Por: Yam Wanders.
OS
PRIMÒRDIOS DAS ESQUADRILHAS DE DEMONSTRAÇÕES AÉREAS NA FRANÇA QUE
DARIAM ORIGEM À PATROUILLE DE FRANCE
Em
1931 a primeira demonstração de uma esquadrilha de acrobacia é
feita na França, por um grupo de instrutores da então l'École de
Perfeictionnement de Pilotage d'Étampes*, tendo seus 1os pilotos o
Capitão Amoroux e os Ajoudants Chéfs Carlier e Dumas, utilizando
para suas demonstrações aeronaves Morane Saulnier MS-230 e suas
performaçes foram tão bem sucedidas que estes foram designados para
participar de exibições nacionais e internacionais que já eram bem
comuns na época. Mas paralelamente na cidade de Dijon, outra
esquadrilha inciava suas atividades com até 18 aviões Morane
Saulnier 225 e Spad 510, nascia lá em 1934 a “Patrouille Weiser”,
que tinha como diferencial a apresentação de suas performaçes
aéreas tendo as asas das suas aeronaves conectadas com cordas, para
demonstrar sua ousadia e confiança de manobras bem feitas, o que
garantiu grande notoriedade e fama aos mesmos.
Morane Saulnier MS-230 |
Morane
Saulnier MS-225 da EPPE
|
Spad-510
|
Em
1937 a Patrouille d'Étampes é transferida para Salon-de-Provençe e
é denominada Patrouille de l'École de l'Air (Esquadrilha da Escola
do Ar).
As
atividades dessas duas esquadrilhas são interrompidas pela 2a Guerra
Mundial em 1939 e só retornam ao cenário em 1946, com a iniciativa
do capitão Perrier, que era antigo piloto da Patrouille d'Étampes,
este que reestrutura a Escola de Instrutores de Tours, região
central da França e então rebatiza a esquadrilha como Patroille de
Tours. Esta formação retorna ainda ao seu local original em Étampes
em 1947 e recebe oficialmente o nome de Escadrille de Présentation
de l'Armée de l'Air , utilizando 12 aeronaves Stampe SV4 e é
incumbida de representar a Armée de l'Air (Força Aérea da França)
em todos os eventos aeronáuticos nacionais e internacionais, sendo
que estes aviões são utilizados até 1953.
*Étampes,
no departamento de Essone, é um dos aeródromos mais antigos da
Europa, que iniciou suas atividades em março de 1910 com uma escola
de aviação fundada por Henry Farmam e Louis Blériot, conhecidos
pioneiros da aviação.
DIVERSAS
ESQUADRILHAS, MAS APENAS UMA "Apéllation" ou "CALL SIGN" (Nome de chamada)
De
Havilland Vampire
|
Republic
F-84G Thunderjet
Dessas esquadrilhas dos então esquadrões (Éscadres) vem a nascer
a Patrouille de France como é conhecida hoje, sendo que esse nome de
prestígio é utilizado pela primeira vez em 17 de maio de 1953 em uma apresentação
da 3éme escadre na cidade de Argel (capital da Argélia) sob
liderança do Comandante Pierre Delachenal, e juntamente com os
tententes Petit, Dellac e Villain onde o apresentador de eventos
Jacques Noetinger anuncia historicamente pela 1a vez a frase
“<Senhoras e Senhores, com vocês, A Patrouille de France>.
Dassault Mystére IV-A
Em
1954 é a vez da 2éme escadre de Dijon que coloca em ação a
Patrouille de France utilizando aeronaves de fabricação francesa,
os Dassault Ouragan e depois as 12éme escadre, sediada em Cambrai em
1955 com os Ouragan e em 1956 com os Mystére IV, a 4éme escadre em
Brengarten(base da Armée de l'Air na então Alemanha Ocidental) em
1956 utiliza os Dassault Ouragan, a 2ème ecadre de Dijon, de 1957 à
1961 utiliza os Mystére IV e a 7éme escadre de Nancy de 1962 à
1963 utiliza os Mystére IV. Estas esquadrilhas são as que então
receberam a confiança a tarefa de perpetuar as tradiçoes da
Patrouille de France e de reprensentar a tecnologia material da
França no exterior.
Acima, o Cmdte Pierre Delachenal (2o da esquerda para a direita) e os
Cmdtes Petit, Dellac e Villain. De acordo com especialistas franceses
essa foto foi feita após a apresentação de 1953 em Argel, quando o
apresentador Jacques Noetinger apresentou a esqudrilha da “3ème
escadre de chasse” com o título de “Patroiulle de France”
diante de um público de mais de 50 mil pessoas.
Uma
curiosidade dessa apresentação é que no mesmo evento se apresentou
um time de demonstração da USAF, os “Skyblazers*”, mas o que
causou a preferência da admiração do público presente foi não só
a qualidade do vôo bem como a utilização pioneira da fumaça
colorida em azul, branco e vermelho, que até hoje é uma das
características mais conhecidas da PAF pelo mundo.
*USAF
Skyblazers, esquadrilha de demonstração da USAF que atuava
exclusivamente na Europa de 1949 até meados de 1960, muito confundida com os Thunderbirds por usar aeronaves F-100C Super Sabre com um padrão de cores muito semelhante.
A DESINTEGRAÇÃO
DOS TIMES DE DEMONSTRAÇÕES
Em
janeiro de 1964, a Patrouille de France é desmobilizada em questão
de cortes de orçamento, mas não obstante isso, a École de l'Air
de Salon-de-Provence manteria desde 1937 sua própria “Patrouille Acrobatique”(na realidade uma esquadrilha de demonstração). E esta “esquadrilha
de demonstração” da École de l'Air reestruturada em 1957 com
aeronaves Fouga Magister, mantém a oportunidade de de perdurar com
espírito da Patrouille de France. No entanto em uma mensagem oficial
do então "Ministre des Armées" Pierre Messmer ( Ministro das Forças
Armadas) declara que a esquadrilha formada em Salon-de-Provence é
oficialmente a “Patrouille de France”.
Nota:
Em conversas com amigos pesquisadores franceses e em alguns sites
especializados de história aeronáutica na França existe uma
informação divergente, que declara a data de 11 de abril de 1964
como a criação oficial da Patrouille de France, quando da formação
da Patrouille acrobatique de l'Ecole de l'air.
Porém
oficialmente por decreto governamental “l’état-major
des armées” prevalece a data de 14 de
setembro de 1953 como a data oficial, informação essa confirmada
pela própria PAF via comunicação oficial ao autor.
Nos
anos 70 ocorre a criação da insígnia oficial da unidade,
oficializada pelo serviço histórico da Armée de l'Air (Força
Aérea da França) sendo este estampado do lado esquerdo, em todos os
aviões utilizados pelas mesma e a insígnia da École de l'Air. Em
1971 a cor dos aviões é totalmente mudada do cinza alumínio
natural para uma cor predominante chamada de “azul França”. Em
fim de 1971 é apresentado ao público uma esquadrilha composta de 11
aeronaves para a temporada de exibições de 1972, e esta formação
evoluiria então até 1973, mas em 1974 a Patrouille de France
retorna ao seu efetivo anterior de nove aparelhos.
1980
será o fim de uma época. Os Fouga Magister efetuam seu último ano
de apresentação após 17 anos de bons serviços marcantes para este
pequeno avião que marcou a reestruturação da Patrouille de France
em sua composição final, e em 16 de setembro de 1980 as aeronaves
Fouga Magister fazem sua última apresentação.
Em
1981 a Patrouille de France evolui com a incorporação de sete
aeronaves Apha Jet, que depois passam para oito em 1982 e o seu
sucesso com estas novas aeronaves constróem uma grande notoriedade a
cada exibição aérea ano a ano na França e que ultrapassa
fronteiras internacionais, tendo seu ponto culminate com uma
apresentação histórica nos Estados Unidos, durante as comemorações
do centenário da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, que entre
outras apresentações pelo mundo, demonstraram a excelência da
aviação francesa e seu papel como representantes da diplomacia da
França.
A PAF em Fairford, Reino Unido, em 1995 durante o RIAT com uma de suas pinturas comemorativas mais famosas em homenagem ao cinquentenarario da 2a Guerra Mundial.
Em
2004 a Patrouille de France efetua mais de 45 espetaculares
apresentações oficiais não só na França mas na China, Índia,
Malásia e Abu Dhabi. Em 2007 se apresentam no Marrocos, Quatar,
Jordânia, Sultanato de Ôma e Dubai. Em 2008 voam na Grécia,
Espanha, Belgica, Grã-Bretanha, Itália e Alemanha. Em 2009 uma
mulher, a comandante Virginie Guyot vem a integrar pela primeira vez
o quadro de pilotos e no ano seginte de 2010 ela vem a se tornar
líder (comandante) do esquadrão. È nesse ano também que a
Patrouille de France efetua sua maior missão no exterior coincidindo
com o aniversário de 75 anos da Armée de l'Air e o ano da França
no Brasil. A Patrouille de France faz um percurso de mais de 50 mil
kilômetros em apenas dois meses, efetuando 40 etapas de vôo que a
levam primeiro a Moscou na Rússia, depois a Quebéc no Canadá,
atravesando o Atlântico Norte com escala na Groelândia, ela então
toma parte no desfile de comemoração do 7 de Setembro em Brasília,
depois no Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile, Martinica
e Guiana, para enfim encerrar o ano em uma apresentação em Dubai.
2009, Ano da França no Brasil: Apresentação da Patrouille de France, a "esquadrilha da fumaça" francesa, durante o desfile de Sete de Setembro. Brasília, DF, 07/09/2009. Foto: Sergio Dutti/AE
2010
começa antes da hora com uma participação no Salão de Aeronáutica
de Bahrein onde a Patrouille de France efetua uma apresentação
inesquecível. Em 2011 apesar de uma prioridade definida ao público
da França, a Patrouille de France ainda consegue efetuar
apresentações em Dubai, Quatar e Jordânia.
Ao
curso de 2012 foram efetuadas em torno de 40 apresentações
oficiais na França, Bélgica, Dinamarca e na Ilha de Jersey (Canal
da Mancha), e apesar dessa temporada bem agitada, uma série de
diversas filmagens foi efetuada pela empresa “Airborne Films”
para a criação de um filme exclusivo em homenagem aos 60 anos da
Patrouille de France, ou apenas PAF como é conhecida entre os
franceses e seus admiradores pelo mundo.
A
Patrouille de France é nesse contexto, uma das poucas esquadrilhas
de demonstração que possui um historico único de missões de longo
curso em outros continentes, efetuando travessias oceanicas e
chegando mesmo a ficar até 3 meses fora de sua base de operações,
se valendo de meios próprios para sua manutenção preventiva e
corretiva das aeronaves.
Outra curiosidade marcante sobre a Patrouille de France foi o fato de ser o único esquadrao de demonstração militar do mundo a ter uma mulher como lider de voo, nomeando no dia 25 de novembro a Cmdte Virginie Guyot (então com 32 anos e no posto de Major, permaneceu de 2009 à 2010 na PAF). A Cmdte Virginie Guyot antes de integrar a Patrouille de France foi Comandante de Esquadrão de Combate, pilotando o Dassault Mirage F-1CR em operações no Tchad (opération Épervier ), em Darfour, no Tadjikistan e e no Afghanistan(opération Serpentaire ).
As
Bases operacionais da Patrouille de France em ordem cronologica
- 1953 : Reims - 1954 : Dijon - 1955 et 1956 : Cambrai - 1956 : Bremgarten (base da Armée de l'Air na então Alemanha Ocidental) - 1957 à 1961 : Dijon - 1962 à 1963 : Nancy - 1963 até os dias atuais: Salon-de-Provence, sul da França.
Pilotos e mecanicos mortos em serviço:
04/06/1967
: Cne Didier Duthoit
10/09/1969 : Ltt Guy Wautelet 08/12/1969 : Ltt Christian Villeneuve 28/09/1973 : Ltt Alain Gilbert 09/04/1974 : Ltt Jean-Paul D'Ambra 28/01/1980 : Adc Jacques Pourchelle 28/01/1980 : Cne Jean-Serge Longy 07/10/1981 : Lcl Guy Charvet 18/01/1982 : Ltt Gérard Tardif 04/09/1983 : Slt Jean-Marie Vuillamy 13/12/1991 : Cne Georget Lenne 13/04/1992 : Cne Didier Bossert 11/04/2002 : Cne Vivien Marchand
CRONOLOGIA
DOS AVIÕES DAS EQUIPES DE DEMONSTRAÇÃO AÉREAS DA ARMÉE DE L'AIR
da Patrouille D'Étampes à Patrouille de France dos dias atuais:
- Legenda abaixo da imagem.
1931
- Morane Saulnier 230 da Patrouille D'Étampes
1934
- Morande 225 da Patrouille Wesser
1934
– Spad 510 da Patrouille Wesser
1946-
Stampe SV4 da Patrouille de Tours
1947
– Stampe SV-4 da Escadrille de Présentation
de l'Armée de l'Air
1950-
De Havilland Vampire, utilizado
pela 2Éme Escadre de Dijon
1950
– Republic F-84 Thunderjet da 3ème
Escadre de Reims
1954
– Dassault Ouragan da 2Éme èscadre de Dijon
1954-
Dassaut Ouragan da 12éme
Éscadre de Cambrai
1956
– Dassault Ouragan da 4éme
Èscadre de Brengartem
1956
- Dassault MD 454 Mystère da 12ème
Escadre de Chasse de Cambrai
1956
- Ouragan da 4ème
Escadre de Chasse de Cambrai
1956
- Dassault MD 454 Mystère IV A de la Patrouille de France
7ème
Escadre de Chasse de Nancy
1964
- CM 170 Fouga Magister de la Patrouille de l'Ecole de l'air - Salon
de Provence
1965
- CM
170 Fouga Magister de la Patrouille de France - Salon de Provence
1970
- CM
170 Fouga Magister de la Patrouille de France - Salon de Provence
1971
- CM 170 Fouga Magister de la Patrouille de France - Salon de
Provence
1981
- Dassault Breguet Alphajet de la Patrouille de France - Salon de
Provence
Pesquisa
da matéria, tradução e adaptação de textos por Yam Wanders.
Imagens
cedidas gentilmente pelo site Traditions de L'Armée de L'Air na
pessoa do
Sr.
Coronel Aviador Armeé de l'Air (Força Aérea Francesa) Henry
Guiot
, e de;
Olivier
Beernaert
Gaëtan Marie Stéphane Lhernault
Bibliografia
e fontes de referencias diversas:
-
Conquête des Airs – Patrick Facon – Seléction du Reader´s
Digest, 2001 France.
-
L'Enciclopédie Aviation du Xxéme Siécle – Nov'Edit, 2001 France.
-
Site oficial da Patrouille de France (www.patrouilledrfrance.fr),
-
Site Traditions de l'Armée de l'Air (www.traditions-air.fr)
,
-
Site Aeropatrouille Acrobatique (
http://collonges.centerblog.net/rub-aeronautique-patrouille-de-france-.html
)
Service Historique des Armées - Département de l'armée de l'Air
Adresse postale : Château de Vincennes Avenue de Paris 94300 Vincennes Téléphone : +1 41 93 43 90 Demande de reproduction : http://www.servicehistorique.defense.gouv.fr/spip.php?article79 |
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