quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Novembro; o mês dos porta-aviões

O Cruzador leve USS Birmingham e o CVN USS Harry S. Trumam, ìcones da história da Aviação Naval. Imagens via U.S. Naval Institute.
Por: Yam Wanders.

Por que novembro é considerado o mês dos porta-aviões? Poucos sabem, mas foi à exatos 108 anos, no dia 14 de novembro de 1910, que foi efetuada a primeira decolagem de um avião à partir de uma embarcação militar operacional.
Essa proeza foi realizada por um aviador civil, o Aviador pioneiro Eugene Ely, com um avião biplano "Curtis Pusher D"( designado pelo U.S. Naval Institute como Hudson Fulton Flyer), uma aeronave muito semelhante estruturalmente ao "Flyer" dos irmão Wright, porém muito melhorado.


Uma das poucas imagens do vôo à partir do Cruzador leve USS Birmingham no dia 14  de novembro de 1910. Foto de autor desconhecido via U.S. Naval Institute.

O vôo foi  efetuado à partir  de uma estrutura montada sobre a proa de um navio da U.S. Navy, o cruzador leve USS Birmingham, que estava ancorado em águas ao largo de Norfolk, Virginia, local hoje muito conhecido por abrigar uma das principais bases navais da Marinha dos Estados Unidos na costa Atlântica. A operação toda foi organizada e supervisionada pelo  Capt. Washington Irving Chambers, que é considerado o pai da Aviação Naval dos Estados Unidos da América devido ao roll de estudos que o mesmo engedrou  para a viabilização do uso da aviação como arma de guerra pela U.S. Navy, e, que acabaria por inspirar muitas outras Marinhas de Guerra pelo mundo.

O Aviador civil Eugene Ely acomodado e pronto para o vôo, porém não hà maiores informações da data e do autor dessa foto. Imagem via U.S. Naval Institute.

A idéia de efetuar uma experiência de tentar uma decolagem de uma aeronave a partir de uma embarcação foi do  Capt. Chambers, quando este esteve presente à um evento de exibição aérea dos sócios Glenn Curtiss e Eugene Ely. O capitão ficou impressionado com o vôo da aeronave construída pelos dois pioneiros, e, propôs aos mesmos a realização da experiência embarcada, oferecendo os recursos necessários à ação. Foi deixado claro que não haveria pagamento aos mesmos, somente o provimento dos meios necessários, porém os sócios Curtiss e Ely aceitaram o desafio.

Como foi o primeiro vôo aeronaval

Até então em 1910 a ciência do vôo em si estava engatinhando, mas cálculos básicos de potência X velocidade e distância para decolagem já eram de âmplo conhecimento, e, dentro desse quadro, foi estabelecida a construção de uma rampa para a decolagem do avião no convés do USS Birmingham com o comprimento de 83 pés (26 metros). Apesar da aparente curta distância, a decolagem seria efetuada com o cruzador em movimento a plena potência e contra o vento, o que aumentaria toda a relação de resultantes necessárias para o vôo ocorrer em boas condições. Porém, no dia do lançamento ocorreu a formação de um espesso nevoeiro, que impediu a partida do cruzador USS Birmingham, mas mesmo assim o aviador Eugene Ely tomou a iniciativa de decolar com a embarcação parada ao largo da baía de Chesapeake aonde o USS Birmingham estava fundeado.

NORFOLK (Nov. 15, 2010) O Cmdte Bob Coolbaugh (Aviador Naval da Reserva U.S.Navy) ensaia a replica do Curtiss Pusher Biplane no flight deck do porta-aviões George H.W. Bush (CVN 77).  Imagem cortesia SeaWaves Magazine.

Então quando Eugene Ely decola da rampa no convés do cruzador USS Birmingham, quase ocorre um acidente fatal logo após a decolagem, pois devido justamente a falta de velocidade e vento de proa, o avião "Curtiss Pusher D" chega a bater na superfìcie da àgua e danifica a parte inferior da fuselagem e a hélice, porém mesmo assim Eugene Ely consegue manter o vôo e a aeronave atinge velocidade e altitude suficiente para voar por 3 milhas durante cinco minutos, e, em seguida pousar em segurança  na praia local. A curiosodade desse vôo é que o aviador Eugene Ely foi também o primeiro aviador do mundo a utilizar um capacete para proteção, e, como não existiam capacetes adequados na época, ele utilizou um capacete de beisebol reforçado, òculos de motociclista e roupas reforçadas de couro.

Foto de autoria desconhecida, com o Aviador pioneiro Eugene Ely trajado em roupas "sociais" sem alguma proteção mais eficiênte, como era de costume na época. Imagem via U.S. Naval Institute.

Após essa considerada bem sucedida experiência, a Marinha dos Estados Unidos continuou a apoiar outros ensaios que foram muito bem conduzidos, desta vez com uma rampa de 120 pés (36 metros) e sempre com os navios em movimento, o que melhorou em muito a decolagem de aparelhos mais pesados ou em condições de pouco vento de proa.
E dessa vez a experiência seguinte seria realizada à bordo de um navio maior e mais veloz, o cruzador USS Pennsylvania, e todas foram muito bem sucedidas.

O Aviador Eugene Ely continou a voar em diversas apresentações pelos Estados Unidos, e infelizmente acabou por perecer em um acidente com seu avião Curtiss D na Georgia State Fair, no dia  19 de outubro de 1911. Eugene Ely receberia a condecoração póstuma da Marinha, a Cruz de Serviços Distintos da Marinha dos Estados Unidios em 1933, e também teria seu nome imortalizado por ser o primeiro aviador naval da história da aviação militar e civil.

Abaixo, o registro da decolagem do USS Pennsylvania, em 1911.
Imagens via U.S. Naval Institute.

Imagens via U.S. Naval Institute.


Imagens via U.S. Naval Institute.

Imagens via U.S. Naval Institute.

Imagens via U.S. Naval Institute.

Outra Marinha de Guerra somente realizaria feito igual em 1920, quando a Marine Nationale da França efetuaria uma experiência semelhante, utilizando aeronaves mais aperfeiçoadas embarcadas em um navio aviso marítimo, o "Avise Bapeume", feito esse realizado pelo Capitão de Corveta Paul Test.

Com informações via U.S. Naval Institute.



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