quarta-feira, 9 de maio de 2018

1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) alcança a marca de 5.000h voadas nas aeronaves SH-16 Sea Hawk

Guerreiro 33, acionado para mais uma missão noturna em São Pedro da Aldeia

Por: Redação OD

O 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) ou também conhecido como Esquadrão Guerreiro, alcançou a marca de 5.000 horas voadas em suas aeronaves Sikosrky SH-16 Sea Hawk. O feito, deu-se durante um voo por instrumento de adestramento a pilotos e operadores de sensores do Esquadrão, no último dia 20 de abril, entre o aeródromo de São Pedro da Aldeia-RJ (Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia) e o aeroporto de Campos dos Goytacazes-RJ. Em agosto de 2012, o Esquadrão HS-1, recebeu as primeiras aeronaves SH-16 Sea Hawk, e a partir de setembro do mesmo ano, começou os voos de qualificação dos tripulantes brasileiros.

Guerreiro 32, operando a Bordo do NDM Bahia

O Esquadrão HS-1 vem em uma crescente operacional, com foco na segurança de suas tripulações. Nestas 5.000 horas de voo, destacam-se alguns fatos memoráveis:
  • Lançamento do míssil Penguin no casco da ex-corveta “Frontin”; lançamento de dois torpedos de exercício; a reaquisição da capacidade de realização de voos ASW noturno tático;
  • A reaquisição da capacidade de operação a bordo noturna; a realização de diversos voos em proveito da Avaliação Operacional dos SH-16 para melhor utilização de seus sensores Mage, Flir, Radar e Sonar;
  • Voos para homologação da metralhadora MAG.

Tripulação do resgate noturno de três náufragos do Navio “Beira Mar XXV”

Ao longo desse tempo houve, ainda, o resgate noturno de três náufragos do Navio “Beira Mar XXV”, em agosto de 2016, que culminou com o recebimento inédito pela Marinha do prêmio internacional Captain William J. Kossler. A marca de 5.000 horas de voo cumpre o avanço das qualificações operacionais e de manutenção dos militares do HS-1, o que resulta no pronto emprego eficiente do esquadrão como um braço armado da Esquadra.

Homologação do Esquadrão HS-1 para voos noturnos, no NDM Bahia

Lançamento do míssil Penguin no casco da ex-corveta “Frontin”

Voo de homologação da metralhadora MAG

*Com Informações do Centro de Comunicação Social da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário