quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Liderança em operações de combate em grande escala

Membros da Companhia B, 1º Batalhão, 1º Regimento do Corpo de Fuzileiros Navais, atacam um alvo durante um exercício de fogo real na Austrália, 10 de agosto de 2016. O exercício Koolendong é um exercício anfíbio de fogo real projetado para aumentar a interoperabilidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e da Força de Defesa Australiana. (Foto: Sgt. Sarah Anderson, US Marine Corps).

Por Major Jeremy Smith, Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC)

É o ano de 2025. A Rússia está pressionando um país da Europa Oriental a se reintegrar à pátria soviética. À medida que as tensões aumentam, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) solicita que os Estados Unidos enviem um Corpo do Exército e uma força expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais para se juntar à recém-formada coalizão no Comando dos EUA na Europa. para enviar a mensagem de que não tolerará mais intimidação ou agressão da Rússia. Os Estados Unidos acabam de entrar em um conflito em grande escala.

Nos últimos 25 anos, os Estados Unidos investiram todos os gastos com defesa em operações de contraterrorismo e contra-insurgência em todo o mundo, com foco no Comando Central dos EUA, no Comando dos EUA na África e no Comando dos EUA nos Estados Unidos. Pacífica. Embora esse deslocamento para a Europa Oriental tenha sido uma surpresa, extensos recursos de logística e comunicação permitiram aos Estados Unidos distribuir tropas para o exterior rapidamente, sem interferência externa. Depois que a força-tarefa combinada e combinada entrou na "fase de dominação" das operações, os comandantes da divisão e da brigada confiaram fortemente na única experiência de combate que tinham: operações de contingência limitada no Iraque e no Afeganistão. Eles estavam preparados para liderar em Operações de Combate em Grande Escala (LSCO)?

O cenário acima mencionado resume uma possibilidade muito realista com base na estratégia de segurança nacional atual, que exigirá uma força que possa lutar em todos os tipos de guerra. Quando chegar a 2025, nossos líderes estarão prontos para liderar operações de combate em grande escala? Certamente. No entanto, para estarmos preparados para liderar neste tipo de guerra, devemos adotar algumas estratégias.

Em primeiro lugar, precisamos entender que, embora as operações de combate em grande escala e as operações de contingência limitada sejam diferentes, elas não devem ser vistas como completamente separadas e distintas. Eles estão no mesmo espectro de conflito. Não devemos estar preparados para um dos dois, mas para ambos.

Em segundo lugar, as forças armadas não deve ver o Comando de Missão como uma função de combate. É confuso. O estado-maior deve se concentrar no comando e controle para fornecer uma visualização precisa ao comandante para que ele possa liderar sua unidade. O comando da missão é uma filosofia e método fundamentais básicos de como lideramos no combate, mas não é uma função da guerra.

Terceiro, os líderes devem estudar a história para garantir que estejam preparados para operações de combate em grande escala. Aprendemos com nossos predecessores e as lições aprendidas podem ser aplicadas em todos os tipos de guerra.

Os oficiais militares estarão preparados para liderar operações de combate em grande escala em 2025 porque a liderança em tais operações não será diferente do que tem sido em operações de contingência limitada. Devemos estar preparados para todos os tipos de conflito no continuum.

Um fuzileiro naval dos EUA observa seus arredores durante o exercício Trident Storm na Marine Corps Air Station Camp Pendleton, Califórnia, 30 de julho. U.S. Marine Corps photo by Cpl. Levi Guerra.

Operações de combate em grande escala e operações de contingência limitada

Como profissionais militares, precisamos parar de classificar a guerra em duas categorias. Operações de combate em grande escala e operações de contingência limitada estão interconectadas e devemos treinar para todo o espectro da guerra. De acordo com a Joint Publication (JP) 3-0 , Joint Operations, a gama de operações militares - que inclui operações de combate em grande escala; respostas a crises e operações de contingência limitadas; interação militar, cooperação de segurança e operações de dissuasão - flui ao longo de um continuum de conflito entre paz e guerra 1. Precisamos compreender as diferenças em toda a gama de operações militares, mas não podemos fingir que acreditamos que a liderança será muito diferente durante cada um dos três tipos de conflito.

Enquanto JP 3-0 coloca operações de combate em grande escala em todo o espectro do continuum do conflito, o Manual de Campo 3-0 , Operações, as descreve como localizadas "no extremo lei do continuum do conflito e relacionada com a guerra » 2 . Uma comparação da versão de cada publicação mostra visões obviamente diferentes sobre o assunto (ver figura 1). Embora nenhuma das publicações defina estritamente as operações de combate em grande escala, ambas fornecem muitos exemplos e fatores para descrevê-las. O JP 3-0 delineia OIF como um exemplo de uma escala de operação de combate, pois tinha 3 fases. Além disso, acrescenta-se que grandes operações e campanhas, como a assistência humanitária, poderiam ser consideradas, ou estar logo abaixo do que poderia ser considerado, como operações de combate em grande escala, dependendo da situação estratégica.

No entanto, o foco do FM 3-0 está em conflitos muito maiores, como a Segunda Guerra Mundial e a guerra árabe-israelense de 1973. O tema do FM 3-0 indica claramente que as operações de combate em grande escala são distintas. de operações de contingência limitada, mas menciona (uma vez) que uma operação de contingência limitada pode ocorrer simultaneamente com operações de combate em grande escala 4. Ao comparar esses pontos de vista, os oficiais militares têm as ferramentas necessárias para entender que, embora os conflitos sejam classificados de forma diferente nas descrições doutrinárias, eles estão presentes em todo o continuum do conflito. Como os três níveis de guerra, os tipos de conflito também coincidem. Esta é uma das razões pelas quais a liderança em todos os tipos de conflito não difere muito de outra (grande escala versus contingência limitada).

De acordo com a publicação de referência de doutrina do exército (ADRP) 6-22 , Liderança do exército, liderança é "o processo de influenciar pessoas fornecendo propósito, orientação e motivação para cumprir a missão e melhorar uma organização" 5 . A Publicação 6-10 do Corpo de Fuzileiros Navais , Leading Marines, diz que os líderes devem ser "de bom caráter, conforme definido em nossos valores intrínsecos" que são honra, coragem e compromisso 6. No entanto, nenhuma das publicações faz distinção entre diferentes tipos de liderança em diferentes tipos de conflitos, como operações de combate em grande escala ou operações de contingência limitada. Independentemente da situação, um verdadeiro líder equilibrará a arte e a ciência da liderança ao tomar decisões, com base nas necessidades da unidade, da instituição militar e da nação. Em todos os conflitos, a filosofia do tipo comando comando-missão-comando reside na firmeza moral de caráter e dá liberdade de ação aos subordinados para agirem intuitivamente de acordo com as intenções do comandante.

Comando da missão versus comando e controle

Comando e controle e o comando de missão estão interligados, mas essa relação pode ser melhor compreendida examinando os dois conceitos por meio de lentes diferentes. O comando da missão é a razão pela qual nossa nação vence as batalhas. Não é uma função conjunta e não deve ser uma função de guerra do Exército. É uma filosofia. É um começo. O comando da missão é um dos princípios de liderança mais básicos que os membros do Corpo de Fuzileiros Navais têm seguido há anos. Por outro lado, a Publicação Doutrinal do Corpo de Fuzileiros Navais (MCDP) 6, Comando e Controle, afirma que "nenhuma outra atividade na guerra é mais importante do que o comando e controle" 7. Em outras palavras, comando e controle é a função conjunta mais importante porque conecta todas as outras funções para garantir a unidade de esforço e unidade de comando.

O comando da missão não é uma função de guerra. É um princípio básico de liderança que é exercido em vários graus dentro da estrutura de comando e controle. "Desenvolver um senso de responsabilidade entre os subordinados" é um princípio de liderança que simplesmente significa que devemos delegar tarefas ao nível mais baixo possível e no ponto de atrito 8 . Este é o comando de missão.

O ADRP 6-0 , Comando de Missão, define o tipo missão de comando como “o exercício da autoridade e orientação do comandante, utilizando comandos de tal missão para permitir uma iniciativa disciplinada de acordo com a intenção do comandante, para treinar líderes ágeis e adaptáveis ​​na condução de operações terrestres unificadas » 9. O ponto-chave é a iniciativa disciplinada, que envolve confiança mútua entre líderes e subordinados. As ordens do tipo missão são inerentes a todas as tarefas executadas por uma unidade subordinada, em operações de combate em grande escala e em operações de contingência limitada. Como resultado, deve ser uma segunda natureza dar todo o apoio e autoridade necessários a uma unidade subordinada para cumprir a missão e simplesmente dizer "comece a grandes coisas" ou "execute o plano do dia". Isso destaca que o Exército deve se concentrar inteiramente no comando da missão como uma filosofia, em vez de mantê-lo como uma função de guerra.

O Exército deve readotar a função combinada de bom comando e controle tradicional. O fato de o ADRP 6-0 ter de classificar o comando de missão em duas categorias distintas (filosofia e função da guerra) é suficiente para confundir a todos. Não tem sentido. Manter as coisas simples é o que continuará a tornar o Exército bem-sucedido, especialmente quando as ordens são emitidas durante o caos das operações de combate em grande escala e as complexidades das operações de contingência limitada.

De acordo com o JP 3-0 , comando e controle “engloba o exercício da autoridade e orientação de um comandante sobre as forças designadas e agregadas para cumprir a missão” 10 . No MCDP 6, afirma-se que o comandante lidera tomando decisões e influenciando as ações de seus subordinados, e o controle é exercido com base no feedback dos subordinados por meio do estado-maior do comandante, o que permite que o comandante se adapte e se adapte. tomar novas decisões com base em ações anteriores (ver figura 2) 11. O comando da missão ocorre dentro do comando e controle, mas não é o que define comando e controle. Em vez disso, é um ciclo muito dinâmico que impulsiona todas as outras funções de guerra. O comando e controle dependem fortemente da equipe para fornecer ao comandante uma visão precisa do campo de batalha, com base no feedback das unidades subordinadas. Levando em consideração as perspectivas históricas, muitas pessoas argumentariam que comando é arte e controle é ciência.

Um fuzileiro naval dos EUA dispara um lançador de granadas 203 durante o exercício Bougainville II na área de treinamento de Pohakuloa, Havaí, 19 de julho. Foto do US Marine Corps pelo Cpl. Jacob Wilson.

A história

Os verdadeiros profissionais militares são humildes. Eles sabem que não existe um plano perfeito. Eles entendem que seu próprio aprendizado ocorre como resultado das ações de outras pessoas que serviram anteriormente. A arte da guerra existe por causa do elemento humano. Os princípios da guerra são científicos, mas precisam de aplicação humana. Embora a experiência seja o que molda o caráter de um líder, a educação fornece a base sobre a qual o caráter é construído. O estudo da história militar deve apoiar a educação de longo prazo do pessoal militar profissional e influenciar positivamente como os militares lideram e conduzem o planejamento militar em todos os tipos de conflito. Para isso, deve-se entender que a educação pelo estudo da história nunca é completa, nem útil,

A arte da liderança é desenvolvida estudando os métodos de líderes históricos e aplicando esses métodos ao estilo individual. Em 1921, o comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, John A. Lejeune, disse que a relação entre oficiais e homens não deveria ser “superior e inferior, ou de mestre e servo, mas de professor e aluno” 12. A liderança é ensinada de forma eficaz por meio de orientação constante de líderes verdadeiramente atenciosos. Os estudos de caso de eventos históricos têm a maior influência ao ensinar liderança a grupos subordinados. Muitas pessoas podem ler um estudo de caso e ter visões diferentes sobre o que aconteceu e como teriam lidado com a situação. Com o tempo, os temas emergem do estudo de eventos históricos que contribuem para o desenvolvimento ao longo da vida do pessoal militar profissional.

Profissionais militares de sucesso aprendem por toda a vida. O aprendizado nunca termina; Por esse motivo, a assistência em escolas militares é fornecida a indivíduos que demonstram grande potencial de sucesso na série seguinte. Esses alunos entendem o que significa ter uma mente de três mil anos. Em geral, a mente humana é infinita em sua capacidade e pode se lembrar de informações aprendidas que têm impacto. Ler livros de todos os tipos é o que molda a forma como pensamos e contribui muito para o autodesenvolvimento. Isso nos dá uma vantagem sobre os concorrentes e um ponto de referência para tópicos de interesse específicos. Além disso, os avanços tecnológicos da atualidade permitem o acesso imediato a periódicos acadêmicos, projetos de pesquisa e bancos de dados, Eles fornecem aos profissionais militares um potencial sem precedentes para estudar todos os tipos de materiais. Os humanos não são perfeitos, mas podem se esforçar para aprender o máximo que puderem enquanto permanecem humildes. Tudo o que estudamos pode ser discutido, analisado e aplicado em guerras futuras.

Estudar a história militar pode parecer um tanto sem sentido e anacrônico para algumas pessoas quando tentam aplicar o que foi aprendido com conflitos passados ​​aos conflitos atuais e futuros. Embora as modalidades técnicas para travar a guerra continuem a mudar o caráter da guerra, a natureza da guerra provavelmente nunca mudará. O modo como lideramos foi influenciado mais pelo caráter da guerra do que pelo tipo de guerra no continuum do conflito.

Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial e o conflito atual na Síria são separados pelo tempo e pela desigualdade tecnológica, mas a natureza dessas guerras tem muitas semelhanças. As duas guerras começaram com as ações das pessoas e, com o tempo, evoluíram em ambientes muito complicados que envolveram vários estados-nação. Da mesma forma, atividades que lembram a competição da Guerra Fria são repetidas em padrões semelhantes em guerras indiretas, patrocinadas pelas grandes potências de hoje, entre nações ao redor do mundo.

Por meio do estudo da história, podemos minimizar nossa participação em tais conflitos por meio das lições aprendidas com nosso passado para evitar os mesmos erros e manter os sucessos se aplicarmos o que aprendemos. Devido às lacunas de geração, os profissionais militares devem aprender tanto quanto possível, estudando fontes primárias e fontes secundárias confiáveis. Embora não haja substituto para a experiência direta, a história às vezes se repete, e o estudo detalhado da história nos permite aplicar métodos que foram bem-sucedidos no passado.

A capacidade de liderar com eficácia é influenciada pela experiência, mas é baseada no estudo da história militar. É o próprio alicerce de nossa doutrina, contendo estudos de caso de operações de combate em grande escala e operações de contingência limitada. O verdadeiro compromisso com a instituição é evidente nas pessoas que nunca param de aprender mais sobre sua profissão. A educação não acaba. Além disso, a credibilidade dos líderes aos olhos de seus pares e subordinados é freqüentemente baseada e mantida por meio do conhecimento da história. A educação de longo prazo do pessoal militar profissional e seu estudo da história militar influenciam o modo como lideram e executam o planejamento. Se quisermos ter um impacto positivo nas guerras futuras por meio da liderança em todos os domínios,

As Forças Armadas dos Estados Unidos não devem se limitar apenas a estudar e se preparar para operações de combate em grande escala, apesar de nossos adversários terem melhorado suas capacidades convencionais enquanto nos atolamos em operações de contingência. limitado no Iraque e no Afeganistão. Uma luta de contra-insurgência pode ocorrer em um conflito em grande escala, como aconteceu na Operação Iraqi Freedom. Operações de contingência em grande escala e limitadas sempre coincidem no continuum do conflito. Devemos estar preparados para todos os tipos de guerra.

Os fuzileiros navais dos EUA conduzem fogo e manobra durante um intervalo de assalto da equipe de fogo na Jordânia, 31 de julho. Foto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA por Lance Cpl. Robert Kuehn.

Conclusão

O comando da missão é uma filosofia e um princípio. Não é uma função de guerra. Comando e controle é uma função conjunta que depende do comandante e do estado-maior para fornecer uma compreensão clara da luta com base nas ações e feedback dos subordinados. Se quisermos entender as guerras atuais e futuras, devemos continuar a estudar o passado. A maneira mais precisa de prever o futuro é estudar história, que é um requisito básico para todos os líderes.

A liderança deve se concentrar no entendimento mútuo e na confiança dentro de uma unidade, o que permitirá que eles se ajustem a todos os tipos de combate. A filosofia de liderança não deve mudar radicalmente em operações de combate em grande escala. Se treinar apenas para um tipo de guerra, o Exército corre o risco de perder a oportunidade de se preparar para guerras verdadeiramente híbridas. À medida que estudamos em profundidade a história de conflitos anteriores para compreender a relação mutante do comando de missão para comandar e controlar os conflitos atuais e futuros e aplicar suas lições, estaremos nos preparando para o ano de 2025, independentemente de serem operações em grande escala. escala ou operações de contingência limitadas.

Nota do Editor: Este artigo foi escrito antes da atualização de julho de 2019 da Publicação de Doutrina do Exército 6-0 , Comando de Missão, que mudou de comando de missão para comando e controle como uma função de guerra e revigorou a abordagem para comando e controle do Exército.

Notas

- Publicação conjunta (JP) 3-0, Operações conjuntas (Washington, DC: US ​​Government Publishing Office [GPO], 2017), V-4.
- Manual de campo (FM) 3-0, Operações (Washington, DC: US ​​GPO 2017), 1.
- JP 3-0, Operações conjuntas, VIII-1.
- FM 3-0, Operações, 4-19.
- Publicação de Referência de Doutrina do Exército (ADRP) 6-22, Liderança do Exército (Washington, DC: US ​​Government Printing Office, 2012 [obsoleto]), 1-1.
- Marine Corps Warfighting Publication (MCWP) 6-10, Leading Marines (Washington, DC: US ​​GPO, 2018), 2-3.
- Publicação Doutrinal do Corpo de Fuzileiros Navais (MCDP) 6, Comando e Controle (Washington, DC: US ​​Government Printing Office, 1996), 35.
- MCWP 6-10, Fuzileiros Navais, 2-6.
- ADRP 6-0, Mission Command (Washington, DC: US ​​Government Printing Office, 2012 [obsoleto]), 1-1.
- JP 3-0, Operações conjuntas, III-2.
- MCDP 6, Comando e Controle, 40–41.
- Ordem do Corpo de Fuzileiros Navais nº 29, Relações entre Oficiais e Homens (Washington, DC: Quartel-General, Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, 1920).

Sobre o autor:

O Major Jeremy Smith, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, formou-se recentemente na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército dos EUA e atualmente é aluno da Escola de Estudos Militares Avançados. Foi implantado em apoio às operações Iraqi Freedom, Enduring Freedom e Inherent Resolve. Smith atuou em atribuições táticas e estratégicas. Sua experiência mais recente foi como segundo comandante de batalhão e planejador da 1ª Força Expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais em Camp Pendleton, Califórnia.

Artigo originalmente publicado na Military Review - Revista Profissional do Exército dos EUA/Edição Hispano-Americana

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