav-alMkMY-q5ydSFZRvC-jjIHvvn74j1HQ8U

http://warbirdsnews.com/warbird-restorations/f4u-1d-corsair-restoration-update-downunder.html

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