Com testes iniciados pela Aviação do Exército (AvEx) em 2014, o helicóptero AS365K2 “Super Pantera” recebeu o certificado e suplementos de voo no dia 16 de abril de 2018, após voo de comprovação com autoridade aeronáutica responsável pela certificação. Os
testes foram realizados em todo o território nacional e, ao término,
foram identificadas algumas oportunidades de melhoria ao projeto. Um
dos aspectos que chamou a atenção da equipe do Grupo de Ensaios e
Avaliações (GEA) foi o fato de que uma aeronave tão moderna e com
tantas capacidades apresentava restrições à realização de
procedimentos de aproximação sobre Instruments
Flight Rules (IFR),
utilizando o sistema de GPS da aeronave.
Após algumas dificuldades
na resolução do problema, principalmente em relação ao
procedimento de certificação, o GEA passou a estudar e estabelecer
um Programa de Certificação baseado nas regras estabelecidas pela
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em
três meses, com a finalização dos estudos, procedeu-se aos voos de
ensaios e à produção do relatório. Foram utilizadas rotas entre
Taubaté, Ribeirão Preto, Arealva (Bauru), Campinas, São José dos
Campos e Guaratinguetá (todas no estado de São Paulo). Situações
diversas foram testadas, como as condições de voo, limites de
desvio, procedimentos em caso de falha de sistema de piloto
automático, ações em caso de pane elétrica total e parcial, além
de detalhes de ergonomia (campo visual ótimo, máximo e alcances
funcionais). Com
todo o procedimento e os estudos, foi gerada uma economia para o
orçamento do Exército de aproximadamente US$ 2,9 milhões de
dólares, considerando a certificação para toda a frota.
Fonte: AVEx, Via Agência Verde Oliva
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