O navio de pesquisas FN Polarstern (Estrela Polar) preso no gelo durante o verão do Ártico, em foto de Patrik Stollarz. |
Por: Yam Wanders.
Os pesquisadores da maior e mais extensa missão do mundo em duração no Pólo Norte voltou à Alemanha na segunda-feira, dia 12 de outubro, trazendo para casa provas devastadoras da provável morte do Oceano Ártico, histórias de perda alarmante de gelo e previsões de verões árticos sem gelo em apenas algumas décadas.
Apesar de toda a reputação e seriedade do Instituto Alfred Wegener, O navio de pesquisas alemão Polarstern voltou ao porto de Bremerhaven após 389 dias à deriva pelo Ártico, preso no gelo, o que permitindo aos cientistas reunir informações vitais sobre os efeitos do aquecimento global na região e elaborar estudos sobre o polêmico aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
O líder da missão Markus Rex disse que ele e sua equipe de 300 cientistas de 20 países testemunharam "um lugar de beleza verdadeiramente fascinante e única".
A equipe MOSAiC usou helicópteros para explorar a área ao procurar o pedaço de gelo perfeito. Crédito: S. Hendricks / AWI |
"Testemunhamos como o oceano Ártico está morrendo", disse Rex. "Vimos esse processo bem do lado de fora de nossas janelas ou quando caminhávamos sobre o gelo quebradiço."
Sublinhando quanto do gelo do mar se derreteu, Rex disse que a missão foi capaz de navegar por grandes porções de águas abertas, "às vezes estendendo-se até o horizonte". "No próprio Pólo Norte, encontramos gelo muito erodido, derretido, fino e quebradiço."
O navio de pesquisas FN Polarstern (Estrela Polar) após atracar no porto alemão de Bremerhaven na segunda dia 12, em foto de Patrik Stollarz. |
"Ártico sem gelo ?!?"
Se a tendência de aquecimento no Pólo Norte continuar, em algumas décadas teremos "um Ártico sem gelo no verão", disse Rex.
A missão Polarstern, apelidada de MOSAIC, passou mais de um ano coletando dados sobre a atmosfera, o oceano, o gelo marinho e os ecossistemas para ajudar a avaliar o impacto das mudanças climáticas na região e no mundo.
Para realizar a pesquisa, quatro locais de observação foram montados no gelo marinho em um raio de até 40 quilômetros ao redor do navio.
Os pesquisadores coletaram amostras de água abaixo do gelo durante a noite polar para estudar o plâncton das plantas e as bactérias e entender melhor como o ecossistema marinho funciona em condições extremas.
A expedição de 140 milhões de euros (US $ 165 milhões) também trouxe de volta 150 terabytes de dados e mais de 1.000 amostras de gelo.
A equipe mediu mais de 100 parâmetros quase continuamente ao longo do ano e espera que as informações proporcionem um "avanço na compreensão do Ártico e do sistema climático", disse Rex.
Thomas Krumpen, físico do gelo marinho, disse: "Para nós, a segunda fase está começando - a análise dos dados. Muitos dados retornaram com o navio e provavelmente estaremos ocupados com eles nos próximos dez anos."
A infinidade de parâmetros alimentará o desenvolvimento de modelos para ajudar a prever como as ondas de calor, chuvas fortes ou tempestades podem parecer em 20, 50 ou 100 anos.
60 ursos polares
Desde que o navio partiu de Tromso, na Noruega, em 20 de setembro de 2019, a tripulação viu longos meses de escuridão total, temperaturas de até -39,5 Celsius e mais de 60 ursos polares.
Um tiro teve que ser disparado para alertar um urso polar que chegou perto demais.
Mas a maior ameaça foi a pandemia de coronavírus na primavera, que deixou a tripulação presa no Pólo Norte por dois meses.
Uma equipe multinacional de cientistas estava programada para voar como parte de um revezamento programado para socorrer aqueles que já haviam passado vários meses no gelo, mas o plano teve que ser redesenhado quando os voos foram cancelados em todo o mundo enquanto os governos lutavam para impedir a propagação do coronavírus.
Durante o curso da expedição, o navio alemão ziguezagueou através de 3.400 quilômetros de gelo ao longo de uma rota movida pelo vento conhecida como deriva transpolar.
A viagem foi um enorme desafio logístico, principalmente quando se tratava de alimentar a tripulação, durante os primeiros três meses, a carga do navio incluía 14.000 ovos, 2.000 litros de leite e 200 quilos de rutabaga, uma raiz vegetal.
Radiance Calmer, pesquisador da Universidade do Colorado que esteve a bordo do Polarstern de junho a setembro, disse à AFP que pisar no gelo foi um momento "mágico".
Mas as informações coletadas pelos pesquisadores enquanto o navio navegava pelo oceano preso no gelo serão vitais para ajudar os cientistas a entender os efeitos das mudanças climáticas.
No verão, os pesquisadores viram por si próprios os efeitos dramáticos do aquecimento global sobre o gelo na região, considerada "o epicentro das mudanças climáticas", segundo o líder da missão Markus Rex.
RV Polarstern (operado pela AWI) e RV Akademik Fedorov (operado pela AARI) em 2 de outubro de 2019. Crédito: Alfred-Wegener-Institut / Esther Horvath. |
As observações dos pesquisadores foram apoiadas por imagens de satélite dos EUA que mostram que, em 2020, o gelo marinho no Ártico atingiu seu segundo menor mínimo de verão registrado, depois de 2012.
Os pesquisadores coletaram amostras de água abaixo do gelo durante a noite polar para estudar o plâncton das plantas e as bactérias e entender melhor como o ecossistema marinho funciona em condições extremas .
A expedição de 140 milhões de euros (US $ 165 milhões) também está trazendo à costa mais de 1.000 amostras de gelo.
Com a odisséia chegando ao fim, o trabalho começará a sério na análise das amostras e dados recuperados ou registrados no local.
O processo de análise levará até dois anos, com o objetivo de desenvolver modelos que ajudem a prever como podem ser ondas de calor, chuvas fortes ou tempestades daqui a 20, 50 ou 100 anos.
"Para construir modelos climáticos , precisamos de observações in situ", disse à AFP Radiance Calmer, pesquisador da Universidade do Colorado que esteve a bordo do Polarstern de junho a setembro.
A equipe usou drones para medir temperatura, umidade, pressão e velocidade do vento para criar um quadro das condições da região que será "muito útil para estabelecer um modelo climático", disse Calmer.
Contando sua experiência na missão, a pesquisadora disse que ser capaz de caminhar pelo gelo e vivenciar essas condições em primeira mão foi um momento "mágico".
O cozinheiro do navio, Sven Schneider, não subestimou a importância de seu papel na missão.
"Era meu trabalho manter o moral de 100 pessoas que viviam na escuridão total", disse ele em uma entrevista ao semanário alemão Die Zeit.
Como de praxe, a importância dos cozinheiros de bordo continua tão valiosa como a do comandante do navio...
Sobre a Expedição MOSAIC
A missão MOSAiC , que começou em 20 de setembro de 2019, é uma expedição científica de um ano a bordo do quebra-gelo Polarstern. Mais de 300 cientistas de 20 países participam da expedição e estudarão todo o sistema climático do Ártico Central. Eles coletarão dados em cinco subdomínios: atmosfera , gelo marinho ( bloco de gelo ou iceberg ), oceano , ecossistemas e biogeoquímica 1 .
Sobre o navio de pesquisas FN Polarstern (Estrela Polar)
O FS Polarstern (" estrela polar ") é um navio de pesquisa oceanogràfico e quebra-gelo ( FS , alemão: Forschungsschiff ) do Instituto Alfred Wegener para Pesquisa Polar e Marinha em Bremerhaven . O Polarstern foi encomendado em 1982 e é usado principalmente para pesquisas no Ártico e na Antártica .
Com uma extensão de 118 m , foi construída em Kiel e Rendsburg .
O Polarstern é um quebra-gelo de casco duplo. Pode funcionar até uma temperatura externa de −50 ° C e quebrar blocos de gelo de 1,5 metros de espessura a uma velocidade de 5 nós. O gelo mais espesso deve ser quebrado por compactação (técnica de compactação ).
Está planejado que será substituído pelo Polarstern II por volta do ano 2020, depois que foi decidido que o quebra-gelo de pesquisa europeu Aurora Borealis não será construído em sua forma original.
Em 7 de setembro de 1991, o Polarstern , auxiliado pelo quebra-gelo ártico sueco Oden, alcançou o Pólo Norte como os primeiros navios convencionais. Os grupos científicos e a equipe coletaram amostras oceanográficas e geológicas e tiveram um cabo de guerra comum e um jogo de futebol em um bloco de gelo.
Em 2001, Polarstern junto com USCGC Healy alcançou o pólo novamente. Ela retornou pela terceira vez em 22 de agosto de 2011. Desta vez, ela relatou a espessura de gelo mais recorrente a 0,9 m (2 pés 11 pol.) Em comparação com 2 m (6 pés 7 pol.) em 2001.
Em 2 de março de 2008, um dos helicópteros do navio caiu em um vôo de rotina para a base Neumayer II da Antártica . O piloto alemão e um pesquisador holandês morreram, três outros passageiros ficaram feridos.
Em 17 de outubro de 2008, o Polarstern foi o primeiro navio de pesquisa a viajar tanto pela Passagem Nordeste quanto pela Passagem Noroeste em um cruzeiro, circunavegando assim o Pólo Norte.
Em 20 de setembro de 2019, ela partiu de Tromsø , Noruega , para uma expedição de 12 a 14 meses do Observatório Multidisciplinar para o Estudo do Clima Ártico ( MOSAiC ) através do Ártico.
O navio se estabeleceu em um bloco de gelo em 4 de outubro de 2019. O objetivo era derivar com este bloco, passando pelo Pólo Norte e finalmente alcançando águas abertas no Estreito de Fram .
Enquanto estava preso no gelo em março de 2020, um membro da equipe da aeronave que ainda não havia se juntado ao navio no Ártico testou positivo para COVID-19. Isso resultou no isolamento de toda a equipe da aeronave na Alemanha e causou atrasos na recuperação de dados científicos de todo o navio para fornecer contexto aos dados levados a bordo.
Após 389 dias, esta expedição ártica de 2019-2020 terminou com sucesso em 12 de outubro de 2020, quando o navio de pesquisa retornou com segurança ao seu porto de origem, Bremerhaven, Alemanha.
O PolarStern na banquise do Artico. Foto via Universidade do Colorado. |
Dados técnicos do navio:
Batimento de quilha 22 de fevereiro de 1981
Lançamento Dezembro de 1982
Status Em serviço
Equipe técnica 44 (máximo de passageiros 70)
Características técnicas
comprimento 117,91 m
mestre 25,07 m
Esboço, projeto 11,21 m
Mudança 17.300 t
Propulsão 4 motores, 14.000 kW ( 20.000 hp )
Velocidade 15,5 nós
Proprietário Ministério Federal de Educação e Pesquisa
Armador Ministério Federal da Educação Alemão
Bandeira Alemanha
Homeport Bremerhaven
IMO 8013132
Vídeos sobre a expedição MOSAIC:
- Com informações de Patrik Stollarz, Yannick Pasquet, Physorg News e AFP via redação Orbis Defense Europe.
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