Por: Sérgio Pinto Monteiro
Desde a assinatura do decreto presidencial que determina a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, proliferam na mídia e nas redes sociais os mais variados comentários e artigos. Alguns merecedores de atenção, outros contaminados ideologicamente, muitos deles irreais, fantasiosos e até ridículos. Sempre que o tema é segurança pública, voltam à TV os especialistas, vários deles sérios e competentes, outros nem tanto. Questiona-se o real objetivo da medida. Teria sido uma providência embasada no dever constitucional do Estado de prover a segurança dos cidadãos? Ou, apenas, um artifício político para desviar as atenções do fracasso do governo federal no tema da reforma previdenciária? Ou, quem sabe, uma jogada meramente eleitoreira visando à melhoria da baixa popularidade do Presidente da República?
Bem, qualquer que tenha sido o verdadeiro motivo, a intervenção na gestão da segurança do Estado do Rio de Janeiro é uma realidade. A priori, parece-nos que a situação caótica do Estado justificaria, plenamente, uma medida de intervenção federal que afastasse o atual governador. Entretanto, optou o Presidente por uma discutível medida setorizada, produzindo efeitos somente na gestão da segurança pública. Objetivamente, a medida era necessária e a decisão talvez tenha sido retardada em demasia. Ninguém duvida de que os últimos governos estaduais do Rio vêm perdendo a luta contra a bandidagem. As causas são conhecidas: má gestão pública, incompetência administrativa, corrupção desenfreada, judiciário leniente, legislativo cooptado pelo crime, contaminação policial etc.
Vale lembrar que o início do processo de desintegração da segurança pública no Estado remonta ao ano de 1983, quando o governador Leonel Brizola proibiu os efetivos policiais de subirem os morros. O atual cenário da segurança pública no Rio revela-se insuportável: criminalidade fora de controle; órgãos policiais infiltrados, desmotivados e despreparados, incapazes, portanto, de reverter a situação; governo estadual assumindo a sua inoperância e incapacidade de comando; população acuada e vitimada diuturnamente; vastas áreas do território estadual sob total controle dos criminosos. As Forças Armadas (FA) - instituições nacionais que detém o maior índice de confiabilidade da população -, por decisão do Presidente da República, (constitucionalmente, o seu comandante supremo), receberam a missão de assumir a gestão da segurança pública no Rio, na pessoa do Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, nomeado interventor.
Terá sucesso a intervenção federal? As forças envolvidas conseguirão reverter essa lamentável situação? Os tão esperados resultados positivos dependerão de múltiplos fatores. Preliminarmente, é necessário frisar que o decreto em tela determina, apenas, uma intervenção federal na gestão da segurança pública. Não se trata, portanto, de uma intervenção militar. Ou seja, o governo da República está intervindo num Estado da federação, em setor específico, designando como interventor um oficial-general da ativa do Exército, comandante militar da área abrangida pelo decreto. Como se observa, num primeiro momento, não há no documento a determinação expressa de atuação direta do Exército - ou das FA - no combate à criminalidade. Efetivamente, o decreto dispõe que o comando da segurança pública será exercido pelo general interventor, que desempenhará seu cargo tipificado como de natureza militar, cumulativamente com o de Comandante Militar do Leste. Portanto, há que se aguardarem as definições e as diretrizes que complementarão o decreto, sem o que será impossível avaliar o nível de emprego e engajamento das Forças Armadas em futuras operações contra o banditismo.
Note-se que as FA, pelo decreto presidencial de 28 de julho de 2017, já estão acionadas no Rio em missões de Garantia da Lei e da Ordem. Tais ações continuam em pleno desenvolvimento, sendo que as forças federais têm atuado, basicamente, em apoio às operações policiais. Ou seja, até aqui, as tropas, em geral, têm sido coadjuvantes. Uma importante questão a esclarecer é se os militares continuarão apenas apoiando as polícias ou se, em face dos decretos de GLO e de intervenção, ambos em vigor, serão protagonistas e, via de consequência, empregados na primeira linha de combate e repressão à criminalidade. Muitos alegam que as FA não estariam preparadas para essas missões. Ledo engano. Embora sua principal destinação constitucional seja a defesa da Pátria, de há muito que os nossos militares vêm se preparando para as ações subsidiárias de GLO. O melhor exemplo disso veio do Haiti. Desde 2004, cerca de 37 mil militares brasileiros participaram das operações no país caribenho, sendo 30.579 do Exército, 6.014 da Marinha e 357 da Aeronáutica.
Foram
13 anos de excelente atuação dos nossos soldados, reconhecida
internacionalmente. Na primeira fase das ações, o Brasil liderou as
operações da ONU contra o crime organizado no Haiti, enfrentando
o banditismo nas favelas mais violentas da capital (Bel
Air, Cité Militaire e Cité Soleil). A
missão foi cumprida com total eficácia, fazendo com que os
criminosos se entregassem ou fossem abatidos. Os militares
brasileiros, hoje no comando da segurança pública no Rio de
Janeiro, estão plenamente aptos a reverter esse trágico cenário em
que aqui vivemos. Mas,
para atingir plenamente esse objetivo, as forças atuantes -
militares e policiais - necessitarão de diversas medidas de suporte,
entre elas: unidade de comando; total segurança jurídica para as
ações e efetivos envolvidos; recursos financeiros e meios
operacionais adequados; comprometimento dos demais setores da
administração pública (federal, estadual e municipal) no apoio às
atividades de enfrentamento da criminalidade; liberdade de ação no
planejamento e na execução das operações; integração entre os
órgãos operacionais e de inteligência das organizações militares
e policiais; apoio da sociedade, expresso pela mídia e pelas redes
sociais, em que a população reconheça o trabalho desenvolvido
pelas forças e demonstre compreensão por eventuais limitações ou
transtornos ocasionados pelas operações.
Embora as pesquisas
revelem alto índice de aprovação popular à intervenção no Rio
de Janeiro, grande parte da mídia navega na contramão do desejo da
sociedade e já começa a apontar suas baterias contra ela. São
os idiotas do politicamente correto a anunciarem violações dos
direitos humanos e das garantias individuais nas futuras operações
de combate ao crime. Conhecemos muito bem esses arautos de ideologias
jurássicas. Falarão em paz, desfilarão na zona sul do Rio
em passeatas pela vida. Dirão que a batalha contra os
criminosos será direcionada somente contra pobres e negros
das comunidades.
Cobrarão resultados estatísticos da diminuição da criminalidade,
mesmo antes das primeiras operações. Exaltarão a necessidade do
uso da "inteligência" - tema em que são analfabetos - com
prevalência sobre as demais operações. Farão enorme barulho
quando da morte de algum inocente.
Mas, omitir-se-ão,
vergonhosamente, como o fazem hoje, quanto às vítimas da
bandidagem, civis inocentes, militares e policiais. Por
último, cabe-nos breve comentário sobre a estrutura da
criminalidade no Estado do Rio. O crime organizado atua como uma
verdadeira empresa. A receita financeira deriva, principalmente, de
três fontes: comércio de drogas, armas e munições; roubo e furto
de cargas e, mais recentemente, ataques a bancos e caixas
eletrônicos. Com grande potencial financeiro, a "empresa"
infiltrou-se no poder público, contaminando e aliciando efetivos
policiais, políticos, legisladores, empresários, membros do
judiciário etc. Outro aspecto da complexa situação no Rio é
o crime desorganizado. Trata-se do criminoso que age
isoladamente, ou em pequenos bandos, não necessariamente vinculado
às "empresas". São eles os responsáveis pela maioria dos
delitos praticados, a todo o momento, contra os cidadãos
fluminenses, principalmente nas vias públicas.
Esse tipo de bandido,
pela rapidez e dispersão das suas ações, é de difícil embate,
exigindo numerosa presença policial nas ruas, além de grande
mobilidade dos efetivos. Resta-nos
proclamar a nossa confiança nas ações das Forças Armadas e das
forças policiais. Os resultados positivos não serão facilmente
alcançados, muito menos com a rapidez desejável. O que se espera,
em curto prazo, é a reversão do incremento da
criminalidade e a retomada dos territórios ocupados pelo crime,
melhorando a sensação de segurança do cidadão fluminense. Somente
com o saneamento da gestão da segurança pública no Rio e o
adequado e intenso combate ao crime, o Rio de Janeiro resgatará a
sua condição de Cidade Maravilhosa.
Fonte:
E-Blog - *O autor é professor, e oficial da reserva do Exército
(R/2), membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e
da Academia Brasileira de Defesa, presidente do Conselho Deliberativo
da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e fundador do Conselho
Nacional de Oficiais da Reserva do Exército - CNOR. O artigo não
representa, necessariamente, o pensamento das entidades mencionadas.
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