Imagem do momento da 2a explosão, a que matou os jornalistas que estavam próximos ao local do 1o ataque. Imagens via BBC. |
Por: Redação OD.
Um ataque terrorista islâmico ocorreu nessa manhã de segunda-feira (30/04) causando a morte de 29 pessoas, e entre essas vítimas estão 8 jornalistas que estavam no local do ataque, na cidade de Kabul, Afeganistão.
Os jornalistas (sete homens e uma mulher) morreram justamente no momento em que estavam cobrindo as cenas de um primeiro ataque realizado no começo da manhã em "Shashdarak" uma região repleta de prédios governamentais e próxima a embaixada dos Estado Unidos em Kabul.
E a covardia do ataque foi de tal vilania que, o terrorista islâmico que explodiu o grupo de jornalistas estava disfarçado como operador de câmera e usando sinais de identificação de imprensa!
Não é ainda conhecida a nacionalidade e os nomes de todos os jornalistas mortos nesse ataque, mas um deles era um fotógrafo conhecido internacionalmente pelo seu trabalho arriscado em regiões de conflitos e que justamente fazia um trabalho sobre os riscos dos jornalistas em atividade no Afeganistão.
De todos, o único jornalista que teve seu nome divulgado até o momento pelas autoridades locais foi "Shah Marai", o chefe de fotografia da Agence France Press no Afeganistão.
Shah Marai, no escritório da 'AFP à Kaboul, em 2012. Photo Johannes Eisele. AFP |
De acordo com as autoridades locais, a autoria do atentado já foi reivindicada por dois grupos terroristas islãmicos que são ligados ao ISIS.
Toda a equipe Orbis Defense se enlutece com o fato, e, manifesta solidariedade aos familiares dos jornalistas heróis que pereceram em mais um ataque terrorista covarde contra civis indefesos e profissionais que estavam no cumprimento do dever apolítico de registrar fatos e informar.
Fontes: AFP, Reuters, CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário